Beach Boys: sessões de Smile finalmente serão lançadas!


Por Ricardo Seelig

Um dos discos mais famosos da história do rock e uma das jornadas mais fantásticas que a mente de um compositor foi capaz de criar finalmente verão a luz do dia. Estou falando do mítico Smile, o disco perdido dos Beach Boys, e que seria o sucessor do fenomenal Pet Sounds (1966).

Atormentado pela disputa criativa com os Beatles, cheirando cordilheiras de cocaína, tomando enciclopédias de LSD e navegando em oceanos multicoloridos à beira do precipício, Brian Wilson, a mente criativa do Beach Boys, saiu em busca do pop perfeito em Smile, mas a única coisa que encontrou foram as portas da loucura.


A jornada de gravação do disco esgotou o Beach Boy, que perdeu totalmente a noção da realidade e foi interditado pelos companheiros de banda. Apenas uma canção das sessões de Smile foi lançada comercialmente, a estupenda "Good Vibrations", não por acaso eleita o melhor single de todos os tempos em uma eleição que reuniu críticos de música de todo o planeta.

Mas agora, em 2011, as sessões de Smile serão lançadas, finalmente. Brian Wilson já havia colocado no mercado, em 2004, a sua versão do álbum, mas agora o que será lançado é o que o grupo gravou para o disco original, de 1967.


Mark Linett, que trabalhou com Wilson em Smile (2004), e Alan Boyd, arquivista da Capitol, estão por trás do projeto, que se chamará The Smile Sessions e será lançado em CD duplo e em um luxuoso e apetitoso box com quatro CDs, dois vinis, dois singles em vinil e um livro sobre os Beach Boys escrito pelo historiador Domenic Priore. Linett e Boyd estão trabalhando respeitando a concepção original de Brian Wilson, inclusive com o disco sendo lançado em um vinil de três lados, com o restante do espaço sendo preenchido por outtakes.

Ainda não há uma data oficial de lançamento, mas a EMI, detentora dos direitos, assegurou à Billboard que The Smile Sessions chegará às lojas ainda em 2011.

Agora, é esperar e preparar os ouvidos para uma jornada cósmica e repleta de surpresas!

Comentários