O fim do Angra no pior show do Rock in Rio



Confirmando o que já era dado como certo nos bastidores, o Angra fez uma das piores apresentações da sua carreira e, seguramente, o pior show dessa edição do Rock in Rio. Com o guitarrista Kiko Loureiro de malas prontas para morar na Europa com a família e o vocalista Edu Falaschi dando entrevistas deixando clara a sua insatisfação com o estágio atual do grupo, o quinteto entrou no palco do Rock in Rio nesse domingo sem clima algum entre os integrantes. Para piorar, Edu cantou propositadamente de má vontade e muito abaixo de suas capacidades, demonstrando a sua insatisfação com os demais integrantes do grupo e, sobretudo, e sua falta de profissionalismo com os fãs que estavam ali presentes.


Um triste fim para essa segunda encarnação do grupo, que gravou pelo menos dois discos essenciais - Rebirth e Temple of Shadows. Kiko, o dono da marca Angra ao lado do também guitarrista Rafael Bittencourt, como já disse no parágrafo anterior, está de mudança para a Europa, onde passará a residir. Isso, certamente, irá alimentar nos fãs saudosistas rumores sobre uma possível volta do cantor original, Andre Matos, que também mora atualmente no Velho Mundo, o que não deve acontecer, já que a relação entre ambos é bastante conturbada. Rafael deverá seguir com o seu projeto solo, enquanto Edu colocará todos os seus esforços no Almah, que acaba de lançar seu novo disco, o bom Motion. Felipe Andreolli (companheiro de Falaschi no Almah) e Ricardo Confessori são músicos contratados, então acabam de perder o emprego.


É impossível dizer qual será o futuro do Angra. O certo é que Edu Falaschi não cantará mais na banda, pois não tem mais clima para isso. Não há nenhum anúncio oficial a respeito ainda, mas essa é a verdade. Um final triste e, acima de tudo, constrangedor, para um dos maiores e mais importantes nomes da história do heavy metal brasileiro, que, ao invés de aproveitar a oportunidade de tocar em um festival com a imensa visibilidade do Rock in Rio, foi incapaz de vencer os seus infinitos problemas e conflitos internos e implodiu em pleno palco, ao vivo e em rede nacional.


Uma pena. Só nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos. Ah, e se você tiver estômago, assista o vídeo abaixo, uma das piores performances que já tive o desprazer de ouvir:


Comentários

  1. E a sua opinião em relação a Tarja?

    ResponderExcluir
  2. Ótima cantora, deveria voltar para o Nightwish.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei, mas quero saber sua opinião sobre a participação dela no Rock In Rio.

    E o show do Angra ao que parece, foi muito prejudicado para quem estava vendo TV, por causa do multishow que não soube equalizar direito o som.

    Mas o Edu não cantou bem mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto dessas composições mais teatrais dela, tipo essa que ela cantou no show e o cover da Kate Bush. Prefiro os vocais da Tarja em faixas mais rápidas, como as do Nightwish. Mas ela foi, até agora, a melhor cantora a pisar no palco do RiR, colocando as outras no chinelo.

    ResponderExcluir
  5. Entendo. Ela também não tocou as minhas músicas preferidas, mas pelo menos apareceu para evitar um desastre.

    E a recepção que ela teve foi bem emocionante. Quanto ao Angra restam grandes lamentações

    ResponderExcluir
  6. O Angra é uma das minhas bandas favoritas, hoje mesmo peguei o meu Angels Cry velho de guerra e escutei. É uma pena que tudo venha a acabar assim.

    O Edu é um excelente vocalista, tive a oportunidade de ver ele na frente do Angra em Fortaleza/CE uma vez, e foi um desastre total, mas no show do Almah em Natal/RN, ele foi outra pessoa, cantando perfeitamente bem.

    No final acho que quem sai perdendo são os fãs. Mas, o lado bom é que ganhamos duas excelentes bandas novas: o Almah e o Bittencourt Project.

    ResponderExcluir
  7. Que situação. Na minha opinião o Almah é muito conservador, tem um certo público que vai comprar tudo que eles lançarem. O Aqua era um disco com umas 3, 4 musicas boas, as ultimas eram as melhores. Alguns momentos de inspiração no final. Eu queria que o Angra arriscasse mais em um disco próximo, tentando trazer algo novo, porque acredito que eles tem criatividade, e parassem de ficar colocando musicas tipo metal melodico velho datado, não tem obrigação de colocar uma musica como Arising Thunder em todo cd. Aquela musica, na minha impressão, é pra vender o disco para fãs conservadores.

    ResponderExcluir
  8. já fui muito fã. acompanhava desde o Viper. Hoje nao consigo ouvir esse tipo de som mas respeito.

