Lady Gaga: review do álbum 'Born This Way' (2011)!



Por Ricardo Seelig


Nota: 8,5


O que é o pop? Resumindo em uma frase, é aquela música que conquista o ouvinte de imediato e, quando ele menos percebe, já está cantando junto. No pop atual, não há nada igual a Lady Gaga, e isso fica ainda mais claro em Born This Way, seu segundo disco. A verdade é apenas uma: desde o surgimento de Madonna na década de 80 o mundo não via um fenômeno como Lady Gaga. Ela é a nova rainha do pop, influenciando não apenas a música, mas a moda, o comportamento e a própria cultura de massa.


Born This Way é um ótimo disco por uma razão muito simples: ele tem ótimas canções. Assim como já havia ocorrido com a estreia de Gaga, The Fame Monster, o que se ouve nas quatorze faixas de Born This Way é um aula prática de como ideias podem ser reunidas na construção de canções de apelo imediato. E, mais do que isso: ao despir as faixas de seus arranjos, o que sobre são ótimas canções, que sobrevivem – e, em muitos casos, soam até mais fortes – sem todo o aparato eletrônico de seus arranjos originais.




Batidas eletrônicas, coros elaborados, linhas vocais contagiantes. Born This Way é um álbum extremamente emocional, que não permite ao ouvinte passar incólume à sua audição. O que temos aqui é um disco que só poderia ter sido criado por alguém que nasceu e cresceu durante a década de oitenta e tinha como um de seus principais hobbys passar horas ouvindo música. Referências a já citada Madonna e Michael Jackson são as mais óbvias, mas não é difícil perceber em suas faixas elementos pescados de sonoridades tão distintas quanto Bon Jovi e cantores kitsch de cabaré.


Faixas como “Marry the Night”, o hit “Born This Way” (que chupa sem remorso a melodia de “Express Yourself” de Madonna), a excelente “Judas”, “Americano” (onde, por um momento, pensei estar ouvindo a versão do Santa Esmeralda para “Don't Let Me Be Misundestood”), “Scheiße”, “Bloody Mary”, “Highway Unicorn (Road 2 Love)”, “Heavy Metal Lover”, a ótima balada "Yoü & I" e “Electric Chapel” (com um riff de guitarra legal bem legal) são momentos excelentes construídos através de fragmentos dos mais variados gêneros musicais, que convergem e se unem em composições sólidas e donas de uma personalidade fortíssima.




Acima das polêmicas que alimenta, Lady Gaga revela-se uma grande artista. Ótima cantora, excelente compositora, ciente do poder que tem e em como amplificá-lo em escala global. O que ouvimos em Born This Way e estamos presenciando em 2011 é a história sendo construída diante de nossos olhos.


O que é o pop em 2011? A resposta é Lady Gaga, o disco é Born This Way e todo o resto ficou para trás!


Ouça e surpreenda-se!




Faixas:


1 Marry the Night
2 Born This Way
3 Government Hooker
4 Judas
5 Americano
6 Hair
7 Scheiße
8 Bloody Mary
9 Bad Kids
10 Highway Unicorn (Road 2 love)
11 Heavy Metal Lover
12 Electric Chapel
13 Yoü and I
14 The Edge of Glory

Comentários

  1. Gostei. Legal ter resenhas de outros gêneros. Vou ouvir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Essa mulher tem uma cara esquisita, mas a bundinha branca eu gostei.

    ResponderExcluir
  3. Digamos que a foto da bunda é um bônus no post (rs).

    ResponderExcluir
  4. Mudou de ideia? voce disse que ia dar 7,5 ao disco. Enfim o disco é bom, mas tem algumas faixas pavorosas.

    A Lady Gaga construi um disco bem variado, e de fato, ela hoje é a rainha do pop.

    Eu gostei muito de Eletric Chapel.

    ResponderExcluir
  5. Rubens, esse disco é viciante, e é difícil parar de ouvi-lo ao dar o play. Ótimo!

    ResponderExcluir
  6. "Digamos que a foto da bunda é um bônus no post (rs)."

    Por isso eu adoro esse blog... musica boa, bundinhas, só falta a 'ceva' hehehehehehe.

    ResponderExcluir
  7. A falta de cerveja não é por falta de vontade, que isso fique claro (rs).

    ResponderExcluir
  8. Eu não achei ele tão bom assim, a voz da Lady ainda é muito fraquinha, e elas as vezes recorre ao Autotune.

    Faixas com Heavy Metal Lover eu não engoli.

    Agora pelo lado bom temos: Judas, Eletric Chapel, Hair e americano.

    ResponderExcluir
  9. CARA, NÃO ACREDITO QUE DEPOIS DO WHIPLASH TER JUSTIN BIEBER, AGORA L. GAGA AQUI.

    PUTZZZZZZ

    ResponderExcluir
  10. Interessante. Vou ouvir. Sempre dei atenção ao bom pop. Mas ainda prefiro a Adele anos luz.

    ResponderExcluir
  11. Tchê... até pouco tempo eu conhecia apenas os singles dela, mas busquei os discos para ter uma ideia melhor de sua música. A primeira constatação que fica é a de que a escolha das faixas para promoção foi bem pensada. Músicas como "Pokerface", "Just Dance", "Alejandro", "Bad Romance", "Born This Way" e "Judas" são mesmo as com maior potencial de grudar na mente das pessoas com facilidade, dada a construção das melodias e o bom encaixe das letras nas mesmas.

    Quanto a "Born This Way", o disco, a mim ele soa mais fraco que os lançamentos anteriores. Existem sim faixas com potencial, como os singles "Judas" e a faixa-título, mas no geral me parece uma compilação de canções que, na maioria dos casos, não são mais do que "simpáticas". É positivo o fato de muitas delas estarem menos overproduced, mais convencionais, e algumas me agradaram bastante, como "Yoü and I" e "The Edge of Glory". A que mais remete aos trabalhos anteriores é "Judas", mas ela tem a mesma característica que critico na maioria dos hits de Lady Gaga: a excessiva repetição de sílabas para que as letras se encaixem perfeitamente na melodia. Admiro uma métrica bem feita, e acho que ela é competente nisso, mas curto bem mais quando isso é feito com naturalidade, como ABBA e Beatles sabiam fazer com perfeição.

    Bom, encurtando o causo... "Born This Way" é legalzinho, mas apenas isso. Ainda fico com "The Fame", que conta com (essa sim) a excelente "Pokerface", melhor canção de Lady Gaga disparado, ao menos para mim. Sem falar em "Just Dance" e "Lovegame", que também são muito boas. Que ela é a artista pop mais relevante dos últimos tempos, disso não há dúvida. Mas há gente fazendo pop bem mais legal por aí. Robbie Williams é, para mim, o melhor exemplo. A recente "The Flood" (com o Take That) é uma das melhores canções pop que eu ouvi em muito tempo... As duas faixas novas lançadas na coletânea "In and Out of Consciousness" (2010) também são fantásticas, a saber "Shame" e "Heart and I"

    ResponderExcluir
  12. The Fame é um disco fraquissimo, sem nenhum atrativo.

    Born This Away é mais diversificado,e mostra uma maior ousadia da Lady que no fraco The Fame.

    nesse disco ela usa bem menos o Autotune, que era muito utilizado nos registros anteriores.

    Ao meu ver Born This Away é um disco de regular para bom, com faixas boas e outras pavorosas de ruim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.