Entrevista com Maurício Cangani, colecionador do Iron Maiden



Maurício, em primeiro lugar, apresente-se aos nossos leitores: quem você é e o que você faz? 


Olá, meu nome é Mauricio Cangani, tenho 35 anos, paulistano e sou executivo de vendas. 


Qual foi o seu primeiro disco? Como você o conseguiu, e que idade você tinha? Você ainda tem esse álbum na sua coleção?


Meu primeiro disco foi o Cabeça Dinossauro do Titãs. comprei no extinto Jumbo Eletro quando tinha 12 anos e tenho ele até hoje, não vendo por nada.


Você lembra o que sentiu ao adquirir o seu primeiro LP?


Tinha apenas 12 anos, mas me senti como os caras mais velhos do meu bairro que eram “metaleiros”. Foi o começo de tudo.


Porque você começou a colecionar discos, e com que idade você iniciou a sua coleção? Teve algum momento, algum fato na sua vida, que marcou essa mudança de ouvinte normal de música para um colecionador?


Começou quando eu ouvi pela primeira vez o Seventh Son of a Seventh Son do Iron Maiden. Meu vizinho me emprestou na época e gravei em cassete. Só fui ouvir outro trabalho do Iron Maiden quando saiu o No Prayer for the Dying, tinha 14 anos na época e comprei no lançamento. Foi aí que descobri que era minha banda preferida e não parei mais de comprar.Além da música, a figura do Eddie foi outro fator determinante para eu virar colecionador. Queria ter todas as capas.


Alguém da sua família, ou um amigo, o influenciou para que você se transformasse em um colecionador?


Não, fui o único colecionador da minha turma e foi somente a paixão pelo Iron Maiden que me fez tornar um colecionador.


Inicialmente, qual era o seu interesse pela música? De que gêneros você curtia? O que o atraía na música?


Comecei ouvindo rock nacional, Golpe de Estado, Titãs, Camisa de Vênus. Depois veio a fase hard rock, Kiss, Guns. Mas o disco que mudou a minha vida foi o Led Zeppelin IV. Esse disco é mágico, não há explicação. Foi a porta de entrada para eu conhecer outros grupos pesados e minha banda preferida, o Iron Maiden.




Quantos discos você tem?


Por volta de 700 itens, dividido entre vinis e CDs. Tive que me desfazer de muita coisa por falta de espaço. Ainda estou organizando, pois mudei há pouco tempo.


De qual banda você tem mais itens?


Depois do Iron Maiden tenho a coleção do Black Sabbath, a grande maioria em vinil. Pode parecer estranho, mas sou muito fã da fase com Tony Martin. Aquelas formações com Cozy Powell, Neil Murray, Bob Daisley são demais, todos ótimos músicos.


Qual gênero musical domina a sua coleção? E, atualmente, que estilo é o seu preferido? Essa preferência variou ao longo dos anos, ou sempre permaneceu a mesma?


Sempre gostei de heavy metal e hard rock, mas o metal inglês é o meu preferido. Gosto muito de progressivo, Yes é minha banda preferida do gênero.





Vinil ou CD? Quais os pontos fortes de cada formato, para você?


Sem dúvida o vinil é melhor. Demorou para eu me acostumar com o CD. As capas, os encartes, não é a mesma coisa, mas como não tenho muito tempo para ouvir música em casa como antes, sou obrigado a ouvir os CDs no carro. 


Existe algum instrumento musical específico que o atrai quando você ouve música? 


Gosto do baixo. Steve Harris é o melhor do mundo, na minha opinião. Outro baixista que adoro é o Chris Squire. Glenn Hughes, além de ser o melhor vocalista do mundo, é um dos melhores baixistas de todos os tempos. 


Qual foi o lugar mais estranho onde você comprou discos?


Foi numa banca de jornal em Santo André. Troquei um vinil que não lembro qual pelo Alice in Hell, do Annihilator.


Qual foi a melhor loja de discos que você já conheceu?


Music Hall, na Galeria do Rock. Lá tem tudo, 60% da minha coleção do Iron Maiden foi comprada nessa loja. 






Conte-me uma história triste na sua vida de colecionador. 


Os preços. Quanto mais raro, mais caro e mais difícil de encontrar. Estou procurando os singles El Dorado e Coming Home do Iron Maiden, mas os preços estão um absurdo. Também o fato dos downloads estarem substituindo os discos físicos.


Como você organiza a sua coleção? Dê uma dica útil de como guardar a coleção para os nossos leitores.