    O show de hoje, foi, no minimo vergonhoso. Desculpem a sinceridade.

    ResponderExcluir
  9. Tenho de concordar com o Leonardo. Vergonhoso. Mal ensaiado e cheio de más vontades. Uma pena o nome que um dia foi ícone de uma geração que teve seu único grande nome no gênero jogado no lixo por interesses pessoais e sobretudo financeiros de empresários e agora integrantes-patrões. Ambos guitarristas são muitíssimo talentosos pra se perder em tamanhas vaidades. Vi o Korzus e o Sepultura no mesmo palco despreocupados com o cabelo e as fotos pro twitter fazendo apresentações dignas do público que ali aguardava.

    ResponderExcluir
  10. [A SEGUIR, UM LONGO COMENTÁRIO... UM, TAMBÉM, DESABAFO]

    Ricardo Seelig, achei muito apropriado o seu artigo sobre a apresentação do Angra no Rock In Rio 2011. Achei ainda mais prazeroso poder ver que você "soltou o verbo".

    Ao final do ano passado, em Recife, estive "encarregado" de realizar a cobertura do show do Angra para um veículo de comunicação online, mas tive que desistir da tarefa, onde posteriormente justifiquei-me com o tal veículo o motivo que me levou a tal atitude.

    Permanecí "calado" publicamente até hoje, após ler a sua postagem. A produção da banda (pasme!) BARROU qualquer "contato" com os membros e (não me pergunte de onde veio tal "ideia") PROIBIU inclusive que a imprensa - que estava ali trabalhando! - registrasse fotos em frente ao palco, onde é comum ficarmos ao menos nas duas primeiras músicas. Nem mesmo a autorização (o velho "All Access") por parte do Produtor do evento, a mim concedido, foi capaz de conter tal absurdo.

    Enfim, além disso, a apresentação do Angra foi tão insípida que eu pensei: "Eu já estou tão irritado com a grosseiria generalizada que ficarei na minha. Não haverá matéria e ponto final!" Na medida do possível, eu faço o que posso para realizar um trabalho de cobertura de show distinto, mas, então, não estou à mercê do Angra para tanto. Eu estava fora de Pernambuco, a trabalho, e fui ao Recife exclusivamente para cobrir o evento... E me deparei com esse constrangimento. O que me deixou ainda mais frustrado com a produção (da banda e não do show, pois o produtor musical local sempre apoiou meus trabalhos e me tem muita confiança, consideração e respeito!) foi o fato de ver algumas fãs em frente ao palco, no local destinado à imprensa, registrando fotos e, mais tarde... Bem, o que aconteceu mais tarde eu prefiro não comentar aqui, pois não acredito ser apropriado e, além disso, eu prefiro usar do direito da discrição. Bem, como se pode perceber, estou apenas desabafando um fato ocorrido, de certa forma, recentemente.

    Eu posso estar enganado, mas após ler o seu artigo eu rapidamente voltei no tempo para procurar entender o que aconteceu naquela noite, em Recife, e me lembrei que eu estava certo ao afirmar para mim mesmo que aquele show do Angra, no Clube Internacional do Recife, não foi digno da plateia que os recebeu tão calorosamente. Por questões particulares, irei me abster de entrar em mais detalhes sobre aquele show. Afinal, o prazo para uma resenha sobre o mesmo já expirou.

    É uma pena que, se você estiver certo do que aqui publicou (e estou muito convicto disso!), a banda Angra tenha chegado a esta circunstância. Seria melhor que os músicos nem ao menos tivessem realizado o retorno da mesma.

    Só para constar, aprovo e repito - como se fosse meu! - o comentário do Nelson: "Vi o Korzus e o Sepultura no mesmo palco despreocupados com o cabelo e as fotos pro Twitter, fazendo apresentações dignas do público que ali aguardava."

    Ricardo, receba saudações fraternas, juntamente com um forte abraço de Recife, e parabéns por sua postura aqui neste blog.

    HORNS UP!
    \,,/

    JOSCO CORREIA
    twitter.com/JOSCOtweets
    facebook.com/JOSCO.web

    ResponderExcluir
  11. Sem emprego o Andreoli não fica por que ele também toca no Almah.
    Naõ sabia que Kiko vai morar na Europa, se não fosse isso eu até botava fé de que o Angra fosse voltar com a formação original (talvez sem o Luis Mariutti que sumiu).

    ResponderExcluir
  12. Espero que o Edu se recupere. É um grande cantor. Deve tratar sua voz para que o Angra retorne com tudo. Ou aposenta logo mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Se o Angra acaba eu não sei.

    Mas o fato que é: o Angra se tornou uma banda de estúdio.

    O último albúm não é uma obra prima, mas é de qualidade, o problema é que não vemos essa qualidade ser transportada para o Palco.

