Hammerfall: review do álbum 'Infected' (2011)!



Nota: 1

O problema de bandas que fazem um som baseado no humor é que, depois de alguns álbuns, soa como a mesma piada contada de novo e de novo. E isso aconteceu com o Hammerfall já há alguns discos. A proposta do grupo nunca foi das mais originais mesmo. Mas tudo bem, pois seus dois primeiros trabalhos (Glory to the Brave e Legacy of Kings) contavam com um punhado de ótimas canções e surgiram em um momento em que o heavy metal tradicional se encontrava em baixa. Mesmo os sucessores mais próximos, Renegade e Crimson Thunder, possuem seus grandes momentos, satisfazendo quem estava em busca desse tipo de som. Mas a coisa parou por aí.

Infected, oitavo play de inéditas, é um mero remendo do passado. Sem ter para onde correr, a banda comandada por Joacim Cans e Oscar Dronjak repete os mesmos clichês em um álbum redundante e preguiçoso. Mas no fundo os clichês nem são o que há de pior, afinal, ainda há grupos por aí pegando fórmulas do passado e oferecendo lançamentos mais que dignos – vide o recente caso do Voodoo Circle. O maior problema acaba sendo mesmo o marasmo em que o cenário caiu. Não basta mais se espelhar nas influências, o quinteto já chegou ao estágio de plagiar a si próprio.

Claro que os fãs mais ardorosos vão consumir, até porque esses abraçariam qualquer ideia que fosse registrada. Mas Infected soa como a última pá de cal em alguma esperança de o Hammerfall revigorar sua música. Salva-se mesmo a agitada “Dia De Los Muertos”, com duas frases do refrão em espanhol e bela pegada instrumental. Muito pouco.

Fica a certeza de que Pontus Norgren e Fredrik Larsson estão muito abaixo de Stefan Elmgren e Magnus Rosén, músicos que substituíram. Como dos restantes, apenas o baterista Anders Johansson é realmente um nome representativo em sua função - imaginem o drama.


Faixas:
1 Patient Zero
2 Bang Your Head
3 One More Time
4 The Outlaw
5 Send Me a Sign
6 Dia de los muertos
7 I Refuse
8 666 - The Enemy Within
9 Immortalized
10 Let's Get It On
11 Redemption


Comentários

  1. Nem, essa nota tá muito baixa, eu não dô essa nota nem para discos do mainstream ruins.

    O disco deve ter algumas canções bem legais.

    ResponderExcluir
  2. Rubens, não entendi.

    Um disco ruim é um disco ruim, independente de ele ser de metal ou mainstream, ok?

    ResponderExcluir
  3. Não voce não entendeu mesmo, é que eu não acho que um disco do Hammerfall seja tão ruim assim, a ponto de ganhar nota 1, já que a banda muda muito pouco.

    Creio que seja um exagero do Jay, apesar de respeitar muito a opinião dele. e quando eu falei do mainstream, eu só quis dizer que essa é uma nota severamente baixa.

    Na verdade é a nota mais baixa que eu já vi um redator atribuir a um CD.

    ResponderExcluir
  4. Amo heavy metal. Mas como eu sempre digo, críticos não são uma boa referência. Somente você que é fã sabe o que é melhor para você. Já ouvi bons álbuns e a crítica já classificou como péssimo. O problema é gosto, imagina o que eles ouvem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.