Anna Calvi - Anna Calvi (2011)


Por Fabiano Negri

Cotação: ****1/2


A Inglaterra ainda consegue revelar muita música boa! Com certeza não são artistas que, hoje, mudarão o mundo como a mídia inglesa adora proclamar a cada novidade. Mas que tem som de excelente qualidade pode ter certeza!

Esse é o caso da estreante Anna Calvi. Seu primeiro album saiu em janeiro e já criou muita excitação na terra da Rainha, arrancando elogios – exagerados – de gente como Brian Eno, que a descreveu como o principal acontecimento musical desde Patti Smith. Deixando de lado o sensacionalismo, temos realmente um grande disco!

Dona de uma voz maravilhosa e guitarrista muito talentosa, Anna passeia com requinte por várias influências, que resultam num trabalho entre o rock e o gótico dos anos 1980. A produção é impecável e aposta num clima viajante repleto de ambiências bem escolhidas e – como não poderia ser diferente – dando destaque total para a voz e a guitarra.



O álbum abre com "Rider to the Sea", faixa instrumental que mostra claros traços da guitarra flamenca numa atmosfera que já me empolgou bastante na primeira audição. A partir daí temos um verdadeiro desfile de boas canções, seja na intimista "No More Words", na grudenta "Desire", no misto de Bowie e U2 de "Blackout" ou no quase mantra de "Love Won’t Be Leaving".

No entanto temos uma faixa que sozinha já valeria o investimento. Trata-se de "The Devil", onde a guitarra evoca novamente a roupagem flamenca, mas dessa vez em parceria com a voz – aqui com influencias operísticas –, desfilando uma melodia bela e triste envolta num clima totalmente dramático, que cativa principalmente pela dinâmica soberba, criando a tensão necessária para que a canção exploda no final.

Ao fim da audição fica a certeza de que Anna Calvi tem uma das vozes mais especiais que eu ouvi nos últimos anos, além de ser uma guitarrista que sabe trabalhar texturas como se fosse uma veterana no assunto.

Uma artista com personalidade, coisa difícil hoje em dia.

Altamente recomendado!


Faixas:
1 Rider to the Sea
2 No More Words
3 Desire
4 Suzanne and I
5 First We Kiss
6 The Devil
7 Blackout
8 I'll Be Your Man
9 Morning Light
10 Love Won't Be Leaving


Comentários

  1. A voz dela me lembrou Diamanda Galás.

    ResponderExcluir
  2. Escutei o disco inteiro, e ele não é pra qualquer um. É bom, mas requer uma cumplicidade do ouvinte.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é um disco que não foi feito pra vender muito. Tem que degustar devagar! Cada vez que eu ouço acho mais legal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.