As Novas Caras do Metal – Parte 8: aumente o volume, porque o som tá chegando!



Nesta nova edição da nossa série que mostra para você os novos nomes que estão garantindo o futuro do heavy metal, temos sons que vão do metal tradicional ao som mais extremo, passando pelo sempre bem-vindo hard rock e pela liberdade absoluta do prog.

Portanto, coloque a cerveja pra gelar, aumente o volume e descubra as suas novas bandas favoritas!


Christian Mistress

Este quinteto norte-americano tem dois discos – Agony & Opium (2010) e Possession, que acabou de sair. O som é aquele heavy metal clássico com pitadas psicodélicas, na linha do Ghost e Devil's Blood. Segundo Fenriz, do Darkthrone, o grupo “toca heavy metal à maneira antiga”. Uma banda para conhecer e não parar de ouvir tão cedo!





Mortad

Banda londrina que acaba de lançar o seu primeiro disco, The Myth of Purity. O som é um death metal violento e rápido, que não abre mão da melodia, lembrando os momentos mais agressivos do Arch Enemy. A Metal Hammer acolheu a banda e encartou o álbum de estreia em uma de suas últimas edições. A julgar pela ótima recepção do disco, o grupo deve ganhar bastante destaque nos próximos meses.





The New Black

Quinteto alemão de hard rock. O som possui bastante influência de Black Label Society, característica acentuada pela semelhança entre o timbre do vocalista Markus Hammer com o de Zakk Wylde. Com dois álbuns nas lojas – The New Black (2009) e II: Better in Black (2011) -, esses caras tem um futuro promissor.





Gentleman's Pistols

Banda inglesa formada na cidade de Leeds em 2003. O grupo ganhou destaque a partir de 2009, quando o guitarrista Bill Steer (Carcass, Firebird) ingressou no conjunto, assumindo a guitarra solo. O segundo disco dos caras, At Her Majesty's Pleasure (2011), é uma obra-prima do hard rock com tempero setentista. Perfeito para quem curte o bom e velho rock pauleira!





Sahara Surfers

Quarteto austríaco de stoner rock. O grupo já gravou dois discos, Spacetrip on a Paper Plane (2010) e Sonar Pilot (2011). Os vocais de Julia Überbacher contrastam com as guitarras sujas de Andreas Knapp, resultando em um som original e de grande personalidade.





Jex Thoth

Essa banda de San Francisco, batizada com o nome de sua linda vocalista, lançou apenas um álbum, auto-intitulado, em 2008, além de vários EPs. A música é um doom metal sujo e arrastado com influência psicodélica que, em alguns momentos, lembra o primeiro - e clássico - álbum do Black Sabbath.





Leprous

Prog metal norueguês, responsável por um dos melhores discos de 2011, o espetacular Bilateral. Antes dele, o grupo já havia cometido o também muito bom Tall Poppy Syndrome, de 2009. O som original e criativo do Leprous agarra em cheio o ouvinte. Uma das bandas mais promissoras do heavy metal atual.





Acyl

Quarteto francês que se denomina como “metal étnico experimental”, cujo primeiro disco foi lançado em janeiro de 2012. O som é muito pesado e agressivo, com passagens folclóricas muito interessantes, vindas, em sua maioria, da Argélia. Se você curte o Orphaned Land, vai adorar o Acyl.





Haken

Banda londrina, o Haken já gravou dois discos, Aquarius (2010) e Visions (2011). O som une a forte tradição metálica britânica a uma grande influência do Dream Theater, resultando em uma música com cara única. Indicado para quem curte bandas de prog metal que pendem mais para o lado prog, mas sem deixar de lado o peso.





The Gates of Slumber

Essa banda norte-americana, criada em 1998 em Indianápolis, já é um tanto veterana e possui cinco discos. Entretanto, mesmo assim permanece pouco conhecida aqui no Brasil. O som é um doom que puxa para o metal tradicional, com bastante peso e melodias interessantes. Em apenas uma palavra: excelente!

Comentários

  1. aeee! Já havia incluído Periphery, Skindread... e agora, finalmente, o LEPROUS, que até figurou em algumas listas de melhores do ano de 2011, mas vinha sendo ignorado até agora (estava na minha, inclusive! Se utilizam de alguns clichês do prog, mas conseguiram atingir um som de muita personalidade, com uma dinâmica bem própria! Louvável!).

    As listas vêm prevendo uma "cota" para bandas realmente originais, estou gostando de ver! Espero sempre por mais!

    ResponderExcluir
  2. Massa o Gentleman´s Pistols, mas to impressionado com a cópia descarada do riff da música "Some Girls Don't Know What's Good for Them".
    É praticamente idêntico ao riff de "Son & Daughter" do Queen!

    No mais, valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Haken é uma das melhores bandas de Prog Metal atualmente, diria até que esses caras estão mais inspirados em fazer suas musicas do que o próprio DT...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.