As Novas Caras do Metal – Parte 7: ele está mais vivo do que nunca, e vai pegar você!



Nesta nova edição de nossa série sobre as novas bandas de heavy metal que andam fazendo um som legal que vale a pena conhecer, vamos do metal extremo ao mais tradicional, dando uma passadinha também no lado mais experimental e inovador da música pesada.

Acomode-se na cadeira, aumente o volume, ouça os sons e conte pra gente de quais bandas você mais curtiu!

Enforcer

Desde que iniciei esta série de posts sobre as novas e promissoras bandas de heavy metal, o retorno tem sido muito positivo, com várias sugestões de grupos. Um dos mais citados são esses suecos, que estão na estrada desde 2004 e já lançaram dois discos. O som é bem tradicional, com pitadas de speed. Indicado para quem adora vestir colete jeans e tênis de cano alto!





Skindred

Se você não é muito aberto a experimentações dentro do heavy metal, fique longe do Skindred. Este grupo inglês surgido em 1998 já lançou quatro álbuns e se auto-define como “ragga punk metal”. O som tem influência da cena new metal, principalmente do Korn, porém com uma dose bem maior de melodia, além de muito groove. 





Daath

Estes norte-americanos já são um tanto veteranos, pois estão na estrada desde 2001. Os quatro álbuns do grupo trazem um death metal com bastante melodia e peso na linha do In Flames, e que tem aberto várias portas para o quinteto.
 



Elimination

Essa banda inglesa surgiu em 2005. O som é thrash metal com uma pegada do metal clássico britânico, o que dá ao som dos caras uma cara única. O último disco dos caras, The Blood of Titans, foi lançado em 2011 e é uma espécie de elo perdido entre o thrash e a NWOBHM.





Oddland

Banda turca que lançará o seu primeiro álbum, The Treachery of Senses, em abril pela Century Media. Os caras se dizem influenciados pelo Opeth, Katatonia, Devin Townsend, Pain of Salvation, Tool, Meshuggah e King Crimson – ou seja, a história aqui é metal com com elementos progressivos. Andamentos pouco usuais, composições com estruturas fora dos padrões, essas coisas. Se a sua praia é o prog metal, eis aqui um nome pra ficar de olho.





Beneath the Massacre

Death metal canadense com duas características dominantes: brutalidade e técnica. O som é pesadíssimo e conta com passagens pra lá de intrincadas. O novo álbum dos caras, Incongruous, acaba de sair e vem recebendo críticas bastante positivas.





Tacoma Narrows Bridge Disaster

Banda londrina com dois discos na bagagem, Collapse (2009) e Exegesis (2012). O som une elementos do heavy metal, progressivo e rock alternativo. A Metal Hammer classificou os caras como “post metal”, enquanto alguns sites definem o grupo como “atmospheric sludge metal”. Como curiosidade, vale citar que o nome da banda faz alusão ao famoso desastre da ponte Tacoma, que em novembro de 1940 caiu após ser balançada insistentemente por fortes rajadas de vento.





Nekromantheon

Banda de thrash metal norueguesa surgida em 2005. O som tem uma cara bem anos oitenta e um aspecto sujo, seguindo a tradição dos grupos de black metal que colocaram a Noruega no mapa do metal. Indicado para quem curte um thrash direto e sem muitas firulas.





Dead to This World

Banda do vocalista e guitarrista Iscariah, ex-Immortal. Black metal old school, com um certo que de Venom e algumas pitadas thrash. O som é orgânico, contrastando com a superprodução que reina no black mainstream atual, cujo maior expoente é o Dimmu Borgir. Vale o play!





Dyscarnate

Considerado o nome mais promissor do atual death metal britânico, o Dyscarnate acabou de lançar o seu segundo disco, And So It Came to Pass. O trio é bastante influenciado pelo Behemoth, aplicando os ensinamentos de Nergal para tornar a sua música cada vez mais agressiva e, em certas passagens, bastante complexa.

Comentários

  1. O Skindred veio do Dubwar, uma banda dos anos 1990, que lançou apenas 2 discos e que não deram muito certo. a banda acabou, mas o vocalista continuou e deu no Skindred...
    Quem era fã do Dubwar era Max Cavalera, inclusive o vocal canta em duas músicas do debut do Soulfly.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Tacoma !
    Melhor coisa que vc fez foi publicar isto no Whiplash ! Lá a visibilidade é muito grande !
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Dei uma enxugada na quantidade de bandas para o Whiplash. Aqui já saíram 70, e mandei somente 40 para lá. Mesmo assim, parece que o pessoal tá gostando da matéria.

    ResponderExcluir
  4. Aprecio essa iniciativa de apontar novos nomes do Metal mundial, mas acredito que os principais fatores que podem garantir o lugar de determinada banda na constelação do Metal são: talento, aceitação do público, originalidade e responsabilidade para com a história e as raízes do gênero ou vertente, sendo assim é realmente muito difícil dizer "esse é o futuro Judas Priest".
    Atualmente o tempo de "maturação" de uma banda no cenário é por volta de 10 anos. Exemplo de bandas nacionais como Krisiun e Torture Squad.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.