Deep Purple: sessões para a BBC trazem a banda no início


O arquivo da BBC é gigantesco. Volta e meia são pinçados itens valiosíssimos desse acervo, para alegria de fãs e colecionadores em todo o mundo. A bola da vez é o Deep Purple.

Chega hoje (07/11) às lojas inglesas BBC Sessions 1968-1970. O disco será lançado em CD duplo e LP, e traz 27 músicas gravadas pela primeira e segunda formações do Purple – MK I e MK II, respectivamente -, para a rádio londrina.

O primeiro disco conta com 15 faixas com o line-up formado por Rod Evans (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Nick Simper (baixo) e Ian Paice (bateria), sendo que oito são inéditas e nunca haviam sido lançadas anteriormente. As demais saíram em edições especiais ou reedições dos primeiros álbuns do grupo.

Já o segundo CD tem 12 canções gravadas com a MK II, com Ian Gillan e Roger Glover nos lugares de Evans e Simper, registradas entre 1969 e 1970, antes do estouro mundial do grupo, que ocorreria em 1972 com o lançamento de Machine Head. É interessante perceber a mudança de direção adotada pelo Purple no período, saindo do prog e entrando sem medo no hard rock que o consagraria em faixas como “Speed King”, “Hard Lovin' Man” e “Child in Time”.

Se você é fã da banda, esse é um item imperdível!

Comentários