Children of Bodom: crítica de 'Relentless Reckless Forever' (2011)


Nota: 8

Sétimo álbum da banda filandesa Children of Bodom, Relentless Reckless Forever acaba de ganhar edição nacional via Hellion Records. Lançado na Europa em março de 2011, o disco surpreende positivamente ao alcançar um resultado final que o coloca entre os trabalhos mais consistentes do quinteto.

O fato é que o Children of Bodom evoluiu consideravelmente o seu som. Aclamado no início da carreira como um dos principais nomes do death metal melódico, o grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Alexi Laiho foi além do estilo com sabedoria, adicionando elementos dos mais variados gêneros da música pesada para construir uma música cheia de personalidade. Riffs técnicos e cativantes, melodias espertas, peso na medida certa: sem revolucionar e nem reiventar a roda, a banda construiu uma discografia consistente, na qual o novo álbum, além de ser uma sequência lógica, também é uma das peças mais brilhantes.

A alternância entre faixas mais agressivas, como a abertura com “Not My Funeral”, e momentos onde o grupo surge mais “domesticado” - “Roundtrip to Hell and Back” é um bom exemplo -, faz com que o disco tenha uma dinâmica bastante eficiente, não cansando o ouvinte. O principal destaque individual é o tecladista Janne Wirman, com passagens criativas que complementam o trabalho das guitarras, além de usar o seu instrumento para dar um sutil toque gótico para as composições.

É preciso ficar de olho no Children of Bodom. A banda vem construindo uma carreira repleta de discos fortes, esculpindo a sua música com alguns dos elementos mais marcantes do DNA do metal. Sutil, meio na surdina e como quem não quer nada, Alexi Laiho e sua turma vão, aos poucos, cravando o seu nome na história da música pesada. Relentless Reckless Forever é mais um passo à frente, em uma trajetória que, além de estar longe de chegar ao fim, certamente gerará muitos momentos de satisfação para quem tem o heavy metal correndo nas veias.


Faixas:
  1. Not My Funeral
  2. Shovel Knockout
  3. Rountrip to Hell and Back
  4. Pussyfoot Miss Suicide
  5. Relentless Reckless Forever
  6. Ugly
  7. Cry of the Nihilist
  8. Was It Worth It?
  9. Northpole Throwdown

Comentários