24 de set de 2010

Discos Esquecidos: Pluto - Pluto (1971)

sexta-feira, setembro 24, 2010

Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room


O Pluto foi um grupo londrino de hard rock formado pelo guitarrista Paul Gardner em 1970. Gardner encontrou o parceiro ideal no também guitarrista Alan Warner. Completavam a banda o baixista Mick Worth e o batera Derek Jervis (ex-Mighty Joe Young). O nome do grupo foi inspirado no simpático cão companheiro de Mickey Mouse.

Paul Gardner e Alan Warner eram as figuras centrais e usinas criativas do Pluto. Ambos tinham larga experiência na cena musical inglesa dos anos sessenta. Gardner era um bem cotado músico de estúdio, e teve passagens por grupos como Dry Ice, Cochise, Skin Alley, High Tide e Tress. Já Warner, além de ter construído uma excelente reputação como session man, tocou com bandas como The Foundations, The Trekkers, The Dwellers, Leesiders Sect e The Ramong.


O primeiro e único disco do grupo, lançado em 1971, ganhou status de cult com o passar dos anos. Executando um hard rock focado nas guitarras, com grandes melodias, criativas passagens instrumentais e interessantes linhas vocais, o som do Pluto cativa quase que instantaneamente. Influências de Pete Townshend são sentidas nas bases e riffs de Gardner e Warner, enquanto a competente cozinha de Worth e Jervis forma uma base sólida e segura. Entre as faixas, destaques para a abertura com "Grossfire", a excelente "Down and Out", "Road to Glory", "Stealing My Thunder", "Mister Westwood", "Rag a Bone Joe" e o encerramento com "I Really Want It".

A versão lançada pela gravadora japonesa Strange Days em 2007 (Cat# POCE 1052), em uma linda embalagem paper sleeve (conhecido no Brasil como mini LP), traz duas faixas extras: "Something That You Loved", b-side do single "I Really Want It", e uma versão alternativa para "Rag a Bone Joe".


Há também uma versão do disco chamada
Pluto Plus, lançada em 1989 em vinil pela gravadora inglesa See for Miles (Cat# SEE 265). Esse versão tem uma capa diferente e inclui duas faixas bônus, “I Really Want It” e “Something that You Loved”.

Além desse único álbum, a discografia do Pluto é completada por três singles: "Rag a Bone Joe / Stealing My Thunder" (Dawn, Cat# DNS 1017), lançado em 1971; "I Really Want It / Something that You Loved" (Dawn, Cat# DNS 1026), de 1972; e "Mockingbird Hill / Pluto´s Theme" (Warner, Cat# K 16311), de 1973. Tanto o álbum quanto os singles são extremamente difíceis de serem encontrados em suas versões originais, principalmente o terceiro compacto, que traz duas faixas que não constam no disco e nem nos relançamentos em CD.

Para quem quiser mais informações sobre a banda, vale uma visita ao
site oficial dos caras.


Faixas:
1. Grossfire – 3:15
2. And My Old Rocking Horse – 3:52
3. Down And Out – 3:09
4. She’s Innocent – 3:34
5. Road To Glory – 4:24
6. Stealing My Thunder – 3:29
7. Beauty Queen – 3:34
8. Mister Westwood – 4:39
9. Rag a Bone Joe – 2:52
10. Bare Lady – 4:07
11. I Really Want It – 2:53

Shows históricos de Otis Redding lançados em CD pela primeira vez

sexta-feira, setembro 24, 2010

Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Uma mina de ouro acaba de chegar às lojas! Live on the Sunset Strip é um CD duplo que contém, na íntegra, os três shows realizados por Otis Redding no Whisky a Go Go nos dias 9 e 10 de abril de 1966 – sendo que no dia 10 foram duas apresentações.

Faixas retiradas dessas apresentações já haviam sido lançadas anteriormente, mas essa é a primeira vez que todos os shows são compilados, na íntegra e em forma cronológica, em um único lançamento.

