Os 12 álbuns de heavy metal mais aguardados de 2012


2011 foi um ano excelente para a música, e 2012 promete seguir a mesma linha. Por isso, preparei um post com alguns dos discos mais esperados do ano, que estão tirando o sono dos fãs e prometem fazer muito barulho entre os apreciadores de heavy metal.

Preparado? Então venha comigo nessa jornada pelo futuro!

Black Sabbath

Com produção de Rick Rubin, o primeiro disco de inéditas da formação original do Black Sabbath em 34 anos sairá no primeiro semestre e ainda não tem título. A recente notícia de que o guitarrista Tony Iommi foi diagnosticado com um câncer não deve atrapalhar a data de lançamento, já que, segundo fontes, o trabalho está muito adiantado. Entretanto, o tratamento de Iommi certamente causará o cancelamento de vários shows durante o ano, mas isso é apenas um pequeno empecilho para um bem maior e que todos nós torcemos: que o guitarrista vença o câncer. Dentro do heavy metal, nenhum disco é mais aguardado do que este.

Ghost

O segundo álbum do grupo sueco Ghost, o maior fenômeno do metal nos últimos anos, sairá durante 2012, mas ainda não há muitas informações sobre ele. O que se sabe é que o grupo já está gravando algumas novas faixas entre os shows e que entrará definitivamente em estúdio ainda no primeiro semestre, o que indica que o disco sairá mais para o final do ano. Se for tão bom quanto Opus Eponymous, vem aí outro clássico.

Testament – The Dark Roots of Earth

O sucessor de The Formation of Damnation (2008), último álbum do quinteto, aclamado tanto pela crítica quanto pelo público, chegará às lojas dia 27 de abril. A banda vem disponibilizando vídeos com trechos das gravações, e, por essas pequenas amostras, vem aí uma pedrada do mais alto quilate.

Meshuggah – Koloss

Após quatro anos de silêncio, os suecos retornam em 27 de março com o seu metal técnico, violento e matemático. Uma das bandas mais originais do heavy metal, o Meshuggah certamente causará o que sempre causou com os seus discos: surpreenderá os fãs, causará estranhamento em um primeiro momento, mas logo essa sensação será transformada em admiração, vide a qualidade absurda de toda a discografia do grupo.

Slayer

Após os problemas enfrentados pelo guitarrista Jeff Hanneman durante 2011, quanto teve que ser substituído em diversos shows – Gary Holt, do Exodus, e Pat O'Brien, do Cannibal Corpse, assumiram o seu posto, dando uma força para a banda -, o meior grupo de thrash metal do planeta voltará ao estúdio durante o ano para preparar o sucessor de World Painted Blood (2009), que deve sair no segundo semestre.

Van Halen – A Different Kind of Truth

Dia 7 de fevereiro chegará às lojas o primeiro álbum do Van Halen com David Lee Roth desde o clássico 1984, lançado há 28 anos. O primeiro single, “Tattoo”, dividiu os fãs: teve gente que adorou, enquanto alguns ficaram com o pé atrás. O fato é que a expectativa é gigantesca, já que a banda não lança material novo desde Van Halen III, de 1998 – algumas faixas inéditas saíram na coletânea The Best of Both Worlds, de 2004, mas só serviram para colocar ainda mais água na boca dos fãs.

Accept – Stalingrad

O novo álbum do Accept sairá dia 6 de abril. Será o segundo trabalho com o vocalista Mark Tornillo, que fez um excepcional trampo substituindo o até então insubstituível Udo Dirkschneider, comprovado com o excelente Blood of the Nations, um dos melhores discos de 2010. Se vier na mesma linha, teremos outro ótimo álbum.

Metallica

O décimo álbum de estúdio da maior banda de metal do planeta está em processo de composição. Depois da controversa parceria com Lou Reed em Lulu, o quarteto deverá dar sequência à sonoridade apresentada em Death Magnetic, que foi muito bem aceita pelos fãs. Segundo Kirk Hammett, as novas músicas soam como um Black Album mais pesado. Vem aí um novo blockbuster? Ainda sem data de lançamento.

Phil Anselmo

O ex-vocalista do Pantera e frontman do Down está gravando o seu primeiro disco solo. Ao seu lado está o guitarrista Mazi Montazeri, classificado por Anselmo como o seu Randy Rhoads. Phil promete um álbum extremamente agressivo, e é justamente isso que os seus fãs estão esperando.

Judas Priest

O quinteto inglês, um dos nomes mais importantes e influentes da história do metal, anunciou a sua turnê de despedida em 2011, mas deixou claro que, antes de se retirar, irá lançar um novo álbum de inéditas. A banda está trabalhando em aproximadamente 14 músicas, que devem ser lançadas até o final do ano. O disco marcará a estreia do guitarrista Richie Faulkner, substituto do aposentado K.K. Downing. O último álbum, Nostradamus, dividiu os fãs, então espera-se que a banda retorno com o seu heavy metal clássico, sem maiores invencionices.

Kiss – Monster

O Kiss completará 40 anos de carreira em 2013, e, para celebrar, Gene Simmons prometeu um disco tipicamente Kiss para rodar o mundo tocando para os fãs. Ou seja, teremos algo na linha do elogiado Sonic Boom, de 2009. Ao levar Monster, ainda sem data de lançamento oficial, para a estrada, a banda pretende provar que ainda tem um dos shows mais divertidos do mundo.

Rush – Clockwork Angels

Esperava-se que o novo álbum do Rush saísse em 2011, mas, ao invés disso, o trio lançou um álbum ao vivo da turnê Time Machine, onde tocou o clássico Moving Pictures na íntegra. O décimo-nono disco do grupo está sendo produzido por Nick Raskulinecz (Foo Fighters, Alice in Chains) e ainda não tem data oficial de lançamento.

Comentários

  1. É uma bela lista, hein? Black Sabbath, Ghost, Judas e Rush são os mais aguardados aqui.

    Saindo da linha do metal, quem também promete disco novo pra esse ano é o Elton John. Se seguir a linha do The Union vem coisa boa por aí.

    ResponderExcluir
  2. Minha expectativa pelo novo do Messhuggah está muito alta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.