EUA: Universal doa mais de 200 mil itens para a Biblioteca do Congresso!


Por Ricardo Seelig

O Universal Music Group, dono de um dos maiores catálogos de música do planeta, doou mais de 200 mil itens para a Biblioteca do Congresso norte-americano. Entre eles, vinis, fitas master, compactos e inúmeros outros formatos com gravações do período entre 1926 e 1948.

Entre as milhares de raridades estão gravações importantíssimas e históricas de gêneros como o jazz, country, blues, música clássica e registros da era pré-rock and roll, incluindo artistas do porte de Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, Billie Holiday, Judy Garland e Bing Crosby - inclusive a gravação de Crosby para "White Christmas", o single mais vendido de todos os tempos segundo o Livro Guiness dos Recordes.

O acordo entre a Universal e a Biblioteca do Congresso prevê a posse física dos fonogramas para a Biblioteca, enquanto a gravadora permanece com os direitos autorais sobre as gravações.

A Biblioteca do Congresso já emitiu nota dizendo que iniciará em breve o processo de digitalização dos fonogramas a partir das fitas master, liberando-os ao público.

Uma ótima notícia, que mantém a memória da música viva!

Comentários

  1. Bah, eu queria 10% dessa doação para mim!!! Imagina quanta raridade não deve ter ali no meio ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.