Sodom: review do álbum 'In War and Pieces' (2011)!


Por Ricardo Seelig

Nota: 8

Décimo-terceiro álbum do grupo alemão Sodom, In War and Pieces chega ao mercado brasileiro em uma caprichada edição dupla digipak via Shinigami Records. O primeiro disco traz o álbum em si, enquanto o segundo vem com o áudio da apresentação da banda na edição 2007 do Wacken Open Air, quando comemorou 25 anos de carreira e contou com a participação de diversos ex-integrantes no show.

In War and Pieces mantém uma das principais características do som do Sodom: a variação entre trabalhos mais voltados para o thrash metal com outros mais diretos, onde as influências de punk e hard rock ficam em primeiro plano. O novo trabalho segue esse direcionamento mais cru, com composições mais diretas e agressivas e sem as tradicionais variações de tempo e trechos mais complexos do thrash.

A inserção de pitadas de melodia aqui e ali torna o disco mais forte, diferenciando as faixas entre si e fazendo com que algumas se destaquem mais do que as outras, ainda que o tracklist seja bastante homogêneo. Tom Angelripper está cantando de maneira cada vez mais similar a Tom Araya, e isso faz com que, em diversos momentos, tenhamos a impressão de estar ouvindo um álbum do Slayer e não do Sodom.

Em termos individuais, o principal destaque vai para o guitarrista Bernemann, que, com passagens criativas e que transitam com absoluta naturalidade e conhecimento de causa entre o thrash, o punk e até mesmo o mais puro rock, consegue fazer as boas composições de In War and Pieces soarem ainda mais fortes.

O acabamento gráfico da edição nacional é de primeira qualidade, em uma embalagem digipak de duas dobras que mais parece um pequeno box, o que torna a versão brasileira um item digno de colecionador. O acréscimo do show no festival de Wacken em 2007, com a participação de vários ex-integrantes em uma performance simplesmente empolgante, torna essa edição dupla de In War and Pieces muito atraente, tanto musical quanto historicamente.

Enfim, mais um bom disco do Sodom, infelizmente o último com o baterista Bobby Schottkowski, que saiu da banda após treze anos, sendo substituído por Markus Freiwald. Se você curte um metal mais direto e com fartas doses de punk, vai curtir. Mas se a sua preferência for pelos trabalhos com direcionamento mais thrash metal do Sodom, talvez não goste tanto. Porém, independentemente desses fatores, a verdade é que o trio alemão continua soando energético e com algo a dizer em In War and Pieces, e isso, para uma banda com 30 anos de carreira, por si só já é algo digno de nota.


Faixas:

CD 1
1 In War and Pieces
2 Hellfire
3 Through Toxic Veins
4 Nothing Counts More Than Blood
5 Storm Raging Up
6 Feigned Death Throes
7 Soul Contraband
8 God Bless You
9 The Art of Killing Poetry
10 Knarrenheinz
11 Styptic Parasite

CD 2 - Live at Wacken Open Air 2007
1 Blood on Your Lips
2 City of God
3 Proselytism Real
4 Christ Passion
5 One Step Over the Line
6 Abuse
7 Sodomy and Lust
8 Ausgebombt
9 The Saw Is the Law
10 Outbreak of Evil

Comentários