Esses concertos levaram o som de Redding, já uma lenda do soul, até a juventude americana, que naquele período vivia uma época de descobertas em todas as áreas e sentidos. As performances selvagens de Otis, carregadas de sex appeal, conquistaram de imediato milhares de jovens, que tiveram no som do cantor a porta de entrada para o rico universo da música negra.


Confira o tracklist, e garanta já o seu:

CD 1

1.Security
2.Just One More Day
3.These Arms Of Mine
4.Satisfaction
5.I Can't Turn You Loose
6.Chained And Bound
7.Respect
8.I'm Depending On You
9.I Can't Turn You Loose
10.Satisfaction
11.Chained And Bound
12.Just One More Day
13.Any Ole Way

CD 2

1.I've Been Loving You too Long (To Stop Now)
2.Satisfaction
3.Destiny
4.Security
5.Good To Me
6.Respect
7.Chained And Bound
8.Mr. Pitiful
9.Satisfaction
10.Ole Man Trouble
11.I Can't Turn You Loose
12.A Hard Day's Night
13.These Arms Of Mine
14.Papa's Got A Brand New Bag
15.Satisfaction


Annihilator relança seis álbuns e disponibiliza coletânea gratuitamente

sexta-feira, setembro 24, 2010

Por João Renato Alves
Colecionador
Collector´s Room


Em parceria com a Earache Records, o canadense Jeff Waters está relançando boa parte da obra do Annihilator. Três desses títulos sairão, além da versão em CD, pela primeira vez no formato vinil, em edições de tiragem limitadíssima. São eles: Criteria For a Black Widow (1999), Carnival Diablos (2001) e Waking the Fury (2002). Todos já estão disponíveis. Também voltarão ao mercado em datas futuras, apenas em formato digital, outros três que estavam fora de catálogo: King of the Kill (1994), Refresh the Demons (1996) e Remains (1996). Para adquirí-los, vá em http://www.earache.com/.



Ao mesmo tempo, a banda está disponibilizando uma coletânea inteiramente gratuita via net, contendo material desses relançamentos. Intitulada
Total Annihilation, é uma promoção conjunta com a revista Metal Hammer. Basta entrar nessa página e deixar e-mail que o disco é enviado em arquivo .zip, a 320 kbps.

23 de set de 2010

As 25 melhores lojas de discos dos Estados Unidos

quinta-feira, setembro 23, 2010

(matéria publicada originalmente na edição norte-americana da Rolling Stone)
(tradução de Ricardo Seelig)

A revista Rolling Stone norte-americana publicou uma interessantíssima lista com as 25 melhores lojas de discos dos Estados Unidos. Um guia muito útil e informativo, de dar água na boca de qualquer colecionador, e que você confere abaixo na íntegra.

Amoeba Music
Hollywood, São Francisco, Berkeley

Mesmo na época áurea das lojas de discos, não existiu nada comparada à Amoeba. Foi, e é, simplesmente o lugar mais profundo e acolhedor que um amante dos discos poderia imaginar para fazer compras. Cada uma de suas três lojas possui mais de 100 mil itens, na sua maioria itens de grande qualidade, além de muitas surpresas e raridades em todos os cantos. Enfim, todo colecionador deveria entrar em uma Amoeba ao menos uma vez na vida.

The Sound Garden
Baltimore

O papel de principal loja de discos novos e usados de Baltimore tem sido ocupado confortavelmente, há mais de duas décadas, pela Sound Garden, no coração de Fells Point. A loja fica aberta até a meia-noite nos finais de semana e tem o maior estoque físico da cidade. É um local muito agradável. As prateleiras estão repletas de lançamentos de todos os gêneros, do indie rock ao rap, e a equipe de vendedores da loja é muito gentil e está sempre pronta para atender o cliente. Além de Lps, Cds, DVDs e Blu-rays, a loja vende também equipamentos para Djs.

