Os melhores discos de 2011 segundo Vitor Bemvindo, produtor e apresentador do Mofodeu



Desde que criei a Collector´s Room - primeiro como uma coluna no Whiplash lá em 2005, e depois como um blog em outubro de 2008 -,a música fez com que eu conhecesse várias pessoas interessantes. Uma das mais legais é o carioca Vitor Bemvindo, editor do Mofodeu, podcast especializado em rock dos anos 70.


O Vitor já colaborou diversas vezes aqui com a Collector´s, e eu também já participei de um episódio do Mofodeu, então nada mais natural que ele também listasse para os nossos leitores aqueles que foram, na sua opinião, os 10 melhores discos de 2011.


Boa leitura, e mande ver nos comentários!


Chickenfoot – III


Quem esperava que o segundo disco do supergrupo de Sammy Hagar, Joe Satriani, Mike Anthony e Chad Smith fosse uma repetição do primeiro, recheado de petardos hard rock, se surpreendeu com um álbum bem mais variado. A surpresa foi boa e consolida o grupo de vez como uma banda e não só como uma reunião de estrelas.


Black Country Communion – 2


Depois de um disco de estreia elogiadíssimo, era difícil imaginar que o supergrupo encabeçado por Glenn Hughes conseguisse fazer outro grande trabalho. Mas eles conseguiram! Joe Bonamassa, que antes se dedicava mais ao blues, parece que faz riffs e solos para hard rocks desde que nasceu. Se esse disco não é melhor que o primeiro, é no mínimo tão bom quanto.


Rush - Time Machine 2011: Live in Cleveland


Todo mundo já sabia o que vinha no mais novo álbum ao vivo do trio canadense, afinal eles fizeram a turnê Time Machine com um repertório quase fixo. Ainda assim, mesmos aos que foram aos shows, o disco soa fantástico. A banda parece em plena forma, mesmo com menos agudos de Geddy Lee. Os arranjos ao vivo para as faixas de Moving Pictures revelam novas facetas para um disco clássico. Ótimo, como tudo que vem sob a marca do Rush.


The London Souls – The London Souls


Desde que ouvi a banda pela primeira vez, não paro de me perguntar porque não existem mais grupos como o The London Souls. O disco de estreia dos nova-iorquinos tem de tudo: de hard rock a reagge, passando por poucas, mas inspiradas, baladas. Uma pena o grupo ainda estar apenas no underground. Imperdível!


Joe Bonamassa – Dust Bowl


Poucos artistas contemporâneos produzem tanto, e com tamanha qualidade, como Bonamassa. Além do excelente trabalho no Black Country Communion, o guitarrista lançou mais um grande álbum solo. Se no anterior, Black Rock (2010), ele seguiu na aventura pelo rock, no disco atual ele volta às origens fazendo um blues rock de primeira linha. Dust Bowl certamente não é tão primoroso como Black Rock, mas é bom o suficiente para ser cotado como um dos melhores do ano.


Rival Sons – Pressure and Time


A faixa-título soa como uma bomba! Impossível não comparar com os deuses do Led Zeppelin. E essa comparação não faz com que os deuses se envergonhem. Apesar de o disco não segurar o pique o tempo todo, ele faz com que os fãs do hard setentista tenham esperança que haja um revival deste tipo de som. Um trabalho honesto, que bebe de fontes clássicas sem deixar de soar moderno.


Leslie West – Unusual Suspects


2011 foi um ano difícil para o ex-guitarrista do Mountain. Por conta de complicações de um diabetes, ele teve uma das suas pernas amputadas. No entanto, antes disso, já tinha um trabalho lançado. Apesar de ter passado quase desapercebido, Unusual Suspects traz um Leslie West em plena forma, compondo riffs arrasadores. O disco é abrilhantado com a participação de outros grandes guitarristas como Slash, Zakk Wylde, Billy Gibbons e adivinha quem? Joe Bonamassa, o Midas do rock em 2011.


Uriah Heep – Into the Wild 


O que esses coroas ainda estão fazendo na ativa?”. É sob esse tipo de suspeita que bandas setentistas têm que lançar seus novos trabalhos. E esse tipo de preconceito faz com que muitos fechem os ouvidos para bons álbuns como este. Mick Box parece nunca esvaziar sua caixa de bons riffs. Apesar de faixas um pouco “pegajosas”, ele é digno de estar na discografia da banda e entre os melhores do ano.


Graveyard – Hisingen Blues


Ainda há luz no fim do túnel. É essa a impressão que se tem ao ouvir o último disco do Graveyard. O hard blues dos suecos faz com que o som dos grupos de stoner rock atuais pareçam brincadeira de criança. Apesar de muito arrastado em alguns momentos, o disco traz esperanças de dias melhores para a música contemporânea.


Vintage Trouble - The Bomb Shelter Sessions


O futuro está no passado? O excelente disco do Vintage Trouble nos traz essa dúvida. A mistura retrô entre rock e soul é inovadora e soa moderna, mesmo com referências claras ao passado. O álbum é daqueles que faz com que ninguém pare quieto e todos tenham vontade de dançar, mesmo que você seja o maior dos cintura-dura.

Comentários

  1. Sinceramente, a lista que chegou mais perto da minha, Joe Bonamassa leva uns tres premios, pois eu tbm indicaria o disco que ele fez com a Beth Hart, Uriah Heep é realmente demais, Leslie West tbm não tenho nem o que dizer, simplesmente feroz, sem contar com o grande album do Chickenfoot, puta album, uma grande lista com grandes rocks.....a melhor até agora na minha opinião!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não consigo achar os discos do Chickenfoot e o Black Country grande coisa. Acho eles apenas medianos... são bons discos... corretos, mas nada especiais pra mim... o primeiro do Black Country então achei beeeem médio.... já ouvi várias vezes mas não me pegou

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito dos dois discos do Chickenfoot. Já o BCC confesso que ainda não me bateu. Acho que vou aproveitar que os dois álbuns da banda acabaram de sair aqui no Brasil pela Som Livre e vou comprar para ouvir nas férias.

    ResponderExcluir
  5. Belíssima lista, uma das melhores já publicada. Uma dúvida, alguém tem idéia de onde achar o CD do The London Souls pra comprar?

    ResponderExcluir
  6. Thiago, na Amazon tem o London Souls.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, único a venda lá é por meio de terceiro, e custa 217 dólares. Algum outro local/site?

    ResponderExcluir
  8. o london souls ja saiu do mercado em versão fisica, agora tem que esperar o relançamento, ainda sem data pra acontecer, esquisito em se tratando de um cd novo que sumiu do mercado tinha que ser lançado com urgencia novamente, vai entender esse industria do cd.
    abraço

    ResponderExcluir
  9. Finalmente lembraram do Joe!! Dust Bowl não podia passar batido...

    ResponderExcluir
  10. A Lista que eu mais gostei até agora....Só mudaria algum(não me perguntem qual,ia ser dificil escolher....)pra Colocar o Do Voodoo Circle - Broken Heart Syndrome.
    Fora isso foi a melhor lista até agora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.