Os 56 anos de Eddie Van Halen!


Por Ricardo Seelig

O Van Halen é o Led Zeppelin da minha geração: a mais importante, influente e melhor banda de hard rock de sua época. Eles são o arquétipo do rock pesado. O vocalista louro carismático, um baixista virtuoso e dono do melhor backing vocal dos anos 1980, um baterista monstruoso e repleto de feeling e um guitarrista que redefiniu a forma de tocar o instrumento. Quando estavam no auge, entre 1978 e 1984, não houve melhor banda de hard rock no planeta.

Depois, com a saída de David Lee Roth e sua substituição por Sammy Hagar, o som do Van Halen sofreu uma mudança significativa, incorporando influências de AOR e deixando de lado a crueza e energia dos primeiros anos, mas mesmo assim sempre gerando excelentes composições. Seja com David Lee Roth ou com Sammy Hagar, o Van Halen sempre foi uma grande banda.


Hoje, Edward Lodewijk Van Halen completa 56 anos. Considerado o guitarrista mais influente da história depois de Jimi Hendrix, Eddie inovou profundamente o modo de tocar guitarra. A instrumental “Eruption”, presente no primeiro disco do grupo, lançado em 1978, caiu como uma bomba, transformando de maneira definitiva a forma como cada guitarrista subsequente gostaria de tocar e soar. Sem Eddie não haveria Malmsteen, Satriani, Vai e toda a avalanche de guitar heros que surgiu nos anos 1980.


A discografia do grupo é formada por onze álbuns de estúdio e um ao vivo. Da primeira fase, com David Lee Roth, é fundamental que você tenha, ao menos, dois discos: a fenomenal estreia, Van Halen (1978), e o último com Diamond David, o multiplatinado 1984 (1984).

Do período com Sammy Hagar, os meus preferidos são os dois primeiros – 5150 (1986) e OU812 (1988) -, mas tanto For Unlawful Carnal Knowledge (1991) quanto Balance (1995) são excelentes trabalhos, comprovando o quão marcante foi a passagem do Red Rocker pelo grupo. No final das contas, com exceção do horrososo Van Halen III, lançado em 1998 com o ex-Extreme Gary Cherone no vocal, todos os discos da banda valem muito a pena.


Atualmente a banda está em estúdio gravando seu primeiro álbum de inéditas desde Van Halen III, trabalho que marcará também o retorno de David Lee Roth ao conjunto, ao lado de Eddie, Alex e de Wolfang Van Halen, filho de Eddie, que substituiu Michael Anthony no baixo.

Como todo gênio, a vida de Eddie Van Halen tem seus altos e baixos. Alcoólatra, o guitarrista passou por maus momentos na década de 2000, fazendo aparições públicas com um visual que chocou os fãs. O alcoolismo custou o casamento de Eddie e o relacionamento com Sammy Hagar, mas, ao que tudo indica, parece estar sob controle atualmente.


Hoje é o dia de reverenciar um dos maiores músicos que o rock já conheceu. Edward Van Halen é um gênio. Inovador, criativo e brilhante, redefiniu a guitarra como antes somente Hendrix conseguiu fazer, e como ninguém mais fez depois. Além disso, usou com sabedoria sua técnica, revelando-se um excelente compositor, responsável por canções que marcaram época.

Hoje é dia de ouvir Van Halen, então, faça a sua parte!

Comentários

  1. Sem dúvida uma das figuras mais importantes da minha formação musical. Junto com Queen e KISS, o Van Halen foi a banda que iniciou tudo para mim.

    ResponderExcluir
  2. Cadão, nunca fui muito fã de Van Halen, ao contrário do Mairon, e tenho a teoria de que o cara só tem o reconhecimento que tem porque o Randy Rhoads morreu. Se ele tivesse continuado entre nós, e evoluindo como bom aprendiz que era, iria colocar EVH e toda a geração de guitar heroes que veio depois dele no chinelo, e bem rapidinho... mas, enfim, não dá para não reconhecer que o cara toca demais, e foi o "pai" do que se fez em termos de guitarra depois dele (o que faz de Hendrix o avô?).

    Ah, e só para gerar polêmica, o melhor backing vocal dos anos 1980 é da Kim Deal dos Pixies, longe do segundo...

    ResponderExcluir
  3. Mica, o Mairon vai aparecer aqui e dizer que eu falei besteira, que o principal nome da guitarra depois do Hendrix foi o Jeff Beck ou um guitarrista obscuro de uma banda prog setentista, e que o Van Halen é uma bandinha sem vergonha e superestimada ... hehe ... Quer ver?

    ResponderExcluir
  4. Ah, não vai, nem te preocupa... ele idolatra o Eddie (o Van Halen, não o do Iron...)

    ResponderExcluir
  5. Pouca coisa... mas eu também não ouço quase nada também, então não posso falar nada...

    Viva as velharias!

    ResponderExcluir
  6. O Van Halen 1 e' o único disco que tenho deles e provavelmente deve ser o melhor. Os riffs, solos, os backing vocals são fantásticos! Mas como toda banda de Hard Rock, as letras se tornam um pouco repetitivas... mas faz parte, gostaria de ver um show do Van Halen.

    ResponderExcluir
  7. Se não me engano foi o Zappa que cunhou a frase "EVH reinventou a guitarra". Então tá falado!
    Particularmente, eu não o colocaria no topo da minha lista de favoritos, mas ele é um dos grandes, sem dúvida. Considero todos os discos com o David Lee Roth excelentes. Os com Sammy Hagar também são muito bons, embora já apontem para um som que não é muito minha praia.
    Mas é isso, parabéns Eddie!

    ResponderExcluir
  8. Van Halen é fundamental na minha formação musical. Espero que os caras façam um puta disco e reocupem o lugar que eles têm por direito.

    E não acho mesmo que se o Randy Roads fosse vivo, o Eddie ficaria no chinelo. Não dá pra adivinhar o que seria a vida do cara. Talvez ele lançasse algum disco ruim, visto que o Ozzy passou por vários altos e baixos e isso talvez impactaria no trabalho do Randy Roads também. Enfim... não dá pra ficar especulando senão a coisa não tem fim.

    Acredito que teríamos outro puta guitarrista produzindo música junto com tantos outros, uma vez que música não é competição. Mas se fosse, eu votaria no EVH! eheheh

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Eu posso dizer que o Van Halen e talvez o Motorhead tb sejam as bandas que eu mais prezo do fim dos anos 70 em diante. Tenho o primeiro do Van Halen e o Diver Down, além de já ter ouvido os demais. Bem, sobre o Eddie Van Halen, apesar dele ter feito escola em estilos de que eu não sou entusiasta, admiro muito sua técnica e os novos horizontes que ele abriu pro instrumento, além de uma importante citação de seu talento como compositor, coisa que o deixa anos luz a frente de muitos outros "guitar-heros".
    Parabéns Eddie Van Halen!
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.