Minha Coleção: Carlos André - Roberto e Erasmo em uma coleção que é uma brasa, mora?


Por Ricardo Seelig

Carlos, como você conheceu a Collector´s Room?

Bicho, eu estava navegando procurando um colecionador que tivesse um disco raro do Rei, aí quando digitei veio uma avalanche no Google, e me interessei por um site chamado Whiplash, onde vi a sua coluna e o seu blog.

De onde você é e o que você faz?

Sou natural do estado do Maranhão, mas moro na zona norte de São Paulo há mais ou menos uns 20 anos. Tenho 36 anos, sou casado há 15 anos e tenho três filhos. Trabalho na área de transportes - gerenciamento de risco.

Quando começou a se interessar por música?

Rapaz, acho que foi ainda na barriga da minha mãe (risos), uma fã incondicional do Rei Roberto Carlos, de quem eu herdei essa doença (risos). Mas meu pai sempre foi dono de casa de show lá no Maranhão, então estive envolvido com música desde cedo.


Quantos discos você tem?

Não tenho certeza, mas acho que uns 700.

Qual foi o seu primeiro disco? Como você o conseguiu, e que idade você tinha?

Meu primeiro foi a trilha sonora dos Smurfs, presente da minha tia. Eu tinha uns 10 anos.

Você ainda tem esse álbum na sua coleção?

Infelizmente não tenho mais esse disco, ele su perdeu no meio te tantas mudanças que fiz ao longo da vida.

Você lembra o que sentiu ao adquirir o seu primeiro disco?

Com certeza, uma alegria imensa, pois assistia o desenho sempre. Quando ganhei o LP fiquei maravilhado, melhor do que quando ganhei uma bicicleta no Natal (risos).

Porque você começou a colecionar discos, e com que idade você iniciou a sua coleção? Teve algum momento, algum fato na sua vida, que marcou essa mudança de ouvinte normal de música para um colecionador?

Eu comecei colecionar discos porque eu tinha medo de não mais encontrá-los. Iniciei minha coleção com 17 anos mais ou menos, quando minha mãe começou a pedir para meus irmãos para mandarem o álbum de final de ano do Rei Roberto Carlos. Eu sempre ouvia. Depois foi eu que passei a mandar o disco pra ela e, consequentemente, comprava para mim também. Aí fui ficando mais interessado sobre sua obra, e quando vi já era tarde (risos).


Inicialmente, qual era o seu interesse pela música? Quais gêneros você curtia?

Meu interesse na música era somente para ajudar meu pai no clube que a gente tinha. Naquela época era mais música dançante pra agitar a galera, mas eu curtia mesmo era rock e reggae, como a maioria do maranhenses.

O que o atraía na música? Alguém da sua família, ou um amigo, o influenciou para que você se transformasse em um colecionador?

Eu tinha um amigo chamado Walterlee que curtia reggae demais, mas a história de virar colecionador veio de mim mesmo.

Qual gênero musical domina a sua coleção? E, atualmente, que estilo é o seu preferido? Essa preferência variou ao longo dos anos, ou sempre permaneceu a mesma?

Minha coleção é praticamente toda só de Roberto e Erasmo, mas isso variou ao longo dos anos, tenho bastante coisa de música brasileira em geral, MPB e tudo mais.

Vinil ou CD? Quais os pontos fortes de cada formato, para você?

Claro que a qualidade do CD é incontestável, mas nada como o vinil. A capa com encarte do vinil não tem preço. Eu prefiro o vinil.

Você tem alguma mania em relação à sua coleção, ao modo como guarda e organiza os seus discos?

Sou muito organizado, tenho um quarto com uma estante planejada só pra isso, onde organizo toda a minha coleção. Ele se chama Sala Emoções (risos). Tenho mania de limpeza bicho, é horrível, não desejo isso a ninguém.


Tem algum item em seu acervo que chame a atenção pelo formato diferenciado ou por algum outro detalhe?

Eu acho que um MD em espanhol do Roberto, que é bem interesante.

Qual item é seu objeto de desejo, aquele que você sempre quis ter e ainda não conseguiu?

O primeiro LP do Rei, Louco por Você. Ainda estou na Batalha.

Você tem uma grande quantidade de discos Roberto e Erasmo Carlos. Quantos álbuns da dupla você possui? Quando começou essa admiração pelo trabalhos dos dois?

Do Roberto tenho mais ou menos uns 300. A minha admiração pelo trabalho dos dois teve início quando eu vi o especial do Roberto de 1987, e porque eu ouvia muito ele também através da minha mãe. Como falavam bastante do amigo de fé Erasmo, comecei a me interessar pela obra dele também

Você não acha que, mesmo que tenha se tornado mais forte comercialmente com o passar dos anos, o trabalho de Roberto Carlos perdeu muito do seu valor artístico, já que ele começou a investir em fórmulas prontas e ideias batidas na sua música?

