As Novas Caras do Heavy Metal - Parte 4: novos sons para um novo ano



Voltamos com a quarta parte da série que mostra as novas bandas de metal que você, que está sentado aí do outro lado, tem que ouvir. Separei dez novos nomes que estão se destacando em seus estilos, e que você precisa escutar.

Comece o ano novo com novos sons na sua vida, e veja como o heavy metal não para e está sempre seguindo em frente.

Quero comentários sobre o que vocês acharam das bandas, e também dicas de novos grupos para as próximas edições.

Vamos lá, som na caixa!

Scythia

Banda de Vancouver, Canadá. O sexteto conta com uma violinista, o que dá um toque diferenciado ao seu prog metal, aproximando do folk. O grupo tem dois discos lançados, … Of War (2010) e … Of Exile (2011), e é indicado para quem curte prog com influência neo-clássica. O visual dos músicos, com figurinos históricos, não ajuda, mas a banda é boa e vale a pena.



Uneven Structure

Banda francesa com apenas um disco, Februus, lançado em 2011. Antes, o grupo havia liberado o EP intitulado 8, em 2009. O som tem uma certa influência de Soilwork e Scar Symmetry, porém com passagens mais progressivas e trechos atmosféricos.



Saviours

Quarteto de Oakland, Estados Unidos. A banda foi formada em 2004 e já tem quatro discos lançados, além de vários EPs e singles. O som do grupo é um metal tradicional com uma certa pegada setentista, com riffs em profussão, bastante melodia e um tempero hard rock. Sonzeira!



Ancient VVisdom

Natural de Austin, este quarteto texano lançou o seu primeiro álbum, A Godlike Inferno, em 2011. O som segue a cartilha de Ghost e Devil's Blood, com grandes melodias servindo de moldura para letras satânicas, além do uso constante de instrumentos acústicos. A banda está em turnê pelos Estados Unidos com o Ghost e o Blood Ceremony, e deve alcançar bastante destaque em 2012.



Wisdom

Banda húngara de power metal com dois discos na bagagem, Words of Wisdom (2006) e Judas (2011). O som traz influência de Hammerfall e Avantasia, com grandes refrões e coros em profusão. Não há aqui os exageros típicos do estilo, o que faz com que a audição se torne pra lá de agradável.



Ape Machine

Grupo de Portland, Estados Unidos. O som é um hard rock baseado em riffs, com um vocal que lembra o jovem Ozzy dos anos setenta. A banda tem dois discos, This House Has Been Condemned (2010) e War to Head (2011), sendo que o segundo tem uma produção muito melhor que o primeiro, além de uma competente versão para a clássica “Black Night”, do Deep Purple. Hardão dos bons!



Lonely Kamel

Quarteto norueguês fundado em 2005, com três discos disponíveis. Hard rock com pegada stoner, na medida para pegar a estrada sem rumo. A trinca lançada pela banda é excelente, então você pode ouvir qualquer um dos plays – Lonely Kamel (2008), Blues for the Dead (2010) e Dust Devil (2011) – de olhos fechados.



Riverside

Prog polonês na estrada desde 2001. O grupo é bastante influenciado pelo Porcupine Tree, só que com uma pegada bem mais metal. Som moderno, pesado e sem limites. Ótima banda!



Wolvhammer

Estes americanos de Minneapolis fazem um black metal com passagens sludge, alternando trechos de velocidade bruta com outros mais cadenciados. O último álbum dos caras, The Obsidian Plains (2011), é excelente.



Ghost Brigade

Quinteto finlandês de prog metal com três discos já lançados. Metal extremamente atual e de excelente qualidade, com ricas passagens instrumentais e ótimos vocais.

Comentários

  1. Eu amo Porcupine Tree cara, pra mim uma das melhores bandas de prog metal hoje em dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.