Unsun: review do álbum Clinic for Dolls (2010)!


Por Ricardo Seelig


Cotação: **

A questão aqui é simples: você gosta daquele pop gothic metal com vocais femininos, executado por bandas como o Lacuna Coil? Se sim, ouça o Unsun. Se não for a sua praia, passe longe.

Formado na cidade polonesa de Szczytno em 2006, a banda de Aya (vocal), Maurycy Stefanowicz (guitarra), Filip Halucha (baixo) e Wawrzyniec Dramowicz (bateria) é mais conhecida por ser o novo grupo de Maurycy, o “Mauser”, ex-guitarrista do Vader. Mauser gravou cinco discos com o Vader – Litany (2000), Revelations (2002), The Beast (2004), Impressions in Blood (2006) e XXV (2008) -, e, pelo que você já deve ter imaginado, faz um som bem diferente no Unsun.

Clinic for Dolls, lançado lá fora em 11 de outubro de 2010, é o segundo álbum do Unsun – o debut, The End of Life, saiu em 2008. O disco é muito bem produzido, embalado por uma performance instrumental bem executada e pretensamente agressiva, e um visual gótico de butique.

O encarte, com citações de nomes como Oscar Wilde, Jim Morrison, Fryderyk Nietzsche e outros, tenta transmitir uma sensação de profundidade artística e intelectual, mas só consegue transparecer uma pretensiosa e rasa filosofia. O mesmo encarte traz impressa a frase “creativity is the art of taking a fresh look at old knownledge”. Sugiro que a banda aprenda com a sua própria dica da próxima vez, porque o que ouvimos em Clinic for Dolls não tem nada de original ou criativo, e apenas recicla ideias já exploradas com um brilhantismo muito maior por outros grupos.



A simpática “The Lost Way” abre o play, seguida pela faixa-título, cujas linhas vocais são exageradamente pops. Em uma avaliação menos criteriosa, “Not Enough” até passaria, mas se elevarmos um pouco o nível de exigência ela não sobrevive, assim como a grande maioria das faixas do álbum. A balada “The Last Tear”, levada ao piano, tem tudo para cair no gosto dos órfãos de Amy Lee e seu Evanescence. A pesada “Home” se destaca pelo bom instrumental, enquanto “I Ceased” tem seus méritos.

O álbum melhora consideravelmente no seu final, com as duas últimas músicas, “A Single Touch” e “Why”, apresentando elementos que o Unsun poderia ter explorado com mais profundidade no restante do disco, como uma maior dose de peso nas composições, melodias de guitarra mais elaboradas e linhas vocais que fogem do óbvio.

De uma maneira geral, Clinic for Dolls é um álbum sem maiores atrativos, sem brilho e com composições de qualidade discutível. Não há praticamente nada que justifique a sua audição, a não ser uma ou outra faixa em um momento isolado. Até mesmo no segmento em que se enquadra, o pop metal com elementos góticos, o som do Unsun soa repetitivo e sem nenhum diferencial.

A não ser que você seja um ferrenho fã do estilo, nada justifica a aquisição de Clinic for Dolls para a sua coleção.


Faixas:
1 The Lost Way
2 Clinic for Dolls
3 Time
4 Mockers
5 Not Enough
6 The Last Tear
7 Home
8 I Ceased
9 A Single Touch
10 Why

Comentários

  1. a convenhamos, ricardo o disco é até legalzinho, acho que uns 6,5 tava bom.

    O grande cd desse ano com Mulher nos vocais eu Unforgiven do Within Temptation.

    A proposito voce já ouviu?

    ResponderExcluir
  2. Pera ai voce achou fraco o Cd da resenha ou o do Within Temptation?

    Caso seja o Within Temptation, eu imaginei que o disco fosse causar algumas opiniões divergentes por causa dos efeitos eletronicos.

    Mas no geral aquele é um bom disco, com varias experimentações que deram certo, principalmente a curiosa "Sinéad".

    Sharon está impecavel como sempre, e no geral pelo que eu li, o disco foi muito bem aceito, e até agora a sua foi a única crítica negativa que eu vi.

    A proposito Ricardo eu sei que voce escuta muitos generos de música, mas voce gosta do Metal Sinfônico praticado por banda como: Epica, After Forever e Nightwish?

    ResponderExcluir
  3. Achei o Unsun fraco e sem identidade, Rubens.

    Das bandas citadas, gostava demais do Nightwish na época da Tarja e estou curioso pra ouvir o novo disco, acho o Epica legal, e o After Forever não conheço muito.

    ResponderExcluir
  4. Eu também achei esse do Unsun mediano, mas eu queria saber o que voce tinha achado do Unforgiven do Within Temptation, ai voce respondeu:

    "Eu achei fraco, Rubens"

    Ai eu pensei que voce tinha achado o do Within Temptation fraco, mas enfim não tenho certeza se voce falou do Unsun ou do Within Temptation.

    O After é legal porque eles tem uma pegada mais Heavy Metal que as outras que eu citei, escute o disco Invisible Circles que voce vai gostar. eu também gosto dos dois primeiros (Prision Of Desire e Decipher), mas aconselho começar com o Invisible mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Então, pra não ficarem dúvidas Rubens, eu não ouvi o disco do Within Temptation (rs).

    ResponderExcluir
  6. Ok agora eu entendi(rs). Mas como eu disse o disco Unforgiven do Within Temptation, vem sendo muito elogiado e eu também achei esse disco muito interessante, pois ele não se parece com o que a banda fez anteriormente.

    Vale a conferida.

    ResponderExcluir
  7. Vou dar uma conferida Rubens, valeu pela dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.