    P.S. O Edu pode ser um ótimo vocalista, mas tá na hora de parar de fazer macacadas no palco. Senti vergonha alheia por ele fazendo aqueles chifrinhos.

    ResponderExcluir
  14. o pior? acho que quem escreveu não sabe que horas depois tocou uma banda emo chamada glória...

    ResponderExcluir
  15. O Gloria todos saberiam que seria ruim, mas o Angra foi decepcionante e ridículo justamente por ser uma banda formada por músicos extremamente talentosos, que se perderam em infinitas brigas internas. Ou alguém aqui, em sã consciência, gostou do show dos caras ontem? Paixão de fã tem limite ...

    ResponderExcluir
  16. Rapaz, você estava presente na Cidade do Rock para emitir uma opinião? Você tá confiando nesse som lixo do Multishow. Pode procurar vídeos de quem estava lá e foi muito longe de ser um show ruim.

    A reação da platéia diz muita coisa.

    ResponderExcluir
  17. Como vc é BABACA, hein. O som tava péssimo, isso inegavelmente prejudicou a apresentação da banda. agora, ficar alardeando isso, levar pro lado pessoal, fazer afirmações como essa, falando q o cara propositalmente cantou mal... Taquepariu. Vc é um troll babaca, isso, sim

    ResponderExcluir
  18. A postura do Angra em palco sempre foi das mais frias. Só por esse aspecto fica difícil de dizer se há ou não um climão pairando sobre a banda.

    Eu acho o Edu fraco ao vivo, principalmente quando canta as músicas da fase Andre Matos. O resto da banda é competente e toca bem demais, inclusive o Confessori, que a despeito de ser pior batera que o Priester, espanca legal as peles.

    O som que saía para a plateia estava ruim sim, mas depois até que começou a melhorar. Nas músicas com a Tarja, ficou evidente o volume baixo dos microfones.

    Não tiro a razão do Edu ter ficado puto e xingadndo muito no Twitter. Mas acho que a banda deveria dar satisfação aos fãs, não só para combater rumores que possam ser falsos, mas também para honrar seu nome diante de tanta gente que é capaz de ameaçar os outros em nome da banda que idolatra.

    ResponderExcluir
  19. Parem de inventar boatos pf, só pra terem mais visualizações ? o que ganham com isso ? E o Angra não estava de má vontade não

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Você tem todo direito de expressar sua opinião e dizer se gostou ou não do show, agora inventar boatos sobre o fim da banda é de uma irresponsabilidade absurda, mas parábens pelos holofotes que conseguiu.

    ResponderExcluir
  22. É foda como tem muitos fãs escrotos que julgam uma banda só pelo fato de ter assistido a PÉSSIMA transmissão na TV e não AO VIVO.
    Como disse o Andreoli: Cagou pela boca!

    ResponderExcluir
  23. Se o cara cagou pela boca acertou em cheio, porque as críticas ao show foram certeiras... 1000 moscas não podem estar erradas!

    ResponderExcluir
  24. Já vi meia dúzia de shows da banda em SP e em nenhum deles o Edu cantou bem. Acho-o fraco ao vivo e isso me leva a desconfiar se o que ele faz em estúdio é de verdade mesmo ou é pro tools. O Tito é muito mais talentoso que ele e não tem metade da fama.

    E se a banda acabar, já vai tarde, tinha que ter sumido ainda no Temple of Shadows, último disco da banda que merece ser ouvido.

    ResponderExcluir
  25. eu gosto bastante do angra e do edu, mas o som tava horrivel na v..

    não tenho certeza se ao vivo tava bom, mas na teve tava pessimo..

    tentei acompanhar o show mas me deu muita raiva aquele som horrivel e eu acabei tirando..

    não sei se foi do som, mas parece q o edu cantou muito mal mesmo..

    espero q a banda não acabe e q isso seja só fofoca..

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Foi horrivel, foi!!!
    Mas especulações são especulações...coisas das "orfans" de Andre Matos.....quanta bobagem vcs proporcionam....

    ResponderExcluir
  28. Acho que matérias como essa não contribuem em nada para o Blog e à cada dia o Blog se afasta daquilo que realmente um dia propôs a ser, um blog voltado à colecionadores, dificilmente vemos algo voltado à isso, seja falando sobre edições limitadas, ítens raros, coleções pessoais ou algo parecido, ao contrário disso o blog torna-se mais um no cenário, limitando-se a criar boatos e até mesmo fazer campanhas negativas como foi o Rock In Rio - Eu vou ficar em casa. Em relação à isso, gostaria que o autor dissesse se o seu review do show do Angra foi feito in loco ou televisivo, pois nego-me à acreditar em review televisivo.....

