Heavy Metal Film Festival: conheça alguns documentários que estarão no evento!


Por Ricardo Seelig

A primeira edição do Heavy Metal Film Festival, dedicado à relação da música pesada com a sétima arte, acontecerá nos próximos dias, entre 31 de março e 3 de abril, em Los Angeles.


A organização do evento divulgou alguns documentários que estarão presentes na mostra, e o que dá para dizer é que vem muita coisa por aí. Os fãs do Kiss irão babar com Faces of Budokan, curta metragem que relata a turnê do grupo pelo Japão em março de 2003. O filme, dirigido pela dupla Mike Cassidy e Tim Sheridan, é focado na paixão dos fãs e, principalmente, em como os apaixonados japoneses fazem tudo para se maquiarem de forma idêntica aos integrantes do Kiss.


Beyond the Thunder, da dupla Gregg Ferguson e Kurt Squiers, se dedica a mostrar porque milhões de fãs ao redor do mundo se identificam tanto com o som do AC/DC. Classificado como “um documentário com culhões”, o filme tem o objetivo de ser um retrato único e original a respeito dos fãs do grupo dos irmãos Young. Ferguson e Squiers irão apresentar 16 minutos de Beyond the Thunder no festival, dando uma prévia do que será o documentário.


Os thrashers do Death Angel apresentarão um trailer de 12 minutos do seu A Thrashumentary, dirigido por Tommy Jones e dedicado a contar a história da banda, uma das pioneiras do thrash metal da Bay Area. Ao lado de cenas históricas e entrevistas há imagens do grupo no palco durante a turnê de seu último disco, Relentless Retribution, de 2010.


O indiano Mohammad Kabeer apresentará o seu Capital Metal, documentário sobre a cena pesada de Nova Delhi, capital da Índia. Grandes nomes locais como Third Sovereign e Undying Inc. marcam presença. O filme centra a sua narrativa em vários aspectos da relidade local, como o fato de que mesmo vivendo em um dos países mais populosos do mundo, as maiores bandas indianas não conseguirem se sustentar apenas com a música, tendo todos um segundo emprego. Uma característica interessante de Capital Metal é que o filme foi produzido em apenas oito dias com um orçamento de meros 200 dólares, como parte de um projeto de faculdade. É o primeiro documentário sobre o gênero produzido na Índia, e é mais uma prova do quanto o heavy metal está presente em todas as partes do mundo.

Todos esses filmes devem ser lançados comercialmente após o festival.

Comentários