É dos Beatles o vinil mais vendido de 2010!


Por Ricardo Seelig

A Billboard divulgou a lista com os dez LPs mais vendidos em todo o mundo em 2010. O formato teve o maior crescimento percentual entre as mídias utilizadas para promover a música, com um acréscimo de 14% no total de vendas em relação à 2009 - só para vocês terem uma ideia, as vendas gerais de discos em 2010 caíram 13% comparadas às de 2009.

No total, foram vendidos 2,8 milhões de discos de vinil em todo o mundo no ano passado, o que mostra a solidificação de uma tendência: quem ainda compra álbuns originais hoje em dia, uma parcela de público formada predominantemente por colecionadores, quer um produto diferenciado, e as luxuosas edições em vinil, tanto de álbuns clássicos quanto de novos lançamentos, caíram no gosto da galera. Esse é o novo recorde de vendas de LPs desde 1991, quando os bolaçhões foram dados como extintos com a popularização dos CDs.


A lista dos dez mais mostra um equilíbrio entre álbuns clássicos e bandas que se destacaram em 2010. Destaque para os Beatles e para o Arcade Fire, nas duas primeiras posições.

Veja abaixo a lista com os dez LPs mais vendidos de 2010:

1. Beatles - Abbey Road
2. Arcade Fire - The Suburbs
3. Black Keys - Brothers
4. Vampire Weekend - Contra
5. Michael Jackson - Thriller
6. The National - High Violet
7. Beach House - Teen Dream
8. Jimi Hendrix - Valleys of Neptune
9. Pink Floyd - Dark Side of the Moon
10. The XX - XX

Comentários