Tim Maia: coleção de CDs chega às lojas dia 28/01!


Por Ricardo Seelig

Grande, estupenda, magnífica e excelente notícia para quem gosta dos bons sons! Chega às lojas dia 28 de janeiro o primeiro volume da Coleção Tim Maia, lançada pela Abril Coleções.

Nos mesmos moldes da coleção dedicada a Chico Buarque, a série contará com 15 álbuns gravados por Tim ao longo de sua carreira, todos acondicionados no formato livro CD, com fotos e textos contextualizando cada disco e o momento histórico vivido pelo Brasil e pelo cantor naquele momento, somando mais de 600 páginas de informações.

A Coleção Tim Maia será vendida nas bancas de jornais e revistas, e terá como atrativo pra lá de especial a inclusão de todos os volumes da série Racional, gravados quando Tim se converteu à seita Racional Superior. O primeiro volume de Racional, lançado originalmente em 1975, ganhou uma edição em CD em 2006 pela Trama, enquanto Racional Vol 2, também de 1975, jamais foi lançado em CD e somente agora sairá no formato, dentro da coleção. Além disso, haverá também o lançamento de Racional Vol 3, disco nunca lançado oficialmente em qualquer formato e que reúne canções perdidas registradas durante a fase Racional de Tim. Racional Vol 3 será o último volume da série, e virá como bônus da coleção para quem tiver adquirido todos os quatorze discos anteriores.

O primeiro volume da Coleção Tim Maia chega às bancas de São Paulo e da região sul dia 28/01 e será o álbum Tim Maia (1970), primeiro trabalho da longa carreira de Tim, e que conta com clássicos como “Coroné Antônio Bento”, “Cristina”, “Primavera” e “Azul da Cor do Mar”. A exemplo da Coleção Chico Buarque, este primeiro CD terá preço promocional de R$ 7,90, enquanto os demais custarão R$ 14,90. Estará disponível também uma caixa exclusiva para guardar toda a coleção.

É muito bom ver a obra de um dos artistas mais inovadores e originais que o Brasil já teve ser relançada com todo o cuidado que ela merece, e, o que é melhor, a um preço justo. Não preciso nem dizer que, se você gosta de música, tem que ter!


Confira abaixo a lista com todos os quinze álbuns que fazem parte da coleção:

1.Tim Maia (1970)
2.Tim Maia (1971)
3.Tim Maia (1973)
4.Racional Vol 1 (1975)
5.Racional Vol 2 (1975)
6.Tim Maia Disco Club (1978)
7.Tim Maia (1978)
8.Nuvens (1982)
9.Dance Bem (1990)
10.Tim Maia Interpreta Clássicos da Bossa Nova (1990)
11.Tim Maia Ao Vivo (1992)
12.Só Você (1997)
13.What a Wonderful World (1997)
14.Tim Maia in Concert (2007)
15.Racional Vol 3 (2011)

Comentários

  1. Hummmm.... me decepcionei

    grandes discos dos anos 70 ficaram de fora em troca de coisas de menor valor dos anos 80 e 90 ....

    Esperava mais da seleção...

    ResponderExcluir
  2. Fábio, provavelmente vou fazer como fiz na do Chico: os discos dos anos 1970 vem, e os outros ficam.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cadão....

    mas no caso do Chico é diferente...

    vários dos melhores discos na minha opinião são dos anos 80 ou até mais recentes como o maravilhoso disco gravado em homenagem a Mangueira (acho que este é dos anos 90) ... acho inclusive mais interessantes do que a trilogia Chico Buarque Vol 1 - 3 ... que são os dos anos 60 em que Chico ainda não era tão maduro nas letras e arranjos.... no entanto a parte gráfica é tão maravilhosa que acabarei fazendo a coleção completa

    ResponderExcluir
  4. No mínimo os dois Racionais eu já garanto. Agora caraca, Racional vol. 3?! essa daí eu vou esperar pra ver qualéqueé!
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  5. É Ronaldo, os Racionais eu vou oegar com certeza, assim como os discos dos anos setenta.