    Fico aqui com a frase do próprio blog em relação à outra matéria e que condiz MUITO BEM com essa matéria do Angra:

    "Comportamento lamentável de um fã retardado! Esse jornalismo musical marrom, que se espelha no Pânico na TV USANDO ARTISTAS COMO ESCADA para alcançar Ibope ao invés de investir na PRODUÇÃO DE MATERIAL PRÓPRIO E DE QUALIDADE, posando com uma suposta "atitude" em situações que deveriam ser, a princípio, engraçadas, atesta não apenas a imbecilidade de seus autores, como também o seu gigantesco amadorismo."

    É por essas e outras que a mídia especializada em heavy metal aqui no Brasil é, em sua grande parte, patética e ridícula"

    Quando vou entrar nesse blog e ver uma boa coleção??
    Quando vou entrar nesse blog e ver divulgação de edições limitadas ou ÍTENS DE COLECIONADOR??
    Quando vou entrar nesse blog e não ter o prazer de ler críticas em relação à um cenário onde os fãs são cegos, será o autor o MESSIAS DO METAL BRASILEIRO???

    O autor deveria rever seus argumentos, rever sua linha e deixar de lado certas críticas, certas utopias e sim, buscar valorizar aquilo que principalmente o Heavy Metal tem de bom e não querer dar uma de SALVADOR e buscar "soluções(!!??!!!)" para um estilo que sempre foi e por um longo tempo terá a mesma mentalidade....e pior ainda querer até mesmo cobrar uma mudança de atitude dos fãs mais cegos do planeta, Iron Maiden....

    Vamos rever o conteúdo do blog, pois pra mim está virando somente MAIS UM....e fofoca por fofoca eu fico com TV Fama ou Capricho...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Acho que matérias como essa não contribuem em nada para o Blog e à cada dia o Blog se afasta daquilo que realmente um dia propôs a ser, um blog voltado à colecionadores, dificilmente vemos algo voltado à isso, seja falando sobre edições limitadas, ítens raros, coleções pessoais ou algo parecido, ao contrário disso o blog torna-se mais um no cenário, limitando-se a criar boatos e até mesmo fazer campanhas negativas como foi o Rock In Rio - Eu vou ficar em casa. Em relação à isso, gostaria que o autor dissesse se o seu review do show do Angra foi feito in loco ou televisivo, pois nego-me à acreditar em review televisivo.....

    Fico aqui com a frase do próprio blog em relação à outra matéria e que condiz MUITO BEM com essa matéria do Angra:

    "Comportamento lamentável de um fã retardado! Esse jornalismo musical marrom, que se espelha no Pânico na TV USANDO ARTISTAS COMO ESCADA para alcançar Ibope ao invés de investir na PRODUÇÃO DE MATERIAL PRÓPRIO E DE QUALIDADE, posando com uma suposta "atitude" em situações que deveriam ser, a princípio, engraçadas, atesta não apenas a imbecilidade de seus autores, como também o seu gigantesco amadorismo."

    É por essas e outras que a mídia especializada em heavy metal aqui no Brasil é, em sua grande parte, patética e ridícula"

    Quando vou entrar nesse blog e ver uma boa coleção??
    Quando vou entrar nesse blog e ver divulgação de edições limitadas ou ÍTENS DE COLECIONADOR??
    Quando vou entrar nesse blog e não ter o prazer de ler críticas em relação à um cenário onde os fãs são cegos, será o autor o MESSIAS DO METAL BRASILEIRO???

    O autor deveria rever seus argumentos, rever sua linha e deixar de lado certas críticas, certas utopias e sim, buscar valorizar aquilo que principalmente o Heavy Metal tem de bom e não querer dar uma de SALVADOR e buscar "soluções(!!??!!!)" para um estilo que sempre foi e por um longo tempo terá a mesma mentalidade....e pior ainda querer até mesmo cobrar uma mudança de atitude dos fãs mais cegos do planeta, Iron Maiden....

    Vamos rever o conteúdo do blog, pois pra mim está virando somente MAIS UM....e fofoca por fofoca eu fico com TV Fama ou Capricho...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Se quiserem acessar um site para colecionadores comecei a pouco tempo.
    www.heavymetalcollectors.blogspot.com
    abraços.

    ResponderExcluir
  31. O Whiplash arregou e tirou do ar a matéria, é uma pena, tem gente q tem rabo preso a alguém do Angra

    ResponderExcluir
  32. O blog não aceita críticas??? Pois meu post foi deletado....uma pena, se antes o blog tornava-se apenas Mais um blog entre tantos, à partir de agora torna-se um nada pra mim....

