As Novas Caras do Metal – Parte 9: o heavy metal brasileiro é muito maior do que você imagina


Quando se fala em bandas brasileiras de heavy metal, a maioria dos headbangers, seja por preguiça ou desconhecimento, cita os mesmos nomes de sempre: Sepultura, Angra, Korzus, Krisiun e outros. Mas o fato é que o Brasil não tem apenas um dos maiores públicos para o metal em todo o mundo. Hoje, somos também um dos grandes celeiros criativos do gênero, com centenas de bandas, dos mais variados estilos, em todos os cantos do país.

Separei aqui dez grupos que estão fazendo um som de qualidade e que merecem ser conhecidos pelo maior número de pessoas possível. O post tem só 10 bandas porque esse é o padrão dessa série, mas ele poderia ter mais. Em breve, novas edições só com bandas brasileiras serão publicadas, e, para isso, é muito importante que você participe e indique novos grupos legais pra gente. Vá até os comentários, diga de quais bandas que estão nesse post você mais curtiu, e quais deveriam estar nos próximos.

Uganga

Na minha opinião, uma das melhores bandas brasileiras atuais. O Uganga está na estrada há 15 anos, então você pode se perguntar porque o quinteto está aqui nessa lista de novos nomes, já que é veterana. A resposta é simples: você já ouviu o som do grupo? Pode até ser que sim, mas é muito provável que não. O conjunto já lançou três discos, sendo que o último – Vol 3: Caos, Carma, Conceito (2010) -, é uma obra-prima do heavy metal cantado em português. Liderado pelo ex-baterista do Sarcófago, Manu Henriques, que aqui assumiu o vocal, o Uganga é o exemplo perfeito de que o que não faltam no Brasil são ótimas bandas, muito pelo contrário - o que falta é uma parcela maior do público brasileiro conhecer e ouvir o som desses grupos.




Galgos

Essa banda de Porto Alegre executa um hard rock cheio de energia e com uma pegada meio punk. O talento dos caras está abrindo portas não só aqui no Brasil, mas também no exterior. A revista inglesa Classic Rock encartou em uma de suas últimas edições um CD com novos grupos interessantes do mundo todo, e o Galgos marcou presença no disquinho. O trio lançou o primeiro EP em 2011, intitulado Let's Roll Let's Light, bastante elogiado pelo público e pela crítica.





Nervosa

Trio paulista de thrash metal formado apenas por mulheres. As principais influências são Sepultura, Slayer e Korzus. Atualmente, a banda está trabalhando na composição e pré-produção do seu primeiro álbum, ainda sem data de lançamento prevista. Se a qualidade for tão boa quanto a do single “Masked Betrayed”, teremos um grande disco de estreia.





Project 46

Excelente quinteto paulista que lançou em 2011 o seu primeiro disco, o ótimo Doa a Quem Doer. O som é um death metal com bastante melodia, cantado em português. Peso, ótimas guitarras e letras com temas sociais fazem a diferença. Você pode baixar o álbum no site oficial da banda.





Rinoceronte

Power trio gaúcho natural da cidade de Santa Maria. A banda foi formada em 2007 e lançou o seu primeiro disco, Nasceu, em 2010. O som é um hard empoeirado com aquela névoa setentista e letras em português, na tradição de nomes como Casa das Máquinas e Made in Brazil.





Livin Garden

Este quarteto curitibano está na estrada desde 2006. O som é um hard que beira o heavy metal, influenciado por nomes como Kiss, Black Label Society, Alter Bridge e Metallica. O grupo acabou de lançar o seu primeiro disco, Where I Can Breathe, de forma independente. Os caras fizeram uma tour norte-americana em 2011, e estão na seletiva para tocar na edição deste ano do Sweden Rock Festival. 





Monster Coyote

Stoner made in Brasil, direto de Mossoró, Rio Grande do Norte. O trio lançou em 2011 o seu primeiro disco, Stoner to the Boner. Um som competente, pesado e muito bem feito, em um estilo em que boas bandas brasileiras não são tão habituais. Recomendadíssimo!