Dusty Groove
Chicago

Funk, soul, hip-hop, jazz, disco e música brasileira e africana são as especialidades da Dusty Groove, simplesmente a melhor loja nessa linha em todo o Estados Unidos. Raridades e importados são comuns aqui, seja embalando cuidadosamente compilações japonesas ou prensagens originais de pioneiros da black music como Afrika Bambaataa. Excelente serviço e grande rigos no que é oferecido aos clientes tem sido as marcas registradas da Dusty Groove, e mesmo que o seu site seja uma benção para os aficionados ao redor do mundo, não há nada como visitar a loja pessoalmente.

Ear X-tacy
Louisville

Um espaço grande e confortável localizado em uma cidade média, a Louisville é, sem dúvida, a segunda maior atração turística de Louisville, no Kentucky, depois do Kentucky Derby. De uma agenda lotada de espetáculos no interior da loja a uma generosa seleção de artistas locais – isso sem falar nos nacionais e internacionais -, esta é uma clássica loja de discos com quantidades generosas de itens relacionados à música – não apenas Cds e vinis. Sabe aquele item que está fora de catálogo há um tempão e você sempre sonhou em encontrar pela frente? Há uma grande chance de que você o encontre aqui na Ear X-tacy, e por um preço bem barato.

Easy Street
Seattle

O caminho do centro até a região oeste de Seattle, onde fica a Easy Street, é sempre agradável e vale a pena, graças ao grande acervo da loja e a um saboroso café que fica ao lado. Além do paredão de DVDs, da seção de livros e revistas, do grande estoque de box sets e de uma completíssima ala dedicada ao heavy metal, a arma secreta da loja é uma assustadoramente profunda seção de vinis onde é possível encontrar desde raridades da disco music até o último compacto de 7 polegadas do Beck.

Electric Fetus
Minneapolis, Duluth e St Cloud

A atmosfera sem pressa, corredores repletos de discos e incensos dando o clima tornam a visita a Electric Fetus uma verdadeira experiência musical. Jazz, hip-hop, blues e world music são os fortes da casa – nenhuma surpresa, já que a Fetus é, além de loja, um distribuidor regional de discos. A maioria dos funcionários está na loja há décadas, localizando-se facilmente entre as paredes repletos de discos raros e novos lançamentos.

Encore Recordings
Ann Arbor

A Encore causa uma impressão impactante nos compradores só de passar pela loja, graças as suas pilhas aparentemente intermináveis de vinis e Cds usados, assim como a abundância de novos itens, principalmente de artistas locais e regionais (o seminal Stooges, banda da região, tem uma quantidade imensa de itens na loja). O apelo da loja não se limita aos discos. Há também uma impressionante seção de fanzines e memorabília, que pede um dia exclusivo para ser totalmente apreciada.

Goner Records
Memphis

O garage rock marca presença constante nas lojas independentes, mas no caso da Goner Records as coisas vão além, já que a loja tem o seu próprio selo, responsável pelo lançamento de discos de artistas como Jay Reatard, Ty Seagall e Eddy Current Suppresion Ring. Mas seria um erro classificar a Goner apenas como uma loja especializada em garage rock. Memphis é uma cidade com forte tradição musical, e o blues, jazz, soul, funk, country e metal tem seu próprio espaço nos corredores da loja.

Jackpot Records
Portland

A Jackpot possui duas lojas em Portland, ambas os locais favoritos da grande maioria dos colecionadores de discos do noroeste dos Estados Unidos. A maioria dos seus clientes é apaixonada por vinil, e por isso todos os novos lançamentos estão disponíveis também em LP. Há uma quantidade obscena de vinis de 12 polegadas expostas pelas paredes da Jackpot. Há muito coisa para escolher, além de ambas as lojas estarem localizadas em uma das cidades mais acolhedoras da América.

Jerry´s Records
Pittsburgh

Cds, vídeos, revistas e livros antigos sobre música e até mesmo fitas de oito pistas estão disponíveis nessa incrível loja de Pittsburgh. Mas é o vinil que realmente importa aqui: são quase um milhão de Lps de 12 polegadas, e mais ou menos a mesma quantidade de compactos de 45 rotações! Um espaço enorme, com a nata do jazz, r&b, rock psicodélico, bem como lançamentos recentes. Como bônus, a loja possui uma seção que cuida da restauração de toca-discos, e também vende pick-ups usadas.

