São Paulo Ska Jazz - São Paulo Ska Jazz (2010)


Por Ricardo Seelig

Cotação: ***1/2

Fazer música instrumental no Brasil não é para qualquer um. Aventurar-se pelo jazz então, para menos ainda. E fazer isso com qualidade, criando um trabalho autoral e com personalidade, daí é para bem poucos. Um desses eleitos é o São Paulo Ska Jazz.

Formada em 2007 pelo baixista Marcelo Calderazzo, o São Paulo Ska Jazz faz exatamente o que o seu nome atesta: une a improvisação e a liberdade do jazz ao balanço e ao ritmo do ska. E o resultado é delicioso!

Ao lado de Marcelo estão músicos tarimbados e respeitados, com experiência nos mais variados gêneros musicais – Ramon Montagner na bateria, Sidney Ferraz nos teclados, Renato Guizelini na guitarra, Manu Falleiros no sax alto e tenor, Marcelo Pereira no sax barítono, André Gomes no trombone e Natan Oliveira no trompete.

A estreia dos caras, que leva o nome da banda, é quase totalmente autoral, exceção feita à releitura da clássica “Samba de Uma Nota Só”, de Tom Jobim. As doze faixas do disco não se limitam somente ao jazz e ao ska. É possível perceber também elementos de soul, salsa, reggae, bossa nova, frevo e baião, formando uma sonoridade rica e abrangente,.

Entre as faixas, destaque imediato para o groove contagiante de “Alta Frequência”, para o frevo de “Sombrinha” - que faria bonito nas ruas de Olinda e Recife no Carnaval -, para a alquimia entre o jazz e o reggae na relaxante “Fim de Semana”, para a malícia de “Rua Augusta” e para a ousadia de virar de pernas para o ar um dos maiores clássicos da música brasileira, a já citada “Samba de Uma Nota Só”.

Um disco bastante agradável, dono de uma qualidade que deve ser compartilhada por - e entre - todos que curtem música feita com bom gosto e, acima de tudo, liberdade.

Para ouvir o disco, na íntegra, é só acessar o site da banda.


Faixas:
1. São Paulo - 3:44
2. 220 - 2:45
3. Alta Frequência - 3:14
4. Sombrinha - 2:55
5. Fim de Semana - 4:19
6. Estação da Luz - 1:49
7. Periferia - 3:21
8. Em Algum Lugar da América - 4:02
9. Samba de Uma Nota Só - 3:08
10. Skaião - 4:04
11. Rua Augusta - 4:40
12. A Torre - 4:59

Comentários

  1. conheço o calderaso quando ele tocava no grupo soma em campinas..junto o matsuda...bons tempos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.