Massahara

Quarteto paulista que pegou uma máquina do tempo e veio direto dos anos setenta para a realidade atual. O som é um hard banhado em generosas doses psicodélicas, influenciado por ícones como Grand Funk Railroad, Mountain, Captain Beyond e Black Sabbath. Se a sua praia é o hard setentista cantado em português, você vai adorar a banda.





Ponto Nulo no Céu

Banda catarinense que lançou o seu primeiro disco em 2011. Brilho Cego traz um heavy metal atual, que flerta sem medo com gêneros como metalcore e new metal e algumas características do rap, com um resultado final que impressiona bastante. O som poderá causar estranheza em ouvidos mais tradicionais, mas é de inegável qualidade. Confira você mesmo baixando a estreia do grupo no site oficial dos caras.





Dynahead

Uma das bandas mais originais e inovadoras do heavy metal brasileiro, o Dynahead já lançou dois discos – Antigen (2009) e Youniverse (2011) – com uma qualidade, sem exageros, espetacular. Sem obedecer limites, o grupo tem na experimentação o seu principal triunfo. Um som ousado, que olha para o futuro e deve levar a banda a patamares cada vez mais altos.

Comentários

  1. Sem palavras mano, muito obrigado pela força!
    Manu

    ResponderExcluir
  2. Fiquei contrariado quando publicaram essa seção no Whiplash, e a maioria das reclamações era pedindo por bandas nacionais. O pensamento ridículo de sempre, a defesa e o privilégio do "nacional", etc. Mas sabia que O Ricardo ia dedicar um capítulo ao Brasil (aliás, até entendo, procurar algo realmente novo em nosso país é uma tarefa à parte!)

    Ao final, para mim, só ficou claro que o tal "Metal Nacional" ainda NÃO revela grandes nomes. E se eu venho reiteradamente aqui "bater" em quem só cita nomes clássicos para falar do Heavy Metal de um nome geral, e tacho essa galera de 'preguiçosa', no caso do Brasil meu pensamento é bem O CONTRÁRIO: se somos obrigados a nos limitar a Sepultura, Angra, Krisiun e alguns poucos outros, é porque, REALMENTE, a vangarda de nosso país na música extrema se resumiu a esses nomes e a projetos e bandas ligadas a seus membros!

    É triste, mas (na MINHA opinião) é verdade. O Brasil segue tacanho!

    Lá fora, bandas estão lançando álbuns magistrais e, acima de tudo, originais, que tranquilamente chegam no patamar de 'novos clássicos'. No Brasil, eu sou obrigado a abraçar meu "Holy Land", por ex, porque nada foi feito em nosso país que chegue ao pé de obras como aquela, com aquela sofisticação, com aquela maestria e ousadia! (poderia citar outros clássicos, mas são poucos, e são os de sempre, acreditem!)

    Vindo de um "não preguiçoso": o metal nacional AINDA precisa evoluir muuuiiito! O Dynahead, citada como banda "ousada" e voltada para o "futuro", só pode receber tais adjetivos em nosso país mesmo... dentro da mesmice nacional, talvez até sejam ousados mesmo. Mas se eu quero ver algo realmente transgressor, tenho que apelar para o "Mentalize" do Andre Matos, ou o "Dante" do Sepultura, enfim, os nomes de sempre (os que já eram grandes mas aprenderam a se RENOVAR).

    O Torture Squad, já consagrado, foi um dos últimos sopros de vida legítimos que vi por aqui. Mais algumas bandas menores, como o KARMA (que já acabou!), o Imago Mortis tentou algo bem próprio, o OverDose é antigo, mas era uma banda puta original... mas pára por aí!

    De cabeça, e com muito esforço, eu talvez citasse o Threat e o Remove Silence como boas apostas. Sò para não ficar de 'amargo' por aqui rs

    Felizmente, NÃO coloco nacionalidade à frente da música, porque se fosse para fazer essa divisão INSENSATA, o Brasil estaria perdendo feio... gde abço!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei das bandas !
    O Dynahead eu já conhecia e achava bem legal !
    No entanto, concordo com o Scobar em relação a musicalidade das bandas ... embora sejam bandas boas, falta um pouco de risco e originalidade na maioria delas...talvez devido a maioria delas serem bandas muito novas ou pode ter sido uma impressão errada minha, pois ouvi apenas as faixas postadas...
    No mais, gostei bastante... e como já disse em outros posts...pra mim o mais importante é a autenticidade da banda ... o post me despertou a curiosidade
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Algumas bandas brasileiras bem legais:
    Woslow
    Omfalos
    Satisfire
    Necromorten
    Lacerated and Carbonized
    Farscape
    Eternal Devastation
    Deathraiser
    Decimator
    Clawn
    Cruscifire
    Bestial

