Assista a primeira parte do documentário 'Fanzineiros do Século Passado'!

Comentários

  1. Houve um tempo [lá pelos anos 80] em que eu curtia alguns fanzines. Computadores, internet & afins ainda eram um sonho distante. As máquinas Xerox eram o meio que justificava os fins.

    De fato, aquelas folhas de papel datilografado, com fotos recortadas, cartuns toscos, entre outras ousadias, contribuiram bastante para a minha formação. Era um mundo que vinha até mim só porque eu ia até ele. Não havia outro modo. Alguns desses fanzines fazem parte da minha memorabília.

    Seja como for, ficava patente em uma, duas ou três folhas de papel, todo um esforço de um grupo de pessoas que adorava o que fazia, apesar da falta de grana. E o documentário deixa isso bem claro.

    Fico feliz em saber que os fanzines em papel ainda teimam em existir, apesar dos recursos tecnológicos disponíveis, que, neste caso, são meros coadjuvantes numa forma de arte que teima em desafiar o tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.