O melhor álbum de metal de 1998


Em nossa enquete sobre os melhores discos de heavy metal lançados em 1998, deu a lógica: o pesado e inovador The Chemical Wedding, o melhor álbum solo de Bruce Dickinson, ficou com o primeiro posto. Logo atrás veio o excelente Nightfall in Middle-Earth, a obra-prima do Blind Guardian. Destaque também para as boas posições alcançadas pelo Iced Earth, Death, System of a Down, Helloween, Opeth, Nightwish, Hammerfall e Therion.

Como ponto negativo, é preciso comentar a baixa quantidade de votos para álbuns excelentes e profundamente influentes, que servem de base para muito do que está sendo feito no metal atual, como os discos do Moonspell, Fear Factory, Meshuggah e Covenant presentes na lista. Não por acaso, os trabalhos destas bandas nunca foram muito celebrados pela imprensa especializada brasileira, fato que é um possível motivo para os poucos votos destes discos.

Confira o resultado final abaixo, e comente o que achou da escolha dos nossos leitores:

Bruce Dickinson – The Chemical Wedding - 43%
Blind Guardian – Nightfall in Middle-Earth - 32%
Iced Earth – Something Wicked This Way Comes – 25%
Death – The Sound of Perseverance – 24%
System of a Down – System of a Down – 24%
Helloween – Better Than Raw – 16%
Opeth – My Arms, Your Hearse - 15%
Nightwish – Oceanborn - 13%
Hammerfall – Legacy of Kings – 11%
Therion – Vovin - 11%
Moonspell – Sin / Pecado - 8%
Symphony X – Twilight in Olympus – 7%
Edguy – Vain Glory Opera – 6%
Fear Factory – Obsolete - 6%
Cradle of Filth – Cruelty and the Beast – 6%
Rhapsody – Symphony of Enchanted Lands - 6%
Meshuggah – Chaosphere – 5%
Theatre of Tragedy – Aégis – 4%
Morbid Angel – Formulas Fatal to the Flesh - 4%
Trstania – Widow's Weeds – 3%
Covenant – Nexus Polaris - 3%
Virgin Steele – Invictus – 3%
Incantation – Diabolical Conquest - 1%

Comentários

  1. Fiz uma crítica num comentário em outro tópico, dizendo que ganhariam "os de sempre" nessa enquete (que ficou muito melhor com mais e melhores opções, e mostram como os anos 90 foram SIM muito produtivos!). Porém, neste ano de 1998 devo concordar que os álbuns do Bruce, Blind Guardian e Death, por ex, são reais referências! E também são inovadores, logo, não foi bem uma "votação na mesmice" (até foi, mas com méritos)!

    Fica a lamentação, porém, por ver outros nomes como Meshuggah, Therion, Moonspell, Theatre Of Tregedy etc. atrás da simplicidade de um "Better Than Raw", por ex (bom álbum, mas um dos menos inspirados do Helloween). Mas, como dito, se nem a imprensa ESPECIALIZADA brasileira celebra esse álbuns... é lamentável!

    ResponderExcluir
  2. scobar, voce citou um topico sobre o disco do helloween que eu acho curioso...este disco, como muitos outros de grandes medalhoes que a midia adora elogiar, foi muito bem resenhado na epoca do seu lancamento mas, algum tempo depois, comecou a ser detonado. eu gostaria muito de saber por que isso acontece...

    ResponderExcluir
  3. BLIND GUARDIAN NIGUÉM MERECE, BANDA RUIM DE DOER.ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Tem que se levar em conta o impacto inicial de um disco. Quando o ouvimos nas primeiras audições, ele causa um impacto maior que, com o o tempo, se confirma ou não. No meu caso, quando o Better Than Raw saiu eu achei o dsico muito bom, principalmente pela produção mais crua. Mas, como o passar dos anos, o disco se tornou irrelevante para mim, tanto que nem mais o tenho.

    Já em relação ao Nightfall do Blind Guardian, o disco é uma obra de arte. Pode ser exagerado e over produced, mas é um disco único e sensacional.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Nighfall merece estar em qualquer lista de melhores no metal deste ano.... mesmo eu que não gosto tanto deste estilo me rendo a este disco...pois ele realmente é sensacional... já o Better Than Raw é apenas de mediano pra bom... pra mim deveria ter entrado em ultimo, ou penultimo...talvez apenas na frente do ED Guy heheheheh

    ResponderExcluir
  6. A lista ta bem próxima do ideal, mas senti falta de dois discos importantes lançados em 1998 que, se não são espetaculares, mas bons discos, são importante demais pra história do Metal. tô falando das "estreias" do Sepultura e de Max solo. Ambas foram em 1998.

    ResponderExcluir
  7. Tiago, podem ser importantes, mas estão bem abaixo dos que coloquei na enquete.

    ResponderExcluir
  8. Virgin Steele – Invictus
    Não acho que este disco seja tão relevante assim. Só mais um que teimava em queimar o Metal Melódico e a fazer do estilo um dos mais chatos no meio do Metal. Praga que perdura até hoje.

    Dos discos lançados em 1999 acho que só eu vou votar no Neurosis :)

    ResponderExcluir
  9. Claro que foi bem resenhado à época, esse tipo de álbum sempre é. É como os atuais álbuns do próprio helloween, do gamma Ray tb... um Metalzão meio básico, feito com maestria por bandas clássicas e competentes, bons álbuns, mas que eu julgo pouco inspirados. Na época, quem não gostou do clássico "Time Of The Oath", ou dos obscuros Chameleon ou Pink Bubbles, achou o "Better Than Raw" um petardo mesmo! Já eu, vejo como um grau abaixo entre dois discos ESSENCIAIS da banda: Time Of The Oath e The Dark Ride!

    Sobre o BLIND GUARDIAN, o que essa banda fez e alcançou, em termos de exposição, produção e criatividade, na trinca Imaginations - Nightfall - Night At the Opera, não é brincadeira! Sou fã confesso, só acho que se perderam um pouco depois disso.

    Sinto falta dos álbuns do AYREON nas enquetes, mas acredito que após 2000 eles entrem (com a saga "Universal migrator", e todas as obras-prima daí pra frente). Aliás, após 2000 as enquetes vão inchar, com tantas bandas que se consolidaram, ou mudaram seu segmento, amadureceram, ou mesmo pela carreira solo de inúmeros artista... vai ser bom de ver :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.