    ResponderExcluir
  5. Otima abordagem Ricardo... sou fanzaço do rock/metal nacional e tem gente aqui comentando do metal nacional sem conhecer... se o cara acha que o metal nacional é representado ainda pelo Overdose (que é da minha época)... amigão você deve estar enterrado há pelo menos uns 15 anos em algum cemitério perdido que nem o Google Maps pode localizar.... Ou nasceu há 5 anos atrás...
    Pra mim o Rock/Metal Nacional é aquele cantado em português e exatamente como este blog informou o UGANGA e o CARRO BOMBA são as estrelas de 1ª grandeza... Indico a seguir bandas fantásticas que cantam em português já indicando tbm o nome do CD:
    Banda > CD > Site
    Uganga > Caos, Carma, Conceito > www.uganga.com.br
    Carro Bomba > Carcaça > www.carrobombaoficial.com.br
    Muqueta na Oreia > Lobisomem em Lua Cheia > www.muquetanaoreia.com
    Água Pesada > 999 > www.aguapesada.com.br
    Taurus > Fissura > www.myspace.com/taurusofficial
    Madame Saatan > Peixe Homem > http://www.madamesaatan.com/
    Alarde > Oitoitenta > www.myspace.com/alarde
    Leopoldo & Valeria > Por que não? > www.leopoldoevaleria.com.br
    Necromorten > Necromorten > www.myspace.com/necromorten (esta canta em inglês e é FODA)
    Assinado: CLESSIO

    ResponderExcluir
  6. Prezado,

    minha opinião foi muito clara. Falei de renovação, de originalidade e atualidade em face de uma cena que é rica LÁ FORA e pobre aqui dentro. Isso é fato, independe de gosto pessoal.

    Por outro lado, você vem e ,a exemplo do Ricardo, ou até indo além, me apresenta uma lista de banda que fazem um rock'n roll ou metalzão dos mais básicos, ainda cantado em português, muito "mais do mesmo". Acho tosco, TACANHO! O que NÃO quer dizer que minha opinião valha mais, porque, AÍ SIM, esbarra no gosto pessoal. Você e o blog dão valor a isso, perfeito. Eu, como ouvinte e fã do estilo, tenho compromisso com a originaldiade. Não há certo ou errado.

    Apenas leia melhor! Não apontei o OverDose como exemplo atual. Apenas dizia que pensar em uma banda inovadora, de vangarda, no metal brasileiro de hoje é tarefa duríssima! Tanto que tenho que me remeter aós clássicos das (poucas) grandes bandas que temos, e a bandas mais antigas, como a que citei. Mas como a ideia do post era "NOVAS caras" do Metal, aponto (EU) para o fracasso da cena no país! Simples.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente o que é tosco mesmo é você estar num site que não gosta, teclando e comentando sobre um assunto que não gosta. Então por que estar aqui? Eu não faço isso!! Por exemplo: eu não entro em debates em sites que tratam desse metal melódico “água com açúcar” que você tanto venera e pensa ser altamente criativo. O melódico é muito mais do mesmo.... meeeeesmo.... Esse interesse em minimizar uma coisa que outros adoram é que nos trás interrogações. Saiba você garoto.. que entre as maiores bandas desse planeta estão as bandas com músicas de construção simples. No rock/metal sempre prevaleceu a atitude e a temática. Mas como você é de uma geração que critica até um “rockeiro com comportamento indisciplinado” meu amigo... vai curtir Nightwishi.... Ass: CLESSIO

    ResponderExcluir
  8. tem muita banda boa no brasil, isso e fato, so nao ve quem nao quer! agora o scobar vir aqui e falar que tem compromisso com a originalidade nao tem o minimo sentido, afinal o cara se esbalda no metal melodico que mesmo la na sua origem com as bandas seminais, helloween a frente, ja era uma copia disfarcada do iron maiden. mas tudo bem, gosto e gosto e ser incoerente nao e pecado...

