Adele: crítica do DVD 'Live at Royal Albert Hall' (2011)



Nota: 9

A história da música está repleta de momentos marcantes. Porém, muitos deles não foram registrados para posteridade e se perderam na memória de quem os presenciou ao vivo. Apresentações históricas de nomes como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple e inúmeros outros artistas, dos mais variados gêneros, não foram gravados na época em que ocorreram, o que faz com que hoje só existam registros escritos – ou, com alguma sorte, bootlegs com qualidade de áudio e vídeo duvidosas – a respeito de shows antológicos. Porém, vivemos atualmente em uma realidade onde praticamente tudo chega ao nosso conhecimento. As facilidades tecnológicas e o maior acesso à informação tornaram possível que, por exemplo, um show ocorrido ontem na Austrália esteja disponível poucas horas depois, para todo mundo assistir.

É por isso que Live at Royal Albert Hall, primeiro registro ao vivo de Adele, é tão importante. Ele captura para a eternidade o momento exato em que a simpática e talentosíssima cantora inglesa alcançou o status de superestrela. O show na lendária casa londrina é antológico e causou comoção coletiva nos sortudos que o presenciaram ao vivo – emoção essa que foi preservada, se não em sua totalidade, em grande parte no DVD.

Visivelmente emocionada por estar cantando em sua cidade natal, Adele transparece todo o seu sentimento, cativando o público desde o início, com a bela “Hometown Glory”, primeiro single de sua carreira, lançado em 22 de outubro de 2007. Cantando com uma segurança que contrasta com o clima descontraído dos momentos em que fala com o público entre cada canção, recheados com o típico e único humor britânico, Adele demonstra o porque de ser, simultaneamente, aclamada pela crítica e amada pelo público. Suas composições são vigorosas, todas com enorme potencial comercial, mas sem abrir mão da qualidade.

As baladas são o forte de Live at Royal Albert Hall. Todas construídas com instrumentação econômica, estão alicerçadas nas linhas vocais da cantora, que dão o tom de cada composição. Preenchendo a maioria dos espaços com a sua bela voz, Adele comprova o enorme talento que possui, cantando de maneira divina enquanto a banda – excelente, diga-se de passagem -, faz o seu papel.

Há momentos arrepiantes. “Turning Tables” e “Set Fire to the Rain” arrebatam o público, enquanto as releituras de “I Can't Make You Love Me” (de Bonnie Raitt), “It it Hadn't Been For Love” (Steeldrivers) e “Lovesong” (The Cure) mostram uma artista que, além do enorme talento, tem também uma personalidade pra lá de cativante. A agitada – se comparada às demais faixas -“Rumour Has It”, com seu andamento meio tribal, é outra faixa que se destaca de imediato. Mas os principais momentos de Live at Royal Albert Hall estão em seu final. A bela “Someone Like You” emociona até uma pedra, com o público cantando o refrão a plenos pulmões e levando a cantora literalmente às lágrimas. E o encerramento, com o mega hit “Rolling in the Deep”, é o ápice de um ótimo show.

Além da apresentação, Live at Royal Albert Hall traz também um pequeno documentário com aproximadamente 10 minutos, mostrando a cantora no dia da apresentação, desde o momento em que acorda em sua casa até a entrada no palco. É legal, mas poderia ser mais longo. E, claro, deveria ter legendas em português, que, infelizmente, não existem. Tudo vem em uma bonita embalagem digipak com luva protetora e encarte, e com um CD bônus com todo o áudio do DVD.

Provavelmente, este será um dos itens mais vendidos deste Natal. E, ao contrário do que acontece geralmente, neste caso o sucesso comercial vem acompanhado de qualidade musical. Live at Royal Albert Hall documenta o nascimento de uma estrela. Adele chegou para ficar, e essa é uma ótima notícia.

Nossos ouvidos, e corações, agradecem.

Comentários

  1. Nem li o texto pq já sei que deve ser perfeito. Esse show aí eu quero comprar em Blu-Ray mesmo, pra dar mais a sensação que eu estava lá, mesmo que seja ilusória, mesmo que seja mais um pouquinho. Vem pro Brasil Adele!!!!

    ResponderExcluir
  2. gente eu tenho o dvd, é perfeito, um dos melhores dvds musicais que eu ja assisti. eu recomendo que comprem, até mesmo as pessoas q por incrivel q paresa não gostam dela, comprem, não vão se arrepender.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.