    ResponderExcluir
  33. Um absurdo seu texto em relação ao show do Angra.
    Acho que você deveria trabalhar em revista de fofoca e não falar sobre hard/heavy metal.

    Como você pode escrever um texto desses dando CERTEZA ABSOLUTA das coisas?
    O som do palco estava ruim SIM, Falaschi não canta mais como cantava, realmente... mas sair afirmando as coisas, é o fim da picada. Uma coisa é emitir sua opinião sobre o show, outra é fazer o que você fez.
    Você deveria era tomar um processo da banda pra aprender a filtrar melhor as coisas que você escreve.

    E espero que você não delete esse comentário, porque deixar o pessoal te elogiando fica muito fácil né?

    PS: você falou tanto do cara que tirou uma foto com a Claudia Leite e VOCÊ também acabou de assinar seu atestado de imbecil.

    ResponderExcluir
  34. A partir de um show ruim você conseguiu arquitetar toda uma trama maquiavélica para o fim da banda. Mandou bem, cara. Manda um currículum pro Projac que cê ganha emprego de roteirista facinho lá. Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Minha parte favorita do roteiro: "Felipe Andreolli (companheiro de Falaschi no Almah) e Ricardo Confessori são músicos contratados, então acabam de perder o emprego".

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. ficarei muito mais triste com o hipotetico fim do collectorsroom do que do angra pois acho a banda uma merda e o site uma excelente ferramenta de informacoes, por isso te pergunto, ricardo: sua fonte e segura? o bicho ta pegando por ai e ate sua competencia como jornalista esta sendo questionada em jornais de grande circulacao, ja li ate que sua informacao sobre o fim do angra nao foi noticia e sim fofoca. cara, confio em ti, mas casos assim podem te prejudicar se sua fonte estiver apenas a fim de fazer intriga...

    ResponderExcluir
  38. Que jornal publicou isso, Cleibsom? E, evidentemente, a banda vai fazer tudo para detonar o meu trabalho, já que ninguém tem coragem de falar sobre a verdadeira guerra que é o Angra. Se até o vocalista dá entrevista dizendo isso, que o clima da banda é terrível, depois a culpa é minha?

    Não dá, não dá! Lidar com fã cego e fanático é impossível ...

    ResponderExcluir
  39. cara, de uma olhada no site do jornal da tarde de sao paulo...

    ResponderExcluir
  40. tem gente que quer aparecer falando mal do trabalho ou de uma ma interpretação de um certo atista/banda ... pois isso eh a sua opiniao ricardo seelig...se vc eh fã de nu metal problema eh seu ...( akbei de fazer oq vc fez com o angra) adivinhei algo...

    ricardo seelig morava que onde eu moro ele costumava ser mais humilde e nao fdp ... seu abostado... ele gosta de can can...também

    ResponderExcluir
  41. AHAUH Ricardo Seelig vc falou merda!!!

    ResponderExcluir
  42. É isso mesmo cara apaga todos os comentários que criticam o que você escreveu, "jornalismo" exemplar, isso só ressalta o fato de que você quis se promover em cima da banda.
    De qualquer forma sucesso pra você, afinal você inaugurou uma nova modalidade de review de show,nem precisa sair de casa é só ficar vendo a transmissão porca do Multishow e depois vomitar boatos.

    ResponderExcluir
  43. Caraca... tanto choro porque o cara deu a opinião dele.... há possibilidade de que a banda acabe mesmo... e daí...isso é ofender alguém ???? O show foi um lixo...e daí...se até o Sabbath, Purple e Zeppelin já passaram vergonha....por que o Angra não pode ????
    Cadão...fique esperto cara ! Seu blog já passou a fronteira da homepage pessoal há muito tempo...ele é visto como um veículo jornalistico... sendo assim...creio que pro seu próprio bem é necessário que vc mude algumas coisas...por exemplo...só poste certas coisas quando a fonte for 100% confiável e vc possa provar ... entendo que o espaço é seu e vc escreve oque quer... mas devido ao crescimento enorme de seu blog vc precisa começar a tomar cuidado com digamos certas medidas legais que possam tomar contra vc...isso não tem nada haver com vc parar de dar sua opinião...nunca...vc jamais deve fazer isto... o importante é você se cercar de cuidados...
    Também evite termos muito agressivos como os utilizados no post da Claudia Leite... isto não cai bem para os bons jornalistas...e também pode te dar dor de cabeça no futuro....
    Não estou querendo te ensinar nada....quem me dera conseguir organizar um blog assim e ter o talendo da escrita que os redatores desse site tem.... são apenas alguns "toques" de um fã do blog que gostaria que o mesmo não fosse prejudicado e nem retirado do ar...

