Os plágios do Led Zeppelin. E aí, vai encarar?


Por Ricardo Seelig

Que o Led Zeppelin é um dos maiores nomes da história do rock, ninguém discute. Da mesma maneira, é notório o hábito da banda de Jimmy Page de se apropriar de composições alheias, dando uma nova cara à músicas de outros compositores e não concedendo o devido crédito para eles.

Uma matéria bastante elucidativa a esse respeito pode ser lida na edição #26 da poeira Zine, onde o sempre excelente Bento Araújo lista os plágios cometidos pelo grupo em sua carreira.

Mas isso fica ainda mais claro no vídeo Everything is a Remix, produzido pelo roteirista, editor e diretor Kirky Ferguson, onde ele traça um panorama histórico e exemplifica, claramente, o quanto algumas das mais famosas canções do Led Zeppelin foram “inspiradas” - para não usar outra palavra – em composições alheias.

Assista o vídeo e tire as suas próprias conclusões:


Comentários

  1. Como diria os meu amigos do 1/2 Dúzia de 3 ou 4 (www.meiaduziade3ou4.com): "Tudo se torna"!rs...Parabéns pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caras, discordo em número, gênero e grau quando o cara que o Led Zeppelin não fez mudanças suficientes nas músicas. Como assim?
    Modo irônico: On
    O "baterista" da Dazed and Confused do Jack Holmes realmente é excelente, muito melhor que o Bohnam. Tb o vocal dele é primoroso. Ah, a parte daquela viagem no meio é muito mais legal na versão do Jack Holmes. Outra coisa...o pessoal fica falando que o Black Sabbath que inventou o hevay metal, mas não se esqueçam que a Whole Lotta Love original é lá de 1959, do Little Richard, pesadíssimo pra época. Só que tinha outro nome... por isso que não teve a mesma repercussão. Era o nome, era isso. Olhem só a diferença que um nome faz. A parte daquela viagem no meio o Led copiou igualzinho. O solo de guitarra idem. Aliás, como era bom aquele guitarrista do Little Richard. Nossa...fico pasmo de ver como é fantástico aquele groove de baixo da Killing Floor original. Deixa o do John Paul Jones no chinelo. Ainda era no baixo acústico! Na Bring on Home, o Led só colocou um pedacinho de uns 3 minutos a mais na música com outra letra e melodia, nada que modificasse mesmo em essência.
    A Stairway to Heaven é tão mais legal com o Spirit (Taurus), que o que o Led fez em 8 minutos os caras fizeram em 2, e o melhor de tudo ainda sem letra! olha só que produtividade, né?! os executivos da gravadora do Spirit devem ter ficado felícissimos com tanta fita de rolo poupada e a economia com o estúdio!
    Modo irônico: Off

    ResponderExcluir
  3. Na moral...essa da Taurus x Stairway to Heaven não tem nada a ver. Até parece, mas que é músico sabe que essa é uma progressão normal na música. Se a gente for pegar uma progressão do tipo, C-Am-F-G, existe mais de um zilhão de músicas que tem essa sequência de acordes (tb em outros tons) principalmente no pop-rock contemporâneo e ninguém fala que é plágio. Além disso, são só os 40 segundos iniciais da música. E todo o resto? e a letra? as variações, mudanças de andamento, viagem total isso. A banda ingles Audience, tb por ter uma canção com uma introdução mais ou menos parecida com essa progressão de acordes da intro da Stairway to Heaven, tb no encarte do seu primeiro disco meio que "reivindica" ter influenciado a composição. Ah, tenha dó...
    Quem aqui prefere Dazed and Confused do Jack Holmes, ou Bring on Home do Willie Dixon, ou Lemon Song/Killing Floor com o Howlin' Wolf, ou Taurus do Spirit ao invés de Stairway to Heaven? E o cara vem me dizer que o Led Zeppelin não mudou suficientemente as músicas? muita forçação de barra. Tudo bem, a gente tá careca de saber dessas mancadas do Led de pegar coisas dos outros sem o devido crédito, mas pro Page devia ser natural, já que ele era músico de estúdio e participou de tanta coisa sem ser creditado. Até guitarra do The Who e dos Kinks, duas bandas super "hypadas" entre 65-66 ele gravou..., deu a "Beck's Bolero" pro Jeff Beck gravar. Enfim...
    Virou moda falar isso do Led Zeppelin.
    Abraços!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  4. hehehehe
    virou moda também falar que eles não tocam nada ao vivo....

    E drogados, bebados e doentes normalmente isso é verdade....

    A única sacanagem ao meu ver é não creditar quem tinha que ser creditado... no mais não acho nada errado fazer versões...

    ResponderExcluir
  5. Para mim, o Led Zeppelin foi a maior e melhor banda da história do rock, só isso. E essa história dos plágios é verdade, mas não tira o brilho dos caras, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. Quando estavam bem no palco acho que nenhuma banda de hard heavy conseguia chegar neles... talvez o Cream ... mas a energia era menor...embora a técnica fosse maior...

    ResponderExcluir
  7. Outra coisa que é engraçada...o pessoal (o próprio Bento Araujo entre outros críticos) dizem que o Led Zeppelin se inspirou totalmente no Truth do Jeff Beck Group (um disco que eu amo de paixão), lançado alguns meses antes. Mas como poderia se inspirar num disco que tem uma música do próprio Jimmy Page e que tem a participação do John Paul Jones em uma das faixas? Díficil falar em "inspiração" numa situação dessas...
    PS: Led é ao vivo é o bicho...só não aceita isso quem não quer. O pessoal acha que eles eram o topo do rock nos anos 70 a toa.
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.