Enquete da semana: o melhor álbum de metal de 1999


A enquete dessa semana foi interessante. O resultado demonstra o surgimento de novas forças dentro do heavy metal. Enquanto o Dream Theater levou a primeira posição com aquele que eu considero o seu melhor disco, a colocação das demais bandas mostra o quão forte e renovada estava a cena naquele ano.

Dos nomes presentes em nossa enquete, apenas três podem ser consideradas já um tanto veteranas em 1999: Testament, Mercyful Fate e Gamma Ray. As demais ainda estavam na fase inicial de suas carreiras.

Confira o resultado abaixo, e comente:

Dream Theater – Scenes From a Memory – 47%
Testament – The Gathering – 31%
Type O Negative – World Coming Down - 22%
Nevermore – Dreaming Neon Black – 19%
Opeth – Still Life – 18%
Satyricon – Rebel Extravaganza - 14%
Control Denied – The Fragile Art of Existence - 14%
Children of Bodom – Hatebreeder – 12%
Mercyful Fate – 9 - 12%
My Dying Bride - The Light at the End of the World – 11%
Gamma Ray – Power Plant – 10%
In Flames – Colony - 9%
Immortal – At the Heart of Winter - 8%
Demons & Wizards – Demons & Wizards – 7%
Edguy – Theater of Salvation - 6%
Arch Enemy – Burning Bridges – 5%
Emperor – IX Equilibrium – 5%
Godflesh – Us and Them – 3%
Neurosis – Times of Grace - 3%
Immolation – Failures for Gods - 2%

Comentários

  1. Bom apanhado. Embora sinta falta de alguns discos aqui e ali, olhando assim por cima a seleção tem sido boa e as votações têm algumas surpresas.

    Não tinha jeito nesse ano de 1999, embora não considere o melhor da banda, o que o DT fez em "Scnes From a Memory" foi épico. Prog aplicado a um álbum conceitual bastante denso, e MESMO dentro disso foi inovador, contando a história por diálogos improváveis e uma sonoridade dinâmica e variada.

    No mais, destaco o ótimo "Rebel Extravaganza"... O Satyricon até sofisticou mais seu som com o passar do tempo, mas esse disco é exemplar! Direto, mas completo.

    Ricardo, impressão minha ou não vi o LACRIMOSA em nenhuma enquete até agora? Justo você que privilegia o gótico, não podia deixar passar uma banda tão essencial, sendo que incluiu outras de bem menor expressão e relevância para a cena. Mas é uma das poucas grandes faltas que senti.

    ResponderExcluir
  2. Estranhei a ausência do primeiro álbum, auto-intitulado, do Slipknot nessa enquete. Para mim, entre os citados que conheço, os únicos concorrentes próximos seriam Control Denied, Immortal e Testament, que lançaram discos irrepreensíveis. Na nova enquete, de 2001, estranhei mais ainda a ausência de outro álbum do Slipknot, o excelente "Iowa", forte candidato a encabeçar minha lista ao lado de "Mutter", do Rammstein. Alguma birra com a banda, Ricardo, não os curte?

    ResponderExcluir
  3. Não, nenhuma birra com o Slipknot, inclusive tenho estes discos. Foi falha nossa mesmo, passaram batido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.