Só Garotos, a história de Patti e Robert!


Por Márcio Grings

Acaba de bater na minha caixa de correio um dos melhores livros lançados em 2010. Trata-se de Só Garotos (Cia das Letras), biografia da cantora americana Patti Smith.

Na verdade, a publicação repassa parte da história da artista, mas enfoca um dos momentos mais interessantes da música e das artes no século XX. É quando voltamos à efervescente Nova York do final dos anos sessenta. Ao abrirmos o tomo, somos abertamente convidados a passear com Patti e o fotógrafo Robert Mapplethorpe (partner da cantora naqueles tempos contraditoriamente idílicos e loucos) pelas ruas, praças, bares, happenings e quartos de hotel da metrópole americana. Estão lá todos os bons e maus momentos de um dos casais mais andróginos e criativos da cultura pop mundial - afinal, a dupla influenciou a música, moda, comportamento, fotografia e várias formas de expressão artística do nosso tempo.

Segundo Tom Carson, crítico literário do The New York Times, pelas páginas de Só Garotos encontramos “o retrato mais fascinante e divertido da descolada Big Apple do final dos anos 60 e começo dos 70”. Li a biografia de Mapplethorpe em 2007, escrita pela jornalista Patrícia Morrisroe, livro que também enfoca o relacionamento de Patti e Robert, e confesso que fiquei arrebatado pela história da dupla. Mapplethorpe morreu de AIDS em 1989, mas agora pelo menos podemos conhecer uma outra versão da história contada pela cantora.


Patti Smith é considerada uma das grandes poetisas do rock, além de pioneira do movimento punk nos Estados Unidos. Sempre usou o rock como desculpa para miscigenar poesia com referências aos poetas franceses e aos escritores Beat. Só Garotos levou o prêmio de Melhor Livro de 2010 pela National Book Award.

Pra fechar, relembro a artista descrita pelo pintor Salvador Dali como “corvo gótico” em seu habitat natural: sob o sal das luzes! “Dancing Barefoot” foi gravada originalmente no álbum Waves (1979). O U2 fez um cover meia boca desse som alguns anos mais tarde.


Comentários