Laurie´s Planet of Sound
Chicago

Chicago definitivamente não tem escassez de lojas de discos excelentes, como demonstra essa lista. Mas pergunte para os colecionadores locais qual o seu lugar favorito na cidade, e há uma grande chance de a resposta ser esse clássico localizado na Lincoln Square. Laurie é conhecido pela quantidade estelar de itens novos e usados. Quando você não encontra aquele disco que procura em nenhum lugar, há uma grande probabilidade de achá-lo aqui.

Newbury Comics
Boston

Não há como ignorar essa nova rede , que ainda mantém várias outras lojas por todo o país – 21 delas só em Massachusetts! A Newsbury de Boston, no entanto, continua sendo a Meca dos amantes da música. Há uma grande quantidade de itens novos e usados, é claro, mas também muitos brinquedos, camisetas e, especialmente, uma das maiores coleções de posteres de shows atuais.

Other Music
Nova York

Essa loja incrível recebeu o nome de “other” porque a famosa Tower Records ficava do outro lado da rua. Agora, a Other Music já tem a sua própria reputação, já que a Tower fechou as portas. No entanto, a loja soube ganhar o seu espaço, graças ao atendimento pra lá de atencioso e uma forte ação com artistas, indo de ícones do free jazz a novas bandas indies, somadas a uma excelente seção de Lps de techo de 12 polegadas e uma grande quantidade de itens de música africana. Uma seção maneira com Cds usados e com grandes descontos, com discos de catálogo das grandes gravadoras, também ajuda a atrair os órfãos da Tower.

Princeton Record Exchange
Princeton

A PREX tem muitos itens novos, mas é a grande quantidade de Cds usados (vendidos em média a US$ 9) e vinis (geralmente por menos de US$ 5) que valem a pena. Aqui você encontra raridades e itens desejados por colecionadores, além de uma enorme quantidade de DVDs, mas a loja ganha o comprador por ter preços extremanente acessíveis e um atendimento sempre disponível.

Shake It Records
Cincinnati

Essa robusta loja de Concinnati impressiona pela sua seleção musical: cerca de 40 mil títulos em CD (aproximadamente ¾ do estoque da loja) e vinil. Mas são os extras que tornam a loja imperdível. A Shake It tem uma quantidade absurda de livros sobre música, DVDs e revistas, isso sem falar de uma fantástica seção de brinquedos japoneses e figurinos de vinil.

Sonic Boom
Seattle

Ballard é o Brooklin de Seattle, portanto é óbvio que uma das melhores record shops da cidade tem a maior de suas lojas, bem próxima a Sunset Tavern. A Sonic Boom é grande o suficiente para abrigar apresentações de bandas ao vivo dentro da loja e milhares de discos. Há também uma ampla seção de vinis e livros, incluindo inclusive mixtapes caseiras produzidas por Calvin Johnson, da K Records.

The True Vine
Baltimore

Uma loja, dirigida pelos experientes Jason Willett e Mostofsky Stewart, com estoque grande e com o giro de discos mais frequente da cidade. Jess Harvel, editor do
Onetime Baltimore City Paper, refere-se à True Vine como uma loja com uma seleção quase espiritual de discos, onde as pessoas vão para comprar coleções inteiras de uma única vez. No estoque estão desde velhos bolações de 78 RPMs até os mais recentes lançamentos em vinil, tudo vendido de uma maneira bem rápida para uma clientela pra lá de exigente. Discos especialmente escolhidos e títulos experimentais indies, com ênfase especial aos selos locais, fazem da True Vine uma verdadeira instituição de Baltimore.

