Os melhores discos de 2011 na opinião de Fabiano Negri, da Collector´s Room


Vocalista do infelizmente extindo Rei Lagarto e envolvido em diversos novos projetos, Fabiano Negri é também um dos colaboradores da Collector´s Room, onde compartilha o seu conhecimento primoroso sobre música com os nossos leitores.

Um cara gente boa, simples e pra lá de prestativo, Fabiano não poderia ficar de fora das nossas listas de melhores do ano. Veja abaixo quais foram, na sua opinião, os 10 melhores discos de 2011, e diga o que achou das suas escolhas nos comentários.

Adele – 21

Um álbum pop perfeito. Todas as canções tem potencial para hit. Produção maravilhosa e uma voz que veio para ficar. Não é por acaso que ainda está sendo um estouro de vendas. 21 é o Thriller da atual geração.

Vintage Trouble – The Bomb Shelter Sessions

Soul rock de primeira grandeza. Uma grata surpresa. Disco leve, dançante e cheio de energia. Não sai do meu som de jeito nenhum. E pelo jeito vai demorar pra sair!

Anna Calvi – Anna Calvi

Exótica e altamente pop. Um álbum cheio de nuances e surpresas, precisa de algumas audições para se fazer presente. Depois disso é só alegria!

Rival Sons – Pressure & Time

Já que o Led Zeppelin não volta mais, mato minha fome com um lançamento como esse. Uma viagem para a década de 1970 com direito a tudo o que essa época gerou de melhor. Discaço!

Foo Fighters - Wasting Light

Melodias altamente grudentas e uma banda com a faca nos dentes. Para mim, o melhor e mais equilibrado trabalho deste bom grupo.

The London Souls – The London Souls

Vocês já devem ter lido em algum lugar sobre a tal urgência do rock, né? Pois bem, se você não sabe o que isso, basta ouvir o London Souls. Rock direto, cru, quase rústico, mas sensacional.

Carro Bomba – Carcaça

Carro Bomba é o Black Sabbath brasileiro. Um trabalho lúcido e pesado, com um caminhão de riffs que fariam Tony Iommi muito orgulhoso. O melhor lançamento nacional do ano!

Mastodon – The Hunter

Poucas vezes ouvi um disco de Heavy Metal tão devastador quanto esse. The Hunter é um assombro sonoro com requintes de crueldade. Só ouça se você tiver caixas de som que aguentem. Soberbo!

Iron & Wine - Kiss Each Other Clean

Samuel Beam sabe como fazer um álbum leve e de extremo bom gosto. Com um acento levemente mais pop do que em seus antecessores, Kiss Each Other Clean é o disco perfeito para relaxar no fim do dia ouvindo boa música.

Beady Eye - Different Gear, Still Speeding

Se eu falar que botava fé no Liam Gallagher sem o Noel eu estaria mentindo. Pois é, eu estava errado. O disco de estreia do Beady Eye é repleto de ótimas canções! Tá certo que Liam está soando cada vez mais como uma cópia do mestre John Lennon, mas desde quando isso pode ser ruim?

Comentários

  1. Sou um cara que adora Metal, mas essa lista foi a melhor que vi por aqui ate agora...

    ResponderExcluir
  2. Adoro listas, e estou curtindo muito publicar todas elas. Muitas mais virão na sequência, fiquem ligados.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a melhor lista. Variada e original!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida a melhor lista, é muito bom ver à abrangência do Blog, que não se restringe ao metal. Ouso até dizer que o Blog é uma espécie de Revista Showbizz de nosso tempo. Parabens

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários. O foco do site é a boa música, sem se prender a um gênero específico, apesar de darmos um destaque maior para o heavy metal. E me sinto muito lisongeado com a comparação com a Showbizz, apesar de ainda estarmos muito longe dela, pra mim a melhor revista sobre música que o Brasil já teve.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Melhor lista até aqui disparado...Lista eclética sem aquelas besteiras de metal...Se houver uma lista definitiva creio que essa tem que ser tomada como base...

    ResponderExcluir
  7. David, aqui tem espaço pra tudo, desde pop até metal. E os melhores discos de heavy metal lançados este ano não tem nada de besteira, apesar de não terem ganhado grande divulgação aqui no Brasil, onde as pessoas acham que o gênero se resume a Iron Maiden, Helloween e Blind Guardian.

    Abraço, e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.