The Yardbirds: único álbum com Jimmy Page é relançado!


Por Rodrigo de Andrade

O selo Sundazed relançou no último mês Little Games (1967), dos Yardbirds. O álbum foi disponibilizado em CD e vinil de 180 gramas, com alta fidelidade de som. Essa edição utilizou como fonte as masters originais inglesas em mono. A capa e todas as artes reproduzem fielmente o disco original de época.

Completando o pacote, foram incluídas duas faixas bônus (inclusive no LP): "Puzzles", originalmente lado B do compacto da faixas-título; e "I Remember the Night", uma gravação que permaneceu inédita até 1985, quando Little Games foi relançado na Inglaterra.

O disco custa aproximadamente R$ 25 em CD e R$ 35 em LP, mais as despesas de postagem e a (abusiva) taxa de importação.


Little Games é o último álbum dos Yardbirds antes do fim do grupo. Lançado em 1967, era um álbum de forte teor psicodélico — como todos os discos daquele ano — e o único em que Jimmy Page figura como líder da banda e seu principal guitarrista.

Na época, os integrantes do grupo andavam interessados em folk inglês e música psicodélica (Page inclusive passou um tempo na Índia). A dosagem do hard blues típico da banda acabou sendo reduzida em Little Games, que investiu numa outra sonoridade. Como consequência, os seguidores do grupo — fãs convictos do ex-guitarrista Jeff Beck e insatisfeitos com sua saída — não aprovaram o disco. Assim, o álbum acabou injustiçado e relegado a um segundo plano na obra da banda.


Mas a verdade é que Little Games é um trabalho primoroso. Sua sonoridade é típica do ano considerado como “a melhor safra do rock”. Canções como "Tinker Tailor Soldier Sailor", a faixa-título e "No Excess Baggage" (com seu baixo capaz de botar a casa abaixo) ainda hoje funcionariam como hit. A psicodelia pesada de "Glimpses" traz pela primeira vez Page tocando guitarra com arco em um disco. A impagável despretensão de "Stealing Stealing" garante um dos momentos mais divertidos do disco. O blues rock pesado tradicional do grupo continua lá em "Smile On Me" e "Drinking Muddy Waters". "White Summer" iria dar origem a "Black Mountain Side" e ecoar em uma série de outras faixas do Led Zeppelin. E há ainda "Only the Black Rose" e "Little Soldier Boy", alicerçadas no folk inglês. E como se não bastasse, ainda estão ali Nicky Hopkins nos pianos e teclados e John Paul Jones fazendo arranjos e tocando baixo e cello em algumas faixas. A produção é de Mickie Most, que trabalhou também com os Animals, Jeff Beck Group e Donovan.

Nesse mesmo período a banda lançou alguns singles que não entraram nesse álbum, mas são originários de suas sessões de gravação e possuem uma sonoridade semelhante. Também, Little Games resultou numa série de outtakes significativos, como a pesada "Think About It", que já esboçava o solo de "Dazed and Confused". Essas sobras vieram à tona em lançamentos expandidos posteriores, como o CD duplo Little Games Sessions & More.

Comentários

  1. Embora esse não seja o disco mais importante da banda, nem o melhor, é essencial para quem quer conhecer o trabalho desta que é uma das mais importantes bandas dos anos 60, se não for A mais importante (afinal, só foi a banda que revelou Eric Clapton, Jimmy Page, Jeff Beck, Keith Relf e Jim McCarthy... só craques!)

    ResponderExcluir
  2. Facil facil entre os 5 melhores albuns da historia. Para mim, ao lado do satanic Majesties request, esse é o LP essencial para se entender um pouco sobre a psicodelia britânica (claro, o Sgt peppers entraria nessa lista, mas eu não consgo gostar dele, ...)

    Parabéns Rodrigo, mais uma bela matéria

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.