Vinyl Fever
Tampa

O nome desta loja é um pouco enganador. Perto de comemorar trinta anos, a Vinyl Fever vende Cds, DVDs e outros itens, inclusive a boa e velha bolacha preta. A seção de vinil é bastante grande, e caiu no gosto dos mais exigentes colecionadores da Flórida. O estoque de discos antigos é tão abrangente quanto o de novos lançamentos, e a equipe da loja conhece como poucos aquilo que vende.

Waterloo Records
Austin

O público de fora de Austin que vem à cidade para assistir o
South by Southwest Festival gosta de ficar um dia a mais para fazer compras com tranquilidade na Waterloo. Além dos visitantes, a loja conquistou um público fiel entre os moradores locais. Há uma boa razão para tudo isso: ela tem tudo que você pode imaginar, entre itens novos e usados, em seu estoque, tudo aliado a um espaço pra lá de amplo e agradável.

Wuxtry Records
Decatur e Athens

Famosa por seus ex-funcionários – entre eles Peter Buck, guitarrista do R.E.M. - a Wuxtry continua a ganhar novos fãs todos os dias. O ferrenho compromisso da loja com o rock antigo e atual – debatido e ouvido com igual atenção pelos seus corredores – provocou uma ligação profunda com os seus clientes. Como bônus, há uma espetacular loja de HQs no andar de cima.

Jive Time Records
Seattle

Localizada no encantador distrito de Fremont, em Seattle, a Jive Time parece uma loja modesta, mas uma exploração pelo estoque desmente o seu tamanho. Há estabelecimentos especialistas em vinil maiores na cidade, mas poucos oferecem o tipo de negócio que você vai encontrar aqui – os balaios com discos a US$ 3 (quatro por US$ 10) estão cheios de coisas boas, e as seções destinadas aos colecionadores possuem pilhas de clássicos vintage de r&b, incluindo uma coleção invejável de títulos de funk. Há também uma seção de Cds, mas o vinil é o forte aqui. Em bons dias é possível encontrar edições clássicas de revistas de rock (incluindo os primeiros números da
Rolling Stone), reforçando ainda mais a vibe old school.

Academy Records
Brooklyn

A confortável e vastamente abastecida Academy de Manhattan é um local confiável para quem quer encontrar bons negócios em Cds, em especial itens de jazz e música clássica. A loja possui também o mais abrangente estoque de vinil do Brooklyn, todos cuidadosamente selecionados e contemplando os mais variados gêneros. Um lugar para curtir e se divertir sem pressa.

Bananas Music
St Petersburg

Um incrível armazém de dois andares em St Petersburg, Flórida, com quase 3 milhões de discos de vinil em estoque. Abundam histórias de colecionadores fanáticos que passam suas férias mergulhados nas catacumbas repletas de Lps e compactos de 7 polegadas. E frequentemente se encontram itens de qualidade na loja, em todos os gêneros, desde clássicos do blues e do rock até comédia. Um cliente nos contou que encontrou uma quantidade absurda de raridades da música brasileira dos anos setenta, e que só esses discos estouraram o seu orçamento!

Dave´s Records
Chicago

“Records” significa discos, e Dave não tem sequer um CD à venda, nem mesmo itens promocionais das gravadoras – só vinil, por todas as partes! Respeitadíssima, a Dave´s Records é um dos empórios musicais mais amados de Chicago, cheio de tudo – de Lps de disco music a clássicos do rock. Pra fechar, Dave é uma figuraça, um veterano que mantém a loja na ativa há 25 anos e conhece seu estoque e o que vende como ninguém!

Hymie´s Vintage Records
Minneapolis

Um clássico, um verdadeiro paraíso repleto de vinis usados, a Hymie está na ativa desde os anos oitenta, e ainda é um local invejável para encontrar discos. Mas ao invés de os discos estarem acondicionados nas tradicionais pilhas fora de ordem, aqui tudo está meticulosamente organizado e cheio de itens incríveis – como uma cópia do álbum
False Start, lançado pelo Love em 1970. E, quando você cansar, pode recarregar as energias com um vigoroso café na loja ao lado.

ONLINE

PAGEVIEWS

PESQUISE