Gamma Ray – To the Metal (2010)


Por Ricardo Seelig

Cotação: ****


O heavy metal não seria o mesmo sem o Gamma Ray. A razão para isso é simples: Kai Hansen. Desde que surgiu no Helloween na primeira metade dos anos 1980, o vocalista e guitarrista alemão deixou a sua marca no estilo. Um dos principais compositores do chamado speed metal – ou power metal ou metal melódico, você escolhe a alcunha que preferir -, Kai é um artesão a serviço da música pesada, e isso fica claro em To the Metal, novo álbum do Gamma Ray.

Décimo álbum de estúdio do grupo, To the Metal figura fácil entre os melhores trabalhos da banda. O motivo é simples: Kai Hansen mantém intacta a sua aparentemente infinita capacidade de criar ótimas composições, invariavelmente pródigas em grandes melodias e refrões empolgantes. Assim, escutar o disco é uma experiência prazerosa para qualquer pessoa que curta heavy metal.

Produzido pelo próprio Kai e pelo baixista Dirk Schlächter, To the Metal tem tudo o que consagrou o Gamma Ray ao longo dos anos. Faixas mais cadenciadas como “Empathy”, rápidas e cheias de bumbos duplos como a sensacional “All You Need to Know” (com participação de Michael Kiske, o vocalista que adora falar mal do metal mas é arroz-de-festa em um sem número de álbuns do estilo), heavy metal em sua melhor forma em “Time to Live” e “Shine Forever”, e também algumas inovações – ainda que pequenas -, como na faixa-título, que bebe claramente no hard oitentista e chega a lembrar o Accept. Outra com uma pegada mais hard é “Mother Angel”, com um riff que veio direto do túnel do tempo daquela que é considerada a época de ouro do metal.

“Deadlands” mostra que, apesar da mega exposição a que foi submetido, o metal melódico ainda pode ser agradável e empolgante aos ouvidos – mas, para conseguir isso, precisa ter uma mente criativa diferenciada como a de Kai por trás das coisas. Os solos de guitarra dessa faixa são muito bons, daqueles que fazem você tocar sozinho a sua air guitar e balançar a cabeça como um adolescente – apesar de estar beirando os 40 anos!

Já “Chasing Shadows” une agressividade e classe, e tem passagens instrumentais que fazem toda a diferença, unindo as guitarras ao teclado – a cargo do guitarrista Henjo Richter – em trechos que trazem à memória os melhores momentos de nomes como Stratovarius e Malmsteen.

Primeiro álbum de inéditas do Gamma Ray desde Land of the Free II, lançado em 2007, To the Metal mostra uma banda ainda pra lá revelante, com muito a dizer e com força para impactar a cena. Nada mal para quem já está há 21 anos na estrada, não é mesmo?


Faixas:
1 Empathy 5:04
2 All You Need to Know 4:00
3 Time to Live 4:48
4 To the Metal 5:29
5 Rise 5:05
6 Mother Angel 5:20
7 Shine Forever 3:53
8 Deadlands 4:23
9 Chasing Shadows 4:23
10 No Need to Cry 5:56

Comentários

  1. Gostei mesmo desse CD, comprei há um mês e não me arrependi.
    Ótimo review e ótimo blog.
    (:

    ResponderExcluir
  2. Pedro, obrigado pelo comentário.

    Adiciona a Collector´s aos favoritos e acompanhe, pois tem novidade pintando todos os dias no site.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Como adiciono aos favoritos ? ><
    Acompanho todos os dias no twitter e no site, todas os posts são interessantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.