Saxon: review do álbum 'Call to Arms' (2011)!





Por João Renato Alves


Nota: 8,5


Eles são referência mundial quando o assunto é heavy metal em seu estado mais puro e tradicional. Até por isso, não devemos esperar muitas diferenças entre um trabalho e outro do Saxon, pois a linha musical da banda não sofrerá grandes alterações. Call to Arms é o décimo-nono trabalho de estúdio dos comandados de Biff Byford, trazendo dez novos petardos, além de uma versão orquestrada da faixa-título. E quem veste a camiseta desse time pode comemorar, pois o estilo do quinteto britânico permanece intacto e poderoso.


O álbum abre com “Hammer of the Gods”, faixa já conhecida de recentes apresentações e com um refrão marcante. Tem tudo para figurar entre as preferidas dos adeptos. “Back in 79” faz jus ao título, com sua bateria compassada e ritmo mais cadenciado. Os três minutos cravados de “Surviving Against the Odds” vão deixar os fãs de um heavy com pegada rock and roll entusiasmados, enquanto quem prefere um som mais trabalhado e cheio de variações vai aprovar “Mists of Avalon”, que conta com participação de ninguém menos que Don Airey nos teclados e belos solos de guitarra.


Vem “Call to Arms” com seu estilo hino de batalha, deixando um belo clima, lembrando momentos mais épicos do gênero. Já “Chasing the Bullet” é mais simples e direta, com potencial de hit single, trazendo saudáveis nuances de hard rock em sua composição. A veloz “Afterburner” traz o selo de qualidade NWOBHM, com Biff sobrepondo vozes com categoria. “When Doomsday Comes” traz novamente a participação de Airey e um ritmo marcado que conquista na primeira escutada. A faixa faz parte da trilha do filme Hybrid Theory.


A pesada “No Rest for the Wicked”, lembrando o álbum Lionheart, e a festeira “Ballad of the Working Man” encerram o trabalho de maneira pra lá de digna. A versão orquestrada de “Call to Arms” acrescenta e deixa a composição ainda mais dramática. 


Mesmo sem grandes arroubos criativos, o Saxon lança um álbum gostoso de ouvir e digno de figurar em sua rica discografia. O fato de ter simplificado algumas passagens em relação aos dois plays anteriores se configura em um acerto em cheio. Obrigatório na coleção dos fanáticos.






Tracklist:
1. Hammer of the Gods
2. Back in 79
3. Surviving Against the Odds
4. Mists of Avalon
5. Call to Arms
6. Chasing the Bullet
7. Afterburner
8. When Doomsday Comes
9. No Rest for the Wicked
10. Ballad of the Working Man
11. Call to Arms (Orchestral Version)

Comentários