Nirvana: a edição de 20 anos do clássico 'Nevermind'!


Por Ricardo Seelig


19 de setembro. Essa é a data de lançamento da edição comemorativa ao vigésimo aniversário de Nevermind, o maior clássico do Nirvana e um dos álbuns mais influentes da história do rock.


O que chegará às lojas nesse dia é um box com nada mais nada menos do que 4 CDs e 1 DVD. Os CDs virão recheados de material extra, incluindo raridades, b-sides, faixas inéditas e músicas registradas em sessões para a rádio BBC entre 1989 e 1991, incluindo aparições nos programas dos DJs John Peel e Mark Goodier. O DVD trará um show inédito do grupo, gravado na turnê de lançamento do disco. Não foram divulgadas mais informações sobre o tracklist do box e também a respeito dos materiais extras que ele incluirá, como itens de memorabília e tal, mas assim que tivermos mais detalhes publicaremos aqui. Além do box, a Universal também informou que irá promover diversos eventos e lançar também vários outros itens relacionados a Nevermind durante o ano.


Nevermind foi o responsável por colocar o grunge no topo das paradas no início da década de 90. Com composições diretas e repletas de energia, com grande influência do punk e do Black Sabbath, o Nirvana foi o principal nome não só do grunge, mas também de todo o rock dos anos 90, encontrando um rival somente, para alguns, no Radiohead.


A chegada de Nevermind ao topo das paradas marcou também o fim das chamadas 'hair bands', grupos de hard rock predominantemente naturais da Califórnia e que dominavam as vendas de discos no período. Entre essas bandas estavam nomes como Guns N'Roses, Skid Row, Poison e outros. A cena hard já estava estagnada no período e chegando ao final de seu ciclo, e a ascenção do grunge apenas acelerou esse processo. No entanto, uma parcela considerável de fãs do estilo e uma porcentagem considerável da própria crítica especializada em hard e metal – principalmente a brasileira - tem uma grande má vontade e apontam o Nirvana e todo o grunge como responsáveis pela queda de vendas das bandas do gênero, o que não passa de um preconceito infundado.


Se você faz parte desse grupo, aproveite esse relançamento para rever os seus conceitos e perceber não apenas a importância de Nevermind, mas, principalmente, a qualidade de suas composições.

Comentários

  1. Discaço! Essencial!
    Alem de ter marcado uma época, tem composições fortes e belíssimas.
    Atemporal na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Acho supervalorizado, mas é um ótimo disco. Outro pouco falado é o Bleach, que é mais pesado e distorcido que o Nevermind, que parece ter sido amansado pelo produtor Butch Vig. Acho que uma edição simples em CD basta...

    ResponderExcluir
  3. Gabriel, realmente queria saber o que vão colocar de sobras no box.
    O Bleach é sujo demais, se tivesse uma produção como a do Nevermind talvez não cansasse a audição.
    Fui ouvir um dia desses e não desce redondo como antigamente.
    Não acho qu eo Nirvana teria feito história sozinho, as bandas de Seatle estavam inspiradas nessa época. Pearl Jam, Soundgarnden, Screaming Trees (minha favorita) e Alice in Chains também lançaram discaços.
    O Nirvana foi supervalorizado mais pelo comportamento que pela música.
    assisti ao show deles no Rio e foi muito fraco, o Alice in Chains mandou bem melhor.

    ResponderExcluir
  4. Grande trabalho... não são virtuosos... mas as músicas empolgam... com certeza irei comprar.

    ResponderExcluir
  5. Para mim significa apenas a lamentável volta da supremacia dos EUA ao rock,após quase trinta anos de britmania

    ResponderExcluir
  6. Ótima noticia. Tinha certeza que os 20 anos não iriam passar em branco, mas não esperava esta bela surpresa. Pô 3 discos só de bônus, fora um DVD. Em setembro vou falir até o fim do ano, mas não perco por nada.

    ResponderExcluir
  7. Minha vida se dividi em antes de nevermind e após nevermind. O DISCO dos anos 90!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.