    Abraços
    Fábio

    ResponderExcluir
  44. Olha sinceramente acho que você pegou leve com o Edu, ele tem o hábito de cantar mal, o faz quase sempre, é um ótimo cantor de estúdio, mas se quiser pode olhar no youtube, existe uma coleção de péssimas exibições dele com erros mediocres.

    Mas realmente é uma pena o fim da banda, apesar de eu não ser um grande admirador de metal power metal, o Angra sempre foi uma banda que tentei ver com mais carinho, até por ser uma banda brasileira e por suas excelentes letras e melodias.

    Bom se realmente acontecer é um pena, seria melhor que o Edu saísse e deixasse a banda seguir, pois ela ficará melhor sem ele.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  45. Fábio RT, qual é o seu e-mail? Me passa que quero conversar com você.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  46. Não costumo falar sobre artistas nacionais por achar que, mesmo eu não gostando de algumas, devo sempre dar uma força para a nossa música. Mas também não posso deixar de defender Ricardo nesse caso.
    O que temos nesse post é uma opinião pessoal sobre o show e sobre o que pode acontecer com o Angra daqui pra frente.
    Eu não sou fã do Angra - nunca fui - e me senti envergonhado com o que eu vi na tv. Imagino como o Ricardo - que é fã - se sentiu. E ele expressou sua indignação aqui. Ou alguém vai querer dizer que o show foi bom?
    Eu tenho quase certeza que eu nunca ouvi uma performance vocal tão ruim quanto essa. O Edu pode estar com algum problema nas pregas vocais, stress ou qualquer coisa do gênero. Não adianta colocar a culpa no som. Falta de retorno deixa o cantor fora do tom mas não com a voz falhando,sumindo e com timbre capenga. A banda não tocou mal - ai sim o som pode depor contra pois a bateria sumiu em algumas músicas - mas tocaram sem paixão para 50.000 pessoas em um festival mítico!
    A opinião do Ricardo expressa exatamente o que eu e todos vc´s viram na tv. A banda pode dar uma virada e a coisa engrenar de novo. Pelo que eu entendi isso já foi tentado com o Aqua. Não deu certo e o ápice da insatisfação se deu no palco do RIR.
    Não adianta os fãs cagarem na cabeça do Ricardo. Vc´s também viram o que eu e ele vimos. Baixem a guarda e concordem que foi triste ver essa apresentação que pode significar o fim da banda.

    ResponderExcluir
  47. Sou fã desse blog. Admiro muito o trabalho do autor, e , como fã tenho críticas (e elas vão alem do episodio Angra).
    1 - Pra mim, o autor errou sim, não em expressar sua opinião (na qual concordo, inclusive), mas ao afirmar certas coisas.
    2 - Materias como a critica ao moleque do Lokaos são inuteis e só desunem uma cena que historicamente é acefala (mas que tem melhorado muito)
    3 - Fazer review de "mp3" baixado na net apenas algumas horas depois de um disco ter vazado (DT/Anthrax só pra citar) em um blog que tem como tema principal "coleções" não dá né...Acho até bacana postar as impressões sobre determinado play, mas não dá pra ter opinião formada de um disco em tão pouco tempo.

    Enfim, só quis deixar minha opiniao aqui...acho que são apenas toques de alguem que curte o blog e visita frequentemente.

    ResponderExcluir
  48. Leonardo, o foco inicial do blog era, realmente, o colecionismo.


    Com o passar do tempo, ele mudou e se transformou em um site de música, porém, que também tem matérias esporádicas sobre coleções. É isso que a Collector´s Room é hoje. Alguns gostam, outros não, é impossível agradar todo mundo.

    Sobre o cara do Lokaos, ok, a crítica foi exagerada, porém, quem nunca cometeu um erro? O negócio é aprender com eles.

    E sobre os reviews, uma informação: você sabe como funciona essa mecânica com as revistas, por exemplo? As gravadoras não enviam mais o disco físico para as revistas há um bom tempo. O que elas fazem é disponibilizar um arquivo em MP3 para que o cara lá da Rolling Stone, da Metal Hammer e de qualquer outra publicação baixe o disco e analise a obra. Isso é uma merda, mas é assim que funciona hoje em dia, infelizmente.

    Sobre eu escrever um review de um álbum pouco tempo depois de ele cair na rede, cada um tem o seu ritmo para absorver e entender um disco, e o meu, devido ao longo tempo que faço isso, é bastante rápido. Entendo que algumas pessoas demorem mais para absorver uma obra por completo e que o review feito com rapidez pode conter alguns equívocos, porém é assim que eu trabalho e continuarei seguindo essa linha.

