Who Cares: review do single “Out of My Mind / Holy Water” (2011)



Por Ricardo Seelig

Nota: 8,5

A verdade é nua, crua e apenas uma: Tony Iommi é um guitarrista fundamental para o música pesada e não pode ficar parado! O que o criador do heavy metal faz nas duas novas músicas do projeto Who Cares é suficiente para colocar esse single como um dos principais lançamentos do ano. Como se isso não bastasse, Iommi está acompanhado por Ian Gillan (vocalista daquela banda que você conhece), Jon Lord (tecladista de um certo grupo aí), Jason Newsted (ex-baixista de uma banda norte-americana), Nicko McBrain (baterista de um sexteto inglês) e Mikko “Linde” Lindström (guitarrista do HIM).

Na verdade, o Who Cares é uma espécie de continuação do Rock Aid Armenia, iniciativa levada a cabo por Iommi e Gillan nos anos oitenta para levantar fundos em benefício deste país localizado entre a Europa e a Ásia. Dessa vez, parte das vendas do single serão revertidas para a reconstrução de uma escola destruída por um terremoto.

O single foi lançado no Brasil pela Hellion Records em embalagem digipak de alta qualidade, com papel diferenciado e plastificado (aliás, um padrão que a Hellion adotou em seus lançamentos recentes e que merece elogios, já que torna os belos digipaks mais resistentes).

São apenas duas músicas, “Out of My Mind” e “Holy Water”. O destaque principal é Tony Iommi, mais que um guitarrista um verdadeiro artista, um escultor, um artesão na arte de tocar guitarra. O peso que emana de “Out of My Mind” já demonstra isso, e a faixa é puro Black Sabbath com, como não poderia deixar de ser, um que de Deep Purple devido aos vocais de Ian Gillan e ao teclado de Jon Lord, e um clima meio Iron Maiden devido à bateria única de Nicko McBrain. A alcuna 'Black Purple Maiden' utilizada por alguns para definir a banda é totalmente apropriada.

Já “Holy Water” é uma faixa mais cadenciada e climática, que explora um caminho bem diferente de “Out of My Mind”. Nela, Gillan surge majestoso e cantando como nunca, provando o porque de ser considerado um dos maiores vocalista da história do rock.

Fechando o pacote, o single conta com o clipe de “Out of My Mind” e um documentário de quase 30 minutos sobre a gravação das faixas.

O que temos aqui é um item de colecionador. Esse single se esgotará rapidamente e não irá ser relançado, então, em um futuro próximo, quem o adquirir terá um CD raro em suas mãos e, o que é melhor, com música da mais alta qualidade. Afinal, com os nomes envolvidos o resultado não poderia ser diferente, não é mesmo?

Comentários

  1. Muito Bom! Sabe quando será o lançamento e se vai ter aqui no Brasil? Valeu mais uma vez !!

    ResponderExcluir
  2. Bhruno, você não leu o review, certo? Nele fala que a Hellion Records lançou o single aqui no Brasil, então o CD pode ser encontrado nas melhores lojas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Realmente eu li rápido pois estou no trabalho e me passei. Valeu novamente.. Parabens pelo site. Aproveitando como faço para participar da sessão "Minha Coleção". Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.