Dave Brubeck Quartet: CD duplo traz as últimas gravações do clássico quarteto


Durante 1958 e 1967, o quarteto de Dave Brubeck foi uma das agremiações mais criativas e influentes do jazz. O álbum lançado pelo grupo em 1959, Time Out, é um dos discos mais vendidos da história do gênero, e, ao lado de trabalhos como Kind of Blue de Miles Davis, Mingus Ah Hum de Charles Mingus, Giant Steps de John Coltrane e The Shape of Jazz to Come! de Ornette Coleman – todos lançados naquele ano -, um divisor de águas na história do estilo. Uma de suas faixas, a eterna “Take Five”, é um dos maiores clássicos do jazz e uma espécie de marca registrada de Brubeck.

O quarteto formado por Dave (piano), Paul Desmond (saxofone), Eugene Wright (baixo) e Joe Morello (bateria) se separou em 1967, pondo fim a uma das trajetórias mais impactantes do jazz. O último show do grupo, realizado em 26 de dezembro de 1967 em Pittsburgh, na Pensilvânia, foi lançado oficialmente no último dia 01/11, e é uma gravação histórica para os colecionadores do gênero.

Intitulado Their Last Time Out: The Unreleased Live Concert December 26, 1967, o disco é duplo e traz 15 faixas, incluindo releituras para clássicos como “St. Louis Blues”, “These Foolish Things”, “Take the 'A' Train” e “Someday My Prince Will Come”. Além disso, o encarte traz um longo texto escrito por Richard Torres, com informações sobre o período.

Confira o tracklist:

CD 1
  1. Introduction
  2. St. Louis Blues
  3. Three to Get Ready
  4. These Foolish Things
  5. Cielito Lindo
  6. La Paloma Azul
  7. The the “A” Train
  8. Someday My Prince Will Come

CD 2
  1. Intro to Band Members
  2. Swanee River
  3. I'm in a Dancing Mood
  4. You Go to My Head
  5. Set My People Free
  6. For Drummers Only
  7. Take Five

Comentários