    Obrigado pelo comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  49. Cara, só vi agora o show do Angra, li as entrevistas que o Edu anda dando do Almah, a carta sobre o show no RiR, etc... Só digo uma coisa: o Sr. Edu fala demais, e faz de menos! Olhando este video aí do post, cara, o som tava uma bosta sim, mas vc não vê o Kiko ou o Rafael errando, mesmo as passagens com guitarras dobradas. Quer dizer que eles ouviam o retorno e o Sr. Edu não? E eles são os que ficam mais quietos na mídia, não ficam falando bosta. Tá na cara que o problema aí é o Edu, e não o Angra, cantor limitadissímo ao vivo e todos sabemos disso faz tempo. Quanto a esse show, parece que um dos bumbos ou a caixa, não consigo perceber, tá muito alto, e o vocal também, o baixo não se ouve e as guitarras são audiveis mas estão muito baixas. E eu gostei do Aqua, e nunca nem fui lá muito fã do Angra, acho o Temple of Shadows irregular, o Aurora uma bosta, o Rebirth chatinho, o Fireworks ultra enjoativo, o Holy Land perfeito e o Angels Cry muito bom. Isso aí, abraços!

    ResponderExcluir
  50. Sim, estou ligado como funciona hoje o esquema do mp3 pra midia especializada. É que nós, fanáticos por música curtimos o produto final, com qualidade de som, arte gráfica e tal. Não acho que seu blog AINDA se enquadre como um veiculo que uma gravadora gringa envie um link, por exemplo (me confirme, por favor) por mais legal, profissional e influente que ele seja. Apenas acho precipitado, no sentido "mercadologico" mesmo...mas entendo e respeito tua opinião com relação ao seu timing. Uma sugestão a respeito disso seria fazer um post ou seção que incitasse a troca de impressões desses discos pelos proprios usuarios do blog, (incluindo as suas, claro) mas sem o carater de resenha, por questões como a que eu levantei acima, pois acho que como um colega aí acima disse, esse espaço está tomando proporções maiores do que um blog pessoal (onde eu nao veria problema o lance do review, por exemplo).

    ResponderExcluir
  51. Caraca...escrevi muito rápido e mal...mas acho que deu pra entender. Abraço!

    ResponderExcluir
  52. Leonardo, é claro que nenhuma gravadora envia links para cá. O que acontece é eu receber muito material com lançamentos de gravadoras nacionais, que daí escrevo a respeito aqui. Sobre o lance dos downloads, escrevo reviews dessa maneira apenas sobre discos que geram uma grande expectativa ou que eu sou um grande fã, porque, além de ser uma necessidade para mim escrever a respeito, acho que todo mundo quer ler reviews a respeito desses álbuns.

    ResponderExcluir
  53. Tá dando o que falar esse texto.

    Pessoalmente acho que o Angra não acaba, pq se esse pessoal não desistiu até agora, não vai ser agora que eles irão desistir, refiro-me principalmente aos dois guitarristas.

    Nem eu espero que isso aconteça, apesar de tudo o Angra ainda é um excelente banda, com ótimas composições. Se o Aqua não é uma obra prima, tão pouco é um album descartável.

    Agora, o show foi horrível, Edu estava cantando mal sim, cada música ele cantava de um jeito diferente, não achava um tom pra si, isso nas primeiras musicas.

    E como disse alguém aí em um comentário, faltou paixão no show, o que teve de sobra no Slipknot, o tal mal falado "Nu Metal".

    Mas enfim, espero que o Angra continue, com ou sem Edu Falaschi.

    Um Conselho: Nos próximos albuns foquem a composição na dupla Kiko e Rafael, responsáveis pelas melhores composições do Aqua (as tres musicas finais), pq esse negócio de democratizar dentro da banda não deu muito certo não!

    P.S. Deixem o Edu compondo as baladinhas, que são ótimas.

    ResponderExcluir
  54. O problema desse line-up sempre foram os shows. Com exceção do 'Aurora Consurgens', gravado em um período turbulento na história da banda - a crise era grande, e logo depois o Aquiles saiu -, todos os discos gravados por essa formação são bons, sendo que dois deles - 'Rebirth' e 'Temple of Shadows' - podem ser considerados excelentes.

    ResponderExcluir
  55. Sim, o show não foi lá tudo isso. Mas... e daí? Sobe lá então e faz alguma coisa! Fácil, fácil sentar e postar essas idiotices suas aqui no blog e ganhar holofotes! Parabéns, você acaba de ganhar o título de maior vergonha do Rock in Rio, senhor Ricardo Seelig.

    ResponderExcluir
  56. É ridículo ver o tanto de fã cego que não se conforma com a fraca apresentação do Angra no Rock In Rio.

    Sou fã do Angra há mais de dez anos. Já vi muita apresentação legal do Angra, mas também já presenciei vários desastres vocais.

    A atitude do Edu soltar o comunicado dele é extremamente justa e eu faço questão de que ele se recupere bastante para voltar a ser o que era na época do Symbols.

