MC alemão plagia capa de Erasmo Carlos. Precisava?


Por Ricardo Seelig

Certas coisas não tem explicação. Lançado em 1982, Amar pra Viver ou Morrer de Amor, de Erasmo Carlos, tem uma das capas mais sem noção que o Brasil já viu. Nela, uma pomba literalmente “rasga” o peito do Tremendão e voa livre, leve e solta, resultando em uma imagem que varia do grotesco ao ridículo.


Pois não é que alguém resolveu copiar a arte da capa do álbum? Morlockk Dilemma é um MC alemão com alguns discos na carreira já. O próximo álbum do cara, Circus Power, chega às lojas agora em fevereiro com uma capa praticamente igual a do disco de Erasmo. O ilustrador da capa original, José Luiz Benício, hoje com 74 anos, já anunciou que irá processar o alemão por plágio.

Eis a prova de que mau gosto e falta de noção não são exclusividade de um determinado país, estão em todo o mundo, não é mesmo?

Comentários

  1. Essa capa é mesmo muito bizarra. Se bem que o José Luiz Benício é um tremendo ilustrador, fez altos cartazes de filmes nos 70's. Se o tal MC falasse que se trata de uma "referência" total(tipo o London Calling e o álbum do Elvis),ficaria menos pior. Mas ainda assim, pegou mal.

    ResponderExcluir
  2. As capas de disco de artistas da MPB...principalmente das decadas de 60 e 70 são inversamente proporcionais a qualidade da musica...quase sempre

    ResponderExcluir
  3. As capas da Elenco são muito legais, Fábio. Design inovador para a época, fizeram história.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tem esse disco e ele está lá engordando minha coleção de vinis.
    É bizarra, mas clássica. Muito bem feita.

    ResponderExcluir
  5. Certo Ricardo, realmente eram inovadoras, mas tem artistas que primam por uma capa ridicula. Caso de Roberto carlos, Tim Maia, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Novos Baianos. Com raras exceções, a grande maioria das capas de Caetano Veloso, Jorge Ben, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, etc...
    Um dos poucos artistas que sempre primaram por causar impacto positivo em suas capas nos anos 1970, 1980 foi Tom Jobim, mesmo assim tem das suas cagadas. Outra que, pelo menos nos anos 1970, fez algumas capas legais foi Rita Lee.

    ResponderExcluir
  6. Mas eu não estou falando desses caras, Tiago. O que eu estou falando é do selo Elenco, que tinha nomes como Baden Powell e Nara Leão nio início da década de 1960, sacou?

    ResponderExcluir
  7. Mas vale salientar que dos anos 1990 para cá, essa mania de capas ridiculas foi se acabando, mesmo que alguns tenham resistido, caso de Roberto Carlos. ED Motta, Zeca Baleiro, Lenine,Chico Science & Nação Zumbi, Cassia Eller e as capas noventistas de Zé Ramalho são exemplos de capas legais, ou se não são, pelo menos não são ridiculas....

    ResponderExcluir
  8. Claro, existe um número muito maior de capas legais no Brasil do que de ridículas, eu não falei nada a esse respeito. Só acho essa capa do Erasmo bizarra de doer. Nisso você concorda, certo?

    ResponderExcluir
  9. Saquei, mas como o mote era zoar de capas da MPB achei melhor pega o lado da "Imprensa Marrom". :) Sem sacanagens só de diversão. Afinal quase todos os artistas citados são clássicos eternos da nossa MPB.

    ResponderExcluir
  10. Não, a minha idéia nunca foi de sacanear as capas da MPB. Estava falando só sobre essa capa do Erasmo. De onde você tirou essa conclusão?

    ResponderExcluir
  11. Talvez tenha entendido mal, mas pegando esta de Erasmo como regra e não como exceção, é fácil chegar a conclusão de que a grande maioria dos clássicos da MPB tem realmente capas muito fracas. Um dos maiores clássicos da música Brasileira é Chico Buarque. Mas ele não tem nem 5 capas que façam jus a sua obra, aquela capa que vc olha e diz: "Nossa, quero ouvir este disco agora!"
    E isto é um ponto bom para uma discurssão: qual o problema com as capas de discos da MPB? Claro, óbvio que existem exceções, mas em geral são ruins mesmo. Principalmente as antigas.
    O que vc acha, Ricardo?

