Discos Fundamentais: Flower Travellin' Band - Made in Japan (1972)!


Por Ricardo Seelig

Terceiro álbum da Flower Travellin' Band, Made in Japan teve a ingrata tarefa de suceder o espetacular Satori, obra-prima lançada por estes japoneses malucos em 1971.

Aos colecionadores, uma dica: a versão original do disco vinha em uma embalagem de papelão, remetendo a um destes pacotes que a gente manda pelo correio, com o nome do play impresso de uma maneira que lembrava um carimbo.


Made in Japan é um disco conceitual, e suas músicas versam sobre os fatos que aconteceram com o povo japonês durante a Segunda Guerra Mundial, desde os pilotos suicidas até o trauma das bombas atômicas. O disco inicia com uma pequena introdução de rádio transmitindo "Lucky Man" do Emerson, Lake & Palmer, que abre as portas para "Unaware". Uma das músicas mais densas e emocionais que eu conheço, é uma composição brilhante. Seu arranjo é espetacular, com destaque para a guitarra do ótimo Hideki Ishima e para o vocal de Akira Yamanaka. Na boa, essa música arrepia, transcende, não tem explicação ...

O álbum segue com "Aw Give Me Air", com um riff que mostra as sempre presentes influências do Black Sabbath no som do grupo. "Kamikaze" vem a seguir, e é outra faixa espetacular. Pesada e sombria, tem como grande destaque os riffs, bases e solos de Ishima, um músico único, que soube unir as influências musicais de seus país a sua paixão pelo heavy rock, alcançando um estilo único.

"Hiroshima" vem na sequência, e pega emprestado a melodia de "Satori Part 3", do disco anterior, evoluindo-a para um novo caminho, em mais uma grande composição do grupo. Fechando o play temos a densa "Spasms", "Heaven and Hell" e a emocionante "That´s All", que encerra o disco com classe.


Um dos grupos mais originais dos anos 1970, a Flower Travellin' Band, apesar de pouquíssima conhecida entre os ouvintes atuais de música, é daqueles grupos que, se fossem mais divulgados, certamente teriam mais fãs.


Faixas:
A1 Introduction 0:24
A2 Unaware 5:55
A3 Aw Give Me Air 3:15
A4 Kamikaze 4:20
A5 Hiroshima 5:15

B1 Spasms 5:20
B2 Heaven and Hell 3:40
B3 That's All 6:40

Comentários

  1. Cara, esse disco eu não conheço, somente o Satori. Mas tá aí uma ótima dica, vou procurar conhecê-lo e adquiri-lo!
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, achei que você conhecesse. Ele não é tão espetacular quanto o Satori, mas é ótimo também. E a faixa de abertura, "Unaware", é linda demais.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.