Em especial, minha coleção do Iron Maiden está separada dos outros itens.Tenho um espaço para os boxes e vinis e outro para os DVDs, CDs, livros e revistas, e tudo está na ordem de lançamento. O que não é oficia,l como alguns vídeos e bootlegs, eu separo também. Sempre coloco algum anti-mofo nas prateleiras, principalmente nos VHS, não quero ter nenhuma surpresa.


Além da música, que outros fatores o atraem em um disco?


Um bom álbum tem que ter uma boa capa e um encarte bem diferenciado. O Iron Maiden sabe fazer muito bem seus discos e singles com calendários, posters, cards, etc ...






Quais são os itens mais raros da sua coleção?


Cara, tenho uma história interessante. Quando tinha 14 anos fui ná Galeria e vi o box The First Ten Years. Ele estava na última prateleira da loja para ninguém tocar, e fiquei alguns minutos admirando. Depois disso nunca mais vi esse box, até que estava no Mercado Livre quinze anos depois e ele estava à venda por uma fortuna, mas não pensei e comprei. Foi a segunda vez que a vi novamente. Imaginem como eu fiquei quando recebi a encomenda em casa. O single Wasting Love também é bem raro e demorei 11 anos para encontrá-lo. Os VHS Behind the Iron Coutain e Video Pieces, Live + One em vinil japônes original de 1980, Fear of the Dark Live em vinil picture, Soundhouse Tapes (réplica) autografado por Paul Di'Anno, Woman in Uniforme alemão e um CD bônus autografado pelo Nicko McBrain. 


Você tem ciúmes da sua coleção?


Muito. Ninguém mexe, somente eu organizo e limpo. Minha esposa e filha sabem disso.


Quando você está em uma loja procurando discos, você tem algum método específico de pesquisa, alguma mania, na hora de comprar novos itens para a sua coleção?


Sempre que fui comprar algum disco de uma banda específica nunca saí somente com esse disco, principalmente se encontrar algo do Iron Maiden. Mas se for vinil, tem que estar em bom estado.


O que significa ser um colecionador de discos?


O lugar mais legal da minha casa é onde fica minha coleção. Ela faz parte de você e não tem como ficar sem ela. Ser colecionador é para poucos. Acho que é um dom para manter vivo uma história tão importante, como a do heavy metal. 




O que mudou da época em que você começou a comprar discos para os dias de hoje, onde as lojas de discos estão em extinção? Do que você sente saudade?


Antigamente tínhamos mais contato com o dono da loja, ele indicava os bons discos. Comprei muito dessa forma. Hoje, na Galeria do Rock só tem loja de roupas, poucas lojas de discos ainda sobrevivem. Tenho saudades da época da Woodstock Discos. Ficava a tarde inteira no Anhangabaú. Os ingressos dos shows mais importantes eram vendidos lá, e tenho saudades da quantidade de lojas que existiam na Galeria no ínicio dos anos 90.


O que você acha desse papo de que música boa só existiu nos anos 1960 e 1970, e de que hoje não se faz música de qualidade?


Tem muita coisa boa por aí. Bandas novas como Carro Bomba e bandas antigas fazendo belos discos, como o The Final Frontier do Iron Maiden, Dream Theater com seu último disco - que é ótimo -, o Chickenfoot, uma banda nova com super músicos. Mas grande parte do meu acervo é de discos da década de 70, 80 e 90. Só acho que as coisas boas deveriam ser mais divulgadas.


Qual é o melhor disco de 2011, até o momento?


Black Country Communion 2 superou o primeiro. Espero que essa banda dure por muito tempo. 


Muito obrigado pelo papo. Pra fechar, o que você está ouvindo e recomenda aos nossos leitores?


Eu que agradeço pela oportunidade de mostrar minha coleção da melhor banda do mundo. Recomendo a banda do ex-Deep Purple Glenn Hughes, Black Country Communion. Eles fazem um hard rock com influência de blues de primeira. Joe Bonamassa e Jason Bonham tocam muito.

Comentários

  1. Sensacional coleção! Focada na maior banda de metal de todos os tempos!
    Aliás, em termos de Maiden, é até um pouco parecida com a minha coleção. Até essas revistas e songbooks eu tenho todas.

    Eu também paguei uma pequena fortuna pelo box First Ten Years, mas ainda quero a versão em cd.

    Só que eu não tenho mais nada em VHS, tá aí uma coisa que já foi tarde. Essas porqueiras sempre emboloram e eu me cansei de ter surpresas, como disse o Maurício.
    Agora é só DVD mesmo.

    Maurício, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.