Black Veil Brides: resenha do álbum 'Set the World on Fire' (2011)



Por Marcelo Vieira


Nota: 6


Metalcore de origem, o Black Veil Brides acaba de lançar seu segundo álbum, Set the World on Fire. As diferenças em relação ao antecessor, We Stitch These Wounds (2010), são muitas, apesar de a banda continuar a mesma – exceto por Christian “CC” Coma no lugar de Sandra Alvarenga na bateria. O que antes era somente mais um nome à sombra do Avenged Sevenfold agora possui identidade própria, amparado, principalmente, no visual e nos elementos sleaze, hard e glam recém incorporados ao seu som.


A proposta é até fácil de assimilar. O problema está na falta de criatividade e diversidade. Todas as canções soam muito genéricas. Falta aquele riff de guitarra que arrepie os pelos do braço, ou aquele solo que não pareça vídeo-aula de arpejos. A bateria se resume a conduções velozes no pedal duplo e espancamento frenético de caixa e surdo. E o pobre contrabaixo parece não ter vez diante disso.


Outro problema está nas letras. Algumas são belos exemplos da prepotência resultante da imaturidade do quinteto. A faixa de abertura, “My Religion”, termina com uma oração (com direito a amém no final) na qual a banda se autodenomina “profana” e “filhos bastardos da cultura midiática”. Em “The Legacy” uma promessa é feita: “We'll change the world with these guitars”…Baixa essa bola, molecada!


Ao final dos 42 minutos de música rolando fica a impressão de que o quinteto acertou apenas na escolha da música de trabalho. “Fallen Angel” tem um refrão que é totalmente anos 80 e possui aquele quê a mais responsável por cativar o ouvinte e colocar todo mundo para cantar junto. E o videoclipe é um barato. A faixa título é outra que vale menção, não só por ter feito parte da trilha-sonora do mais recente filme da série Transformers, mas também pelo teor encorajador de sua letra – aqui eles acertaram em cheio!





1. New Religion - 3:50
2. Set the World on Fire - 3:39
3. Fallen Angels - 3:45
4. Love Isn't Always Fair - 4:13
5. God Bless You - 3:18
6. Rebel Love Song - 3:57
7. Savior - 4:23
8. The Legacy - 4:40
9. Die for You - 3:43
10. Ritual - 3:30
11. Youth and Whiskey - 3:30

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.