Andando com os Rolling Stones (e sobrevivendo para contar a história)!


Por Rodrigo de Andrade

A editora Nova Fronteira irá lançar essa semana Under Their Thumb: Como um Bom Garoto se Misturou com os Rolling Stones e Sobreviveu para Contar. Escrito por Bill German, com nada menos que 504 páginas, a obra é considerada por especialistas — incluindo o pessoal do Stones Planet Brazil — como um dos melhores livros já escritos sobre os Rolling Stones.

O autor era apenas um rapaz do Brooklyn que publicava o Beggars Banquet, um fanzine sobre a banda. Então, sua vida mudou quando Mick Jagger, Keith Richards e Ron Wood se mudaram para Nova York, na década de 1980. German largou a faculdade de jornalismo e se mudou para um apartamento minúsculo em Manhattan. Passou a seguir os membros dos Rolling Stones e acabou se tornando amigo deles.

Com isso, pode acompanhar de perto um dos períodos mais barra-pesada e menos documentados sobre o cotidiano do grupo. É uma época em que os Stones trocaram de gravadora e se tornaram uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Particularmente, passavam a maior parte do tempo circulando por bares e levando a extremos sua vida de excessos. No seu interior, o grupo esfacelava com brigas homéricas que quase decretaram o seu fim.

Tendo se aproximado bastante de Keith Richards e Ron Wood, Bill German testemunhou esse período complicado e documentou tudo em seu fanzine, que chegou a ter 102 edições. Como as relações pessoais não iam bem, Ronnie chegou a declarar: “O Beggars Banquet é por onde a gente fica sabendo o que cada um dos Stones está fazendo”. A relação de German e Wood chegou a ser bem estreita: passavam noites ouvindo discos e passando trotes pelo telefone.

Em 1984, o fanzine foi oficializado pela banda como publicação do fã-clube oficial. German continuou produzindo o Beggars Banquet até 1996. Foi quando percebeu que a produção da publicação — e a paixão exacerbada pelos Rolling Stones — consumia totalmente a sua vida. Em depressão, ele escreveu Under Their Thumb como uma forma de expurgo pessoal.

Por revelar um viés particular de alguém que realmente testemunhou a história da banda num momento delicado, o título — mesmo sendo, na verdade, uma história sobre o seu autor — consolidou uma ótima reputação entre os estudiosos devotados aos Rolling Stones. Sua publicação foi uma escolha madura e acertada, que aproveita o atual bom momento editorial brasileiro de livros sobre rock.

Comentários