Acho, pela demora de um novo trabalho, músicas inéditas por exemplo. Agora, ideias prontas eu acho que é coisa de gravadora e patrocinadores mesmo. Você acha que nós como fãs não sofremos com isso? Sofremos, e muito! Mas como diz o próprio RC, "não vou mudar, esse caso não tem solução, sou fera ferida no corpo na alma e no coração".


Já encontrou com o Roberto ou com o Erasmo? Na sua opinião, quais são as principais diferenças entre a carreira e a personalidade dos dois?

Já encontrei com o Roberto no Olímpia em São Paulo em 2005, mas com o Erasmo ainda não. O Erasmo pode tudo bicho (risos), grava tudo, já o Roberto é mais perfeccionista, cheio de manias, sofre até de toc, como ele mesmo já admitiu em várias entrevistas.


Qual a importância de Roberto Carlos e Erasmo Carlos para a música brasileira, e também da parceria entre os dois?

Eu acho que os dois são extremamente importantes na nossa música. Muita gente bebeu e vai continuar bebendo nessa fonte. Para mim eles são os nossos Lennon e McCartney, e vão ser sempre!

Se pudesse encontrar tanto o Roberto quanto o Erasmo um dia, o que diria para cada um?

Pro Roberto eu já disse, mas quando eu encontrar com Erasmo vou dizer a mesma coisa: obrigado por você existir.

Existe algum instrumento musical específico que o atrai quando você ouve música?

O violão.


Qual foi o lugar mais estranho onde você comprou discos? E, também, qual foi a melhor loja de discos que você já conheceu?

Uma vez eu comprei um disco de um desse vendedores de rua. Ele estava debaixo de um viaduto no centro da cidade, foi o LP Parei na Contramão do Roberto. Eu gostava muito do Museu do Disco, tinha muitas raridades, hoje nem tanto mais. Eu prefiro mais os sebos, tem coisas melhores

Conte-me uma história triste na sua vida de colecionador.

Uma vez eu vi o LP Louco por Você pra vender num sebo, lá no centro da cidade. Negociei, voltei pra pegar a grana, e quando cheguei lá cadê? O cara inventou uma história espalhafatosa, aumentou demais o preço e até hoje eu não tenho esse disco. Detalhe: ele tirou o disco da prateleira, nem consegui me despedir do mesmo (risos). Acho que essa é a mais triste.


Como você organiza a sua coleção? Dê uma dica útil de como guardar a coleção para os nossos leitores.

Rapaz, eu organizo por cantor, banda e por ano desse ou daquele lançamento. Sem aquelas divisões, direto na prateleira mesmo. Assim cabem mais discos (risos).

Além da música, que outros fatores te atraem em um disco?

A qualidade do produto, sem economizar na produção, tais como encarte, créditos e, principalmente, as fotos. Por isso, prefiro mil vezes o vinil.


Quais são os álbuns mais raros da sua coleção?

Considero os discos italianos do Roberto Carlos.

Quando você está em uma loja procurando discos, você tem algum método específico de pesquisa, alguma mania, na hora de comprar novos itens para a sua coleção?

Bicho, eu procuro dizer que estou só dando uma olhada, porque se você perguntar por um específico tem alguns vededores que valorizam mais do que se deve.

Entre as bandas atuais, quais você ouve e recomenda para os leitores da Collector´s?

No Brasil ouço atualmente Titãs e Skank, gosto muito desses caras. Lá fora sou fã do U2.

Qual a importância dos colecionadores para as bandas e para a indústria da música?

Em uma palavra? Fundamental, porque é a gente que faz esse ou aquele disco ficar raro, não é isso?

O que significa ser um colecionador de discos para você?

Significa ter prazer na vida. Quando a gente está manuseando um vinil, seja pra ouvir, seja pra limpar, é um orgasmo inenarrável. Colecionador é tudo!

Carlos, obrigado pela entrevista, sucesso pra você!

Comentários

  1. Você irá gastar uma boa grana no primeiro lp, boa sorte e parabéns pela coleção.

    ResponderExcluir
  2. Bicho, se eu mostro essa coleçõ para a minha mãe, capaz da velha ter um troço. Muitas fotos e discos que não são comuns de se ver por aí...

    Parabéns pela coleção, e tomara que você consiga o primeiro LP, que é bastante difícil de achar...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, apesar de eu não gostar do Roberto Carlos, a entrevista foi muito bacana. Agora um detalhe interessante, estive no Maranhão recentemente, visitando meu avô e uma parte da minha família que mora por lá e ele usam muito correntemente esse termo "rapaz", até pras mulheres! hahuahuahuahuahua...em uma conversa de uns 2 minutos a gente ouve essa palavras no mínimo 5 vezes, muito engraçado!
    É isso aí...abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  4. SENSACIONAL ! PARABÉNS ! LINDA COLEÇÃO, MUITO BEM ORGANIZADA ! E DE MUITO BOM GOSTO... AFINAL, O REI É O REI, NÉ ? UM GRANDE ABRAÇO.
    JÚLIO JOSÉ - www.juliojose.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bacana.... SÓ OS CDs QUE NÃO ESTÃO NA ORDEM NE? FALO DOS
    NACIONAIS ... MAS TA LEGAL!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.