Lana Del Rey: pois é, e daí?



Você já deve ter ouvido falar de Lana Del Rey. Se não, certamente logo ouvirá. Aclamada por parte da imprensa especializada, essa nova-iorquina de 25 anos com um rosto que remete à jovem Brigitte Bardot é a nova queridinha dos hipsters e indies. Mas o hype é exagerado, ou a moça tem talento mesmo?

Lana lançou apenas alguns singles, e seu primeiro disco, intitulado Born to Die, sairá só em 2012. Na minha opinião, esse rebuliço todo acontece porque tudo está no lugar certo. Vejamos: loira, bonita e com pose blasé, com canções melancólicas embaladas em arranjos elegantes que remetem ao jazz, orquestrações dando um brilho nas composições, clipes com imagens caseiras e cenas de filmes antigos … Tudo isso forma um pacote redondinho e conceitual, posicionando a cantora como um produto pra lá de atraente para uma parcela do público que, ao mesmo tempo em que quer descobrir antes de todo mundo quem será o próximo fenômeno musical, consome a música não só pela música, mas, principalmente, pelo que ela representa.



Na minha opinião, o som de Lana Del Rey é para poucos. Sua música não é para a grande massa. Apesar da boa voz, tudo soa sem gosto para mim. As canções não emocionam, não arrebatam o ouvinte. É tudo muito bem feito e, talvez justamente por isso, sem alma. Para comparar com duas artistas, digamos assim, similares, falta a sacada inovadora de Amy Winehouse (que embalou as suas composições em uma irretocável sonoridade soul) e o pop carregado de emoção de Adele.

Pra mim, não convenceu. E vocês, o que acham?

Comentários

  1. Achei o som bonito. Não vi os clipes e nada. Só me prendi ao som. Achei bom .... mas nada assim de outro mundo... vamos ver o album inteiro ou os próximos discos...mas pra começo acho que está bom

    ResponderExcluir
  2. Ouvi as músicas da Lana há umas duas semanas. Também não achei grande coisa. Mas por um motivo que não sei explicar, volto a ouvir Video Games por um número considerável de vezes. A letra não significa nada. A voz é boa, o arranjo sutil também. Enfim, gostei da Video Games, mas não é nada demais.

    Não tenho dúvida que é só mais um hype da parcela mais modernosa dos indies.

    ResponderExcluir
  3. Fraquinho mesmo, e os clipes são tão forçadamentes hipsters q acho q nem eles vão engolir isso por muito tempo...vamos ver...

    ResponderExcluir
  4. Nem um pouco impressionante...

    Beijo pra ti Ricardo.

    Boa semana...

    Com carinho

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com a mesma impressão, parece meio artificial o som.
    Pra mim não faz mt diferença, não ligo mt pra o fato de soar artificial ou não, mas a música dela eu achei sem graça. Bonitinha mas sem graça.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ela parece também querer viajar por uma onda Dream.
    Da maneira como canta até o eco da voz, lembra a receita que ficou marcada por vozes como Hope Sandoval - só que apenas sem o pop e o lirismo etéreo de Mazzy Star e com um toque mais eletrônico, meio zen (não tão "bêbado" e chato quanto outros do ramo Indie) e industrial.

    Video Games é "A FAIXA", pode ter certeza. Mesmo sem ter ouvido o disco que nem foi lançado, já é perceptível e notável que o tema é o cartão de apresentação da sonoridade e do potencial propositivo e básico da moça. Dessa música, é interessante, por exemplo, o jeito como ela vagueia para tons mais graves (Especialmente durante o quase fim de cada frase que marca o refrão). Dá mesmo uma vontadezinha de reouvir, depois de um tempo.

    Encontrei Lana Del Rey por acaso, no Youtube, e, na verdade, estava só procurando uma crítica quando vim parar aqui.
    Vou querer ouvir o disco quando for lançado, sem exaltações. Espero que publique uma opinião.

    Gostei do blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Ah! E, por enquanto, uma voz forte e bonita, mas tá mesmo faltando vida...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário, Silas, e seja bem-vindo ao blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Alguém viu sua sofrível performance no programa "Saturday Night Live", ocorrido na semana passada? Lana confirmando cada vez mais seu status de grande engodo, incensado apenas por hipsters babacas que enxergam a música como um dos elementos menos importantes na equação que determina a qualidade de um artista. Parecer maravilhosa em sets de filmagem ou em estúdios fotográficos é uma coisa, mas o palco trata de separar as mulheres das crianças.

    Para quem quiser ver, "Video Games" ao vivo no SNL: http://www.youtube.com/watch?v=9zrvD-o8cII

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito dela talvez pela sua beleza triste e melancólica, eu me prendi a letra e a música tb, ela é louca, sim, mas não deixa de ser uma ótima cantora e eu adoro ela, não só por ser "modinha" mas pelas músicas e por ela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.