    ResponderExcluir
  12. A capa do Almanaque do Chico é legal para caramba, mas talvez você esteja cometendo uma generalização. Tem uma edição antiga especial da Bizz só sobre capas de discos que é bem legal pra gente discutir isso, mas preciso dar uma olhada nela de novo pra falar ... rs ...

    ResponderExcluir
  13. Quando li mc alemão, juro que pensei em um funkeiro.

    De todo jeito, plagio na cara dura.

    ResponderExcluir
  14. Realmente a capa de Amanaque é bem legal, por isso disse que nem 5 capss dele são dignas de nota. Entre elas com certeza, esta entra fácil.
    Uma lista das 15 melhores capas da MPB que eu acho:

    1. Zé Ramalho - 1º disco
    2. Zé Ramalho - A Peleja Do Diabo com o Dono do Céu
    3. Jorge Ben - 1969( a do desenho dele segurando um violão)
    4. Tom Jobim - Tide
    5. Raul Seixas - Eu Nasci Há 10 Mil anos...
    6. Caetano Veloso - Estrangeiro
    7. Elis Regina - Falso Brilhante
    8. Caetano Veloso - 1º disco solo
    9. Alceu Valença - Vivo!
    10. Secos & Molhados - 1º disco
    11. Gal Costa - Gal (de 1969)
    12. Gilberto Gil - 1971 ( o último disco do exilio)
    13. Clara Nunes - Esperança
    14. Elba Ramalho - Coração Brasileiro
    15. Milton Nascimento - Clube da Esquina

    Algumas capas que eu acho lindas e representativas de seus respectivos artistas. Não citei nenhuma das capas clássicas da bossa nova pq, como disse, são clássicas e tem uma estética toda própria.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de entender a fixação que os artistas de nossa MPB tinham em tirar fotos toscas da própria cara e colocar na capa dos discos ????? Tim Maia é mestre nisso !!!!

    ResponderExcluir
  16. Tosqueira essa capa né?! e ainda o cara foi copiar! hahuahuahuauha
    tosco é a idéia, realmente de mal gosto, mas que o desenho da original é bem feito, isso aí. A arte poderia ser melhor aproveitada.
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  17. As capas de "Antologia Acustica" e "Nação Nordestina" de Zé Ramalho são muito bacanas, assim como "Carne Humana" do Zero e as últimas capas do Skank, que seguem a linha das ilustrações de Mark Ryden.

    ResponderExcluir
  18. O Nação Nordestina homenageia o Sgt Peppers, e o resultado ficou muito legal. E o Antologia Acústica é um disco fenomenal, não dá nem pra falar.

    ResponderExcluir
  19. Pois é Ricardo. O Zé Ramalho é um dos poucos artistas brazucas de MPB que aborda um conceito, começando inclusive pela arte das capa, Vide "o Gosto da vriação" ou "eu sou todos nós". Errou várias vezes, é verdade, mas o trabalho dele trancende a música.

    ResponderExcluir
  20. Leonardo, sou um grande fã do Zé Ramalho, adoro a sua música. O cara realmente é um gênio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Ricardo,queria mostra minha coleção,de Roberto Carlos e Erasmo Carlos,como faço,

    Abraços e parabéns,por esse espaço,dedicado ao rock

    Carlos
    cabcavalcanti@utilissimo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Carlos, tudo bem? Obrigado pelo comentário e pelo contato. Manda um e-mail para mim no ricardoseelig@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Sobre Zé ramalho ele realmente acertou muito mais do que errou. As 4 primeiras capas de seus discos são obras primas, assim como a do "Frevoador" de 1992, "Opus visionário" de 1986, "Vivo" de 2005, "Por aquelas que foram bem amadas" de 1984 e a do jpa citado "Nação Nordestina" de 2000. Alías fica a dica para estes ótimos discos deste grande paraibano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.