Trivium: crítica do álbum 'In Waves' (2011)


Nota: 8,5

O Trivium surgiu no início dos anos 2000 como um dos principais nomes do metalcore. Os álbuns Ascendancy (2005) e The Crusade (2006) foram fundamentais não apenas para consolidar o gênero, mas também para tornar o quarteto uma das bandas mais interessantes do metal norte-americano.

Em In Waves, seu quinto disco, a quarteto liderado pelo vocalista e guitarrista Matt Heafy mostra que evoluiu consideravelmente. Hoje a sua música pega elementos do metalcore, thrash e metal tradicional para construir uma sonoridade única, dona de imensa personalidade. Com melodias abundantes, refrões pegajosos e riffs que não economizam no peso, as faixas soam mais diretas, sem as atordoantes mudanças de andamento de antes.

A principal qualidade do Trivium é saber fazer o heavy metal soar moderno e atual, refletindo a realidade em que vivemos, mas sem necessitar inserir elementos incompatíveis com o gênero. Assim, mantendo-se fiel às suas principais influências – o Metallica e o Iron Maiden da década de 80 -, o quarteto gravou mais uma vez um trabalho sólido.

É difícil enquadrar o Trivium atual em um estilo específico, e o mais correto é dizer que a banda faz heavy metal atual e contemporâneo, pura e simplesmente Heafy segue alternando vocais guturais com vozes limpas, e se sai infinitamente melhor no segundo caso, com o seu belo timbre tornando as faixas ainda mais melódicas. Um dos destaques principais são os solos de Corey Beaulieu, sempre muito bem construídos, com avalanches de melodia que pegam pelo colarinho qualquer fã de NWOBHM e mostram que o legado do gênero continua vivo.

Para nós, brasileiros, a curiosidade é a releitura competente de Slave New World, do Sepultura, incluída na versão especial do trabalho.

O sucesso comercial faz com que o Trivium, até hoje, não tenha o devido reconhecimento por parte daquela parcela de fãs de metal com a cabeça mais fechada, o que é uma tremenda injustiça. In Waves é um ótimo trabalho, bastante superior ao lançamento anterior – Shogun, de 2008 -, e que tem tudo para corrigir isso.



Faixas:
  1. Capsizing the Sea
  2. In Waves
  3. Inception of the End
  4. Dusk Dismantled
  5. Watch the World Burn
  6. Black
  7. A Skyline's Severance
  8. Built to Fall
  9. Caustic Are the Ties That Bind
  10. Forsake Not the Dream
  11. Chaos Reigns
  12. Of All These Yesterdays
  13. Leaving This World Behind

Comentários