Descobertas três gravações inéditas de John Coltrane!


Por Ricardo Seelig

Fãs de jazz, respirem fundo: foram descobertas três novas e inéditas faixas de John Coltrane, considerado por muitos o maior e mais influente saxofonista do gênero!

As três músicas foram registradas nas demo sessions do álbum Africa/Brass (1961), estreia de Coltrane pelo lendário selo Impulse. Essas sessões foram conduzidas pelo trompetista Cal Massey, amigo de longa data de John Coltrane. As fitas com as faixas ficaram todo esse tempo com Zane Massey, filha de Cal.

As três gravações inéditas incluem uma versão para o standard "Laura" e para duas composições de Massey, "The Damned Don´t Cry" e "Nakatini Serenade", essa última em uma versão mais lenta daquela registrada por Coltrane para a Prestige em 1968.


As três faixas serão lançadas em abril no box First Impulse: The Creed Taylor Collection, caixa com 4 CDs celebrando os 50 anos da gravadora Impulse. Completando o pacote, o box trará também os seis primeiros discos produzidos por Taylor para o selo, e também um CD somente com raridades.

Aguardamos ansiosamente!

Comentários