Gibson elege os 10 covers que superaram as suas versões originais!


Por Ricardo Seelig

O site das guitarras Gibson elegeu os 10 covers que superaram as suas versões originais.

Na interessante lista há desde coisas óbvias, como a releitura antológica de "All Along the Watchtower" de Jimi Hendrix para a canção composta e gravada originalmente por Bob Dylan, até escolhas menos óbvias, como a acachapante releitura de David Bowie para "Sorrow", original do pouco conhecido grupo The McCoys, presente no álbum Pin Ups, lançado por Bowie em 1973.

Confira abaixo a lista com os 10 covers que superaram as suas versões originais, segundo a Gibson:

1. Jimi Hendrix Experienced - "All Along the Watchtower" (original de Bob Dylan)
2. Steve Ray Vaughan - "Texas Flood" (original de Larry Davis)
3. Van Halen - "You Really Got Me" (original dos Kinks)
4. Jeff Buckley - "Hallelujah" (original de Leonard Cohen)
5. Jeff Beck - "Cause We´ve Ended as Lovers" (original de Stevie Wonder)
6. Eric Clapton - "I Shot the Sheriff" (original de Bob Marley)
7. Johnny Cash - "Hurt" (original de Nine Inch Nails)
8. David Bowie - "Sorrow" (original dos The McCoys)
9. Metallica - "Am I Evil?" (original do Diamond Head)
10. Dweezil Zappa - "Stayin´ Alive" (original dos Bee Gees)

E para você, quais seriam, além destas, as versões que colocaram no chinelo suas gravações originais? Deixe a sua lista nos comentários e participe!

Comentários

  1. Discordo da versão de Stayin' Alive...gosto muito das versões do Talisman para Crazy e Frozen, de Seal e Madonna, respectivamente. Jeff Healey fez bonito em While my guitar gently weeps dos Beatles tb. Uma que não supera a original mas vale uma ouvida é a versão de Gavin DeGraw para We are the Champions do Queen.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço essa versão de "Stayin´ Alive" do Dweezil Zappa, mas superar a original é tarefa bem complicada.

    A de Jeff Healey para "While My Guitar Gentry Weeps" é sensacional, apesar de não superar a incrível original, que tem um solo matador de Clapton.

    A versão do Cult para "Born to be Wild" é demais também.

    Preciso ir lembrando dos covers aqui ... hehe ...

    ResponderExcluir
  3. Mais algumas sensacionais:

    - Aretha Franklin com "Respect"
    - Cream com "Crossroads"
    - Joe Cocker com "With A Little Help From My Friends"
    - Byrds com "Mr Tambourine Man"
    - Led Zeppelin com "You Shook Me" e "Babe I'm Gonna Leave You"
    - Allman Brothers com "Statesboro Blues"
    - Eric Clapton com "After Midnight" e "Cocaine" de JJ Cale
    - Lenny Kravitz com "American Woman"
    - Metallica com "Astronomy", do Blue Oyster Cult

    São muitas, aqui tem uma lista bem interessante e completa.

    ResponderExcluir
  4. http://www.digitaldreamdoor.com/pages/best_coversongs.html

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que quem canta nesta versão de "Stayin' Alive" do Dweezil Zappa é o Madman Ozzy Osbourne...

    De covers que superaram originais eu tenho de citar o Joe Cocker com "With A Little Help From My Friends", que ficou maravilhosa.

    A de Clapton para "I Shot The Sheriff" eu prefiro em relação à original de Bob Marley, e tem um cover da Aretha Franklin para "Satisfaction" dos Stones que é um negócio.

    O The Who fez a melhor versão de "Summertime Blues" que já ouvi. O Toy Dolls conseguiu transformar "Livin' La Vida Loca" do Rick Martin em música, e os Ramones mudaram e melhoraram "Do You Wanna Dance?" e "Time Has Come Today".

    Tem muitas outras, mas o que lembro agora são essas...

    ResponderExcluir
  6. Todos os 'plágios' do Led Zeppelin superaram bonito as originais. Ade Jeff Buckley para Hallelujah elevou a música a outro nível. Outra versão bacana, mas que não chega a ser melhor que a original, é a versão do Muse para Feeling Good.

    ResponderExcluir
  7. Lembrei de outra: a versão de "Everybody Knows" do Concrete Blonde, cuja composição original também é do Leonard Cohen. Adoro essa música!

    ResponderExcluir
  8. Born to be Wild, apesar das zilhões de versões de bandas conhecidas e desconhecidas, pra mim, a original de estúdio continua anos luz a frente das demais. Agora, a do Hendrix é unânime, né?! eu acho que o Bob Dylan tinha até que passar a autoria do som pra ele, ficar só como o letrista hauhahuahua...
    Cream com Crossroads e Joe Cocker com With a Little Help ficaram tão melhores, mas tão melhores, que o pessoal que conhece menos até acha que são deles.
    Outros covers que eu gosto são a Feeling Alright pelo Grand Funk (original do Traffic), Under my Thumb pelo Blind Faith (original dos Stones), Every Little Thing pelo Yes (original dos Beatles), enfim, tem mais um monte que são muito boas!
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  9. Cover que supera a original?
    O Raul Seixas lançou "As minas do Rei Salomão" no Krig-Ha Bandolo!" em 1973. Depois em 1976, ele regravou a mesma música com outro arranjo no "Há dez mil anos atrás".
    Gosto mais da releitura. Então, o Raul Seixas fazendo cover dele mesmo entraria no meu TOP 10.

    ResponderExcluir
  10. Fica até parecendo que o Dylan é um coitado. Na real, é o grande compositor. Tanta gente regravou eles (Byrds, Hendrix, Harrison...) que seguido alguma se destaca. Van Morrison e o Them (re)fazendo "It's All Over Now, Baby Blue" e os Yardbirds tocando "Most Likely You Go Your Way (And I'll Go Mine)" também entrariam no meu TOP 10.

    ResponderExcluir
  11. Bob Dylan está longe de ser um coitado, Garras. Ele entra fácil na lista dos maiores compositores e artistas mais importantes e influentes da história do rock.

    ResponderExcluir
  12. Quem sou eu pra falar mal do Dylan...o cara é fudido, mas na execução das canções, outros fizeram trampos bem melhores que o dele. Essa não é a primeira lista de melhores covers que eu vejo e em todas ela, All Along the Watchtower na cabeça!
    Alô torcida organizada Hendrixiana!
    hahuahuahua
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.