Against Tolerance: crítica de 'Undefined' (2011)


Nota: 7,5

Uma das qualidades que mais admiro em uma banda é a busca por novas sonoridades, a sede em sair do formato pré-determinado que todo gênero musical possui. No meu modo de ver, é essa característica que faz a música evoluir e seguir em frente, fazendo surgir assim novas possibilidades e estilos. Pois bem, essa é a principal virtude da banda paulista Against Tolerance, que lançou no final de 2011 o seu primeiro álbum, apropriadamente intitulado como Undefined.

Formado por Decio Thomas (vocal e guitarra), Stefano Manzano (guitarra), Vitor Curi (guitarra), Hugo Bispo (baixo) e Biel Astolfi (bateria), o grupo executa um som que é, realmente, bastante difícil de categorizar. Pode-se dizer que a base de tudo é o thrash metal, mas com a inserção de elementos dos mais variados gêneros da música pesada, e até de fora dela, resultando em uma música sempre surpreendente.

Produzido por Andria Busic (Dr Sin) e masterizado por Heros Trench (Korzus), o álbum teve a sua capa desenvolvida pelo renomado Gustavo Sazes, que já criou artes para bandas como Arch Enemy, Firewind e inúmeras outras. Os nomes envolvidos, bem como o fato de o grupo ter sido contratado pela Laser Company, um dos principais selos de metal aqui do Brasil, mostra a seriedade e a qualidade do trabalho, ainda que alguns pontos possam gerar certa discussão.

O fato é que o Against Tolerance é realmente original, mas essa é uma faca de dois gumes. O som pesado do grupo, que requer algumas audições para familiarizar o ouvido devido à avalanche de ideias de cada composição, desce redondo na maioria das faixas, mas a ânsia por soar sempre diferente e trilhar caminhos até então inéditos faz com que, de uma maneira geral, a banda não possua uma identidade muito bem definida. Não dá para afirmar, após ouvir o disco diversas vezes, qual é a cara do Against Tolerance, e isso passa a sensação de que a própria banda ainda está atrás do seu som.

Muito bem produzido, Undefined é um álbum que, de um modo geral, agrada o ouvinte. O saldo final é mais positivo do que negativo, mas um pouco mais de foco se faz necessário para que as variadas influências do quinteto converjam todas para um mesmo objetivo, fazendo surgir, assim, um som com uma cara própria e reconhecível.

O Against Tolerance é uma boa banda, e, com os ajustes necessários, pode ficar ainda melhor no futuro.


Faixas:
  1. Against Tolerance
  2. Cold Hearts
  3. The End of History
  4. Welcome to the Desert of the Real
  5. I Have Lost You
  6. Zarathustra
  7. Dias Irae
  8. Interlude
  9. Memory and Redemption
  10. The Blasphemous Visions of Huckleberry Finn
  11. Try Again, Fail Again, Fail Better
  12. Prelude #1

Comentários

  1. Olá, Ricardo! Achei a produção de capa excelente e o backline(Laser Company, Andria Busic e Heros Tech)do Disco da banda perfeito... Porém, ao ouvir sentir que ela é muito forçada... A banda não toca "Livre,leve e solta" o som é dificil, os músicos são bons... Porém, achei que são muito "duros" no que fazem!
    Parabéns pelo trabalho.
    Abs,
    Thiago Sapinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.