    Agora, fazer com que o Angra não toque os maiores clássicos da banda (que me perdoem as músicas fodassas do Temple Of Shadows) que estão nos três primeiros albuns da banda, por INCAPACIDADE DECLARADA do vocalista? Na boa... se fosse na banda onde eu toco, os caras já teriam corrido com ele há muito tempo, e teriam arrumado outro.

    E, sinceramente? Dadas as devidas condições atuais, não seria nem um pouco difícil achar alguém melhor. Basta fazer uma REPESCAGEM na eliminatória da Soulspell que só ali já teria muita gente boa!

    E se quiserem saber mais, essa vai pra esse povo aí que fica falando "não gostou? Sobe no palco e faz melhor!": SIM, EU FAÇO! Me dá uma oportunidade que a gente vai lá e faz! Ou então, se a gente vê que não vai conseguir fazer, a gente desiste antes de passar vergonha fazendo.

    Que me desculpem a todos que gostam do Edu. Eu também gosto, mas no Almah. E só.

    ResponderExcluir
  57. Parece que o Rapha se doeu com alguns comentários... A carapuça serviu? Que bom, então usa!

    ResponderExcluir
  58. O Rafael e o Kiko são pessoas que estudaram música, e sabem o que é ser um profissional. Eles têm formação, circulam em outros meios musicais, conhecem além do meio burrixó/pagapau do Heavy Metal.

    Me admira muito serem coniventes com a falta de qualidade e profissionalismo de alguns membros da banda. Tanto tem atitude, quanto em musicalidade. Ao vivo já faz tempo que a coisa está capengando.

    Deve haver alguma explicação legal/judicial para a permanência do Eduardo Falaschi.

    ResponderExcluir
  59. Eu vi o vídeo... até o Edu abrir a boca. Depois disso não consegui aguentar ver.

    ResponderExcluir
  60. Vendo o show do Guns e do Angra, uma coisa eles compartilham: EGOÍSMO e SOBERBA. Só que o problema do Falaschi é que ele ainda não tem a idade do Axl pra tomar essas atitudes; não cheira pó (eu acho) e o Angra já devia ter amadurecido para receber críticas. É por isso que como consumidor, deixei de investir nessa banda.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Rpz sua crítica é muito simplista e pouco técnica. É claro que o show nao foi dos melhores, mas vc em nenhum momento do seu texto comentou os problemas do som. Sua crítica no final das contas acabou sendo mais uma noticia de fofocas.

    ResponderExcluir
  63. Ricardo,

    Seu texto, publicado após o show do RiR foi ruim, principalmente pelo apelo emocional que colocou nele. Com o acesso a internet disponível para todos, vemos hoje um crescimento da imprensa não profissional (vulgo amadora) cada vez mais forte e lemos diariamente diversos textos que fogem completamente de normas jornalísticas.

    Em seu texto, você afirmou que o Edu cantou de má vontade. Como é possível fazer tal afirmação? Afirmou que Andreoli e Confessori são músicos contratados, ou seja, tentou passar por alguém que tem acesso a fatos internos da banda (que por sinal trabalha com contratos individuais por show a bastante tempo).

    Prenúncio de que o Edu sairia do angra, todos já tinham. Se foi confirmado oficialmente 8 meses depois do seu, não te faz a Mãe Dinah do metal. O desgaste físico e moral do cantor já era nítido. E mesmo assim poderia ter ficado mais tempo na banda. Nem os próprios membros haviam tomado essa decisão meses atrás, como poderia você ser o senhor da razão?

    O Angra já renasceu uma vez. Com a grandeza que tem, conseguirá renascer de novo, se essa for a vontade dos membros remanescentes.
    O que chateia alguns fãns do Angra (e a mim, pois acompanho essa banda desde 1995) é a quantidade de blogueiros e críticos que tentam aparecer com fatos de bastidores da banda. Se algo não está bem, deixe para os músicos. Eles saberão a hora de tomar as decisões, de apresenta-las ao público. Você não teve má intenção e é um erro que ousou te ofender. O seu único erro foi unir paixão e razão, que não combinam quando se trata de jornalismo sério.

    Atenciosamente,

    Mauricio Durigan

    ResponderExcluir
  64. se ser imprensa "profissional e seria" e publicar materias "responsaveis" como a rock brigade e a roadie crew sempre publicaram sobre o angra, prefiro mil vezes o "amadorismo e a falta de profissionalismo" de blogs como o collectors.

    ResponderExcluir
  65. a bateria ta alta e estranha as guitarras tão baixas demais o violino ta ateh bom o baixo nem se ouve mas a voz de edu sem comentarios tomara q se recuperem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.