Enquete da semana: qual é o melhor álbum de heavy metal lançado em 1980?



Por Ricardo Seelig

Separei os dez álbuns de heavy metal que julgo os mais importantes entre aqueles lançados em 1980 e perguntei para vocês qual deles é o melhor.

O resultado você confere abaixo:

Black Sabbath – Heaven and Hell - 40%
Iron Maiden – Iron Maiden – 20%
Ozzy Osbourne – Blizzard of Ozz – 14%
Judas Priest – British Steel – 10%
Motörhead – Ace of Spades – 8%
Angel Witch – Angel Witch – 4%
Def Leppard – On Through the Night – 2%
Saxon – Strong Arm of the Law – 1%
Saxon – Wheels of Steel – 0,5%
Scorpions – Animal Magnetism – 0,5%

Mais uma prova de que nossos ícones, lendas e heróis não tem esse status à toa!

E não se esqueça de responder à nova enquete, dessa vez sobre os melhores discos de metal de 1981.

Comentários

  1. Votei em "Heaven and Hell", mas não esperava uma discrepância tão grande em relação aos últimos colocados, especialmente em relação a "Wheels of Steel", que considero o melhor álbum do Saxon.

    Um disco que talvez merecesse citação entre os dez (e todos terão uma listagem diferente) é "Women and Children First", do Van Halen. Na real, o grande "problema" da época era a quantidade absurda de bons lançamentos.

    ResponderExcluir
  2. Black Sabbath é uma de minhas bandas favoritas em todos os tempos - tudo, de 1970 a 1981 é... Nem sei o que dizer. E os dois primeiros do Ozzy são inacreditáveis também. Mas tive que votar no primeiro do Iron Maiden e, agora, no 'Killers'. Como eu poderia fazer diferente??? Diogo, é isso mesmo - foi sem dúvida uma época de Clássicos e mais Clássicos.

    ResponderExcluir
  3. Se fosse levar em conta qualquer album... para mim o melhor é o Back in Black....

    ResponderExcluir
  4. Van Halen e AC/DC não são bandas de heavy metal, mas sim de hard rock, e por isso não constam aqui nessa lista. Prometo que faço uma enquete mais tarde com os melhores álbuns de hard ano a ano. Vai ser interessante, mais legal até que essa sobre os discos de heavy metal.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu aprendi a abstrair essa linha tênue entre hard rock e heavy metal, especialmente em se tratando de tempos que precediam a existência do metal mais extremo. Claro que isso não invalida a enquete de maneira alguma, só enriquece a discussão. Por exemplo, na nova enquete, de 1981, eu certamente incluiria "Fair Warning", do Van Halen, que vejo como tão heavy metal quanto álbuns como "Spellbound" e "High 'n' Dry". O que falar de pedradas como "Unchained" e "Mean Street"? Avassaladoras... "são foda", heheheh...

    ResponderExcluir
  6. AHHHH... essa discussão não vai ter fim.... ehhehehehehehehehe ....
    Mas esse disco do AC DC é TOTALMENTE heavy Metal... desde os riffs, até a batida seca da bateria...até os vocais ... a linha é muito tênue mesmo .... e dependendo da pessoa ou da revista as classificações são diferentes... eu também acho o Van Halen muitas vezes heavy metal .... principalmente nos primeiros discos...

    ResponderExcluir
  7. Devo ser a única pessoa da face da terra que acha o Heaven & Hell apenas bom, mediano, sem sal até.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, Gabriel... (rs)
    E eu também acho os dois primeiros do Van Halen bem Metal - o Eddie foi um dos primeiros grandes incentivadores (além do Malmsteen, claro, dentre outros) da abordagem shred na guitarra, fundamental para uma grande ramificação do Metal dos anos 80 e para a evolução do Metal Sinfônico e do Power Metal. O Van Halen do final dos anos 70 era Hard também, mas já tinha aquela veia bem 80's Metal. O detalhe principal é que o som do VH sempre foi muito americano, contrastando com o Metal inglês da época, ambos com particularidades bem específicas. De qualquer forma, o Saxon, por exemplo, tem muitos momentos bem Hard. As fronteiras ainda não estavam muito definidas. O interessante é que esse encontro Hard/Heavy ainda acontece hoje em dia, o que eu acho muito legal.

    ResponderExcluir
  9. ôpa, o 'Frost and Fire' é sensacional!!! Muito bem lembrado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.