    Sobre o Racional 3, pesquisa na internet que tem umas informações sobre ele, mas eu confesso que não entendi muito bem do que se trata.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Vou pegar todos com certeza. A despeito do melhor do Tim estar nos anos 1970, e o resto de sua obra ser quase que um lixo puro, ter a coleção completa vale a pena sim. È muito legal v ver o nome "Chico" completo depois de tanto tempo comprando pingado semanalmente.
    Agora esta coleção vem para mostrar como as gravadoras tão perdidas: afinal lançar um box vagabundo como aquele de Tim 2 meses antes desta coleção é muita burriçe, pois, com certeza a masterização vai ser a mesma, sem contar que o acabamento gráfico desta coleção é infinitamente melhor do que o do Box, que segue o mesmo(fraco), padrão dos dedicados a Jorge Ben, Ney Matogrosso e Gal Costa.
    Mais um tiro no pé destas gravadoras...

    ResponderExcluir
  7. Os 7 primeiros da lista e mais os dois últimos são obrigatórios(se bem que não conheço o "Racional 3", mas promete ser da pesada.).E concordo com o Tiago, essa coleção dá um banho na que saiu anteriormente.

    ResponderExcluir
  8. Essa coleção está lindamente apresentada, ao contrário da "pelada" caixa Tim Maia Universal que, ainda assim, foi um dos melhores [re]lançamentos do ano passado.

    Sou super fã da fase "realmente soul" de TM, incluindo aí o 1o. volume da série Racional. No final dos anos l970 o Síndico começou a descambar para um tipo de música [com algumas exceções] abaixo da crítica.

    Seja como for, terei de tolerar as bombas, só para poder ter a coleção completa.

    Fazer o quê?

    ResponderExcluir
  9. O Box pela Universal poderia ter sido feito com mais esmero, isso é certo.
    Ocorre que, nessa coleção, falta dois disco essenciais, os quais estão presentes no box, o de 72 [que traz as geniais Canário do Reino e O que me importa], e o de 76 [Rodésia].
    Agora, existe o problema da remasterização... o Box veio todo remasterizado a partir da fitas originais. Devo lembrar que a própria coleção do Chico não teve a remasterização renovada, e de fato não precisava, pois a anterior ainda é boa. Não creio que a Abril teve acesso à nova remasterização.
    Dito tudo isso... e pela qualidade gráfica que a Abril já mostrou com a Coleção do Chico... VOU COMPRAR.

    ResponderExcluir
  10. Ficou claro pra alguém como será feita exatamente a "compra" do Racional vol.3 ?? Eu moro no Rio e comprei a coleção do chico pela internet, e agora não consigo comprar o último volume. Acredito que terei o mesmo problema com o Tim (e logo com o disco inédito). É torcer para lançarem no Rio, assim como fizeram com o Chico agora.

    ResponderExcluir
  11. Ramon, para mim não só não ficou claro como irá funcionar a compra do último volume, como também não entendi direito o que, afinal de contas, tem nesse Racional 3.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Seguinte... a remasterização é INFERIOR àquela do Box da Universal. Muito.
    Por um outro lado compensa pelo Libreto. Já em relação ao Racional 3, é o seguinte: vc recebe em todo libreto que comprar um código, se cadastra no site da coleção e semanalmente registra o supracitado. Com os 14 códigos registrados vc recebe o Racional 3.
    Ficou evidente que a Abril só fez isso por causa do Box da Universal. Não iria comprar discos repetidos com remasterização inferior. Mas agora com essa esparela de códigos, eles te obrigam a comprar tudo, se quiser o último Racional.

    ResponderExcluir
  13. Juarez, eu não ouvi nada do box Universal, então não tenho parâmetros para comparar com o som da coleção da Abril, mas o seu comentário já diz muita coisa.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.