Discos e equipamentos vintage em uma loja que fará a alegria dos colecionadores!


(press release)

Direcionada a um segmento de público que cresce no Brasil e no mundo, a Discosvinil reúne, em um só site discos de todos os gêneros e aparelhos vintage e high end.

Apesar do acesso ilimitado aos arquivos musicais na internet, cresce um segmento de público que mantém a cultura do vinil e prima pela reprodução sonora de alta fidelidade dos equipamentos high end – geralmente de marcas europeias e norte-americanas –, muito procurados por audiófilos que fazem parte de uma confraria que, até 2004, reunia em torno de 20 mil pessoas no Brasil.

Atento às necessidades desse mercado no Brasil e no exterior – sobretudo com a entrada de um público jovem, que tem entre 19 e 25 anos, no colecionismo de vinis –, o administrador de empresas e colecionador Ariovaldo Aily Junior criou o site da Discosvinil (www.discosvinil.com.br) para atender e orientar pesquisadores e apreciadores de música em geral. Em breve, entrará no ar a versão em inglês da página.

Com escritório na cidade de Rio Claro (a 173 quilômetros de São Paulo) a Discosvinil reúne em catálogo milhares de títulos de discos usados (Lps, compactos e 78 RPM), CDs, DVDs e LDs (laser discs), além de aparelhos de som vintage e high end.

O objetivo do site é funcionar como um sebo de luxo, organizado, padronizado e sem cheiro de mofo, mas não temos a pretensão de colocar à venda apenas figurinhas carimbadas ou raridades. Vai ter de tudo, erudito, brega, rock, MPB, jazz, infantil. Enfim, não será um local exclusivo para tribos ou segmentos exigentes de colecionadores ou audiófilos”, ressalta Aily Junior.

O dono da Discosvinil observa que, hoje, apesar de a internet ter transformado completamente o acesso à produção musical – é possível conhecer profundamente a obra de determinado artista sem adquirir o disco –, essa mudança não tem afetado tanto o colecionismo de vinis. “É um hábito que se torna um verdadeiro fetiche por parte dos colecionadores.”

Outro exemplo da retomada da cultura do vinil e da música bem reproduzida é o aumento da procura por aparelhos vintage (de época) e high end (com reprodução sonora pura e fiel à gravação original), direcionados a um público mais exigente. “Entre as marcas mais veneradas pelos audiófilos do mundo inteiro estão a McIntosh e a Audio Research, que seriam equivalentes a Harley Davidson e BMW para motociclistas. Em nosso site, em breve teremos muitos equipamentos destas marcas, produzidos entre 1950 até os últimos modelos”, diz o criador da Discosvinil, que conta com o sócio Geremias J. Lima de São Paulo, ícone dos amantes de high end e um dos maiores comerciantes destes equipamentos no Brasil, novos e usados. “É muito difícil alguém comprar ou vender um equipamento de uma destas marcas sem passar pelas mãos dele.”

Porém, o site também oferece equipamentos mais acessíveis aos apreciadores de música, como os toca-discos da marca norte-americana Crosley (com design clássico, mas com entrada USB, saída digital e toca-CDs). “Estamos vendendo as vitrolas Crosley justamente para atender aos consumidores menos exigentes, que querem comprar os discos e ter onde escutar”, diz Aily Junior.

Na era da música virtual, a Discosvinil surge como um novo reduto para os amantes de um som analógico de alta fidelidade, com a pureza sonora dos equipamentos vintage valvulados e high end. Seu acervo é composto de milhares de títulos e centenas de equipamentos restaurados, que têm seu preço final definido de acordo com o valor de cada item nos mercados nacional e internacional.

Antes de serem anunciados no site os produtos são totalmente revisados. Os discos são lavados, as capas externas reformadas e revestidas com películas de PVC feitas artesanalmente e as internas substituídas por novas, feitas em papel do tipo vegetal. Os equipamentos anunciados são totalmente restaurados e revisados em seu funcionamento.

Em constante atualização, o site recebe a inclusão média de 50 itens ou mais por dia, pretendendo atingir um volume de 10 mil produtos disponíveis.

Os discos e mídias vendidos pela Discosvinil são únicos e, na maioria das vezes, não serão substituídos por nenhum outro igual. Por esse motivo, não se aceitam reservas ou encomendas de produtos esgotados. As fotos que constam nos anúncios são reproduções originais do produto que está sendo vendido e que será entregue. Todos os produtos anunciados são de propriedade da Discosvinil, constam no estoque e estão prontos para ser enviados ao comprador.

O setor de Link & Serviços apresenta uma relação dos principais fabricantes de equipamentos high end, lojas específicas do ramo, artigos técnicos, esquemas e manuais de aparelhos, reportagens e depoimentos sobre discos e música.


Comentários