    ResponderExcluir
  9. rs ih, ó o cara!

    não vou seguir discutindo com você, se você nem lê o que eu escrevo. Apenas acho que, lendo ou não, poderia não baixar o nível e nem adquirir um tom tão belicoso.

    O que disse foi simples, e está acima registrado, com clareza. Duvido que alguém obtenha uma interpretação tão deturpada como a sua.

    O maior exemplo é que vc insiste que sou fã de "metal melódico"... e, em nome justamente da COERÊNCIA, acho que uma das coisas mais TACANHAS do metal é o que aconteceu com o 'boom' do power melódico (reutilizo o termo "tacanho", o mesmo que usei sobre o metal nacional - metal este infestado de bandas de power/melodic TAMBÉM!). Toda a cena se repetiu e o estilo caiu na MESMICE. E porque ainda faz sucesso? Porque as pessoas não ligam muito para originalidade mesmo... querem mais do mesmo!

    Mas reitero que é questão de gosto. Só não seja você o incoerente: eu respeito os grandes nomes, porque quando ELES lançaram as bases de muito do que está aí hoje, aquilo era vanguarda. Quem os copia no séc xxi SEM buscar personalidade e originalidade, NÃO É! Isso serve para qualquer estilo ou subestilo do rock/metal. Só não aponte meus possíveis "gostos", que não sei de onde você tirou ("o cara se esbalda no metal melódico" foi ótimo rs).

    Gde abço!

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, o carro bomba hoje, é a melhor banda de metal nacional,segundo, concordo com o Cléssio.
    Terceiro, Ricardo Sellig, voce tem que ouvir o Necromorten, pare por alguns minutos para ouvi-los, a banda é uma das melhores do gênero que já vi.
    Vale à pena postar algo deles, sem puxar o saco de ninguém, mas é uma banda que merece crédito da imprensa especializada.

    ResponderExcluir
  11. Scobar, quais são as bandas internacionais que estão inovando atualmente, lançando trabalhos realmente originais? Pergunto isso porque tenho a impressão de que muitas dessas bandas consideradas geniais apenas revisitam sonoridades já conhecidas, como o metal e o rock progressivo setentistas. São ótimos trabalhos, mas basta verificar os novos nomes do metal comentados anteriormente nesta mesma seção para perceber que não há nada de revolucionário nas bandas internacionais.

    ResponderExcluir
  12. Veja bem, Pedrotex

    Se você quiser saber porque apontei o Metal lá de fora como muito mais rico e original que o daqui, NÃO tome por base essas seções do “Novas Caras”, que eu até já comentei, o Ricardo não tem privilegiado “originalidade” nestes posts (o que é direito dele, e NÃO demérito!), sendo que cita só aqui e ali um nome verdadeiramente mais inovador(Periphery, Skindred, Hammers Of Misfortune etc). Se quiser a resposta, veja OUTROS nomes que, em OUTROS posts, este MESMO blog costuma (com justiça) exaltar! (se não gostasse do blog não vinha aqui comentar, pois, embora muitas vezes me “decepcione” rs, o blog é preocupado em caçar o que há de novo na cena, o que é RARO,e muitas vezes dá sim destaque a quem realmente merece!)

    E, perceba também, não me refiro a um problema de 2012! Refiro-me aos últimos 15 ou mais anos. O Brasil PAROU no Sepultura e no Angra antigos (com raríssimas exceções, que tentei citar acima! Ainda assim, Max, Andreas, Andre Matos, o Bittencourt solo, etc, a seus modos, acabaram dando seguimento à vanguarda que formaram).

    Já LÁ FORA, (eu!) simplesmente NÃO vejo isso acontecendo! Eu sigo ouvindo e pagando pau para os clássicos, óbvio... mas NÃO preciso fazer isso EXCLUSIVAMENTE! Não preciso ficar dizendo que o “Number Of The Beast” e o “Master Of Puppets” foram a última coisa boa que a cena viu, sendo que o Kamelot lança o “Epica”, o Pain of Salvation o “Be”, o Machine Head o “Unto The Locust”, o Mastodon o “Leviathan”, o Diablo Swing Orchestra lança o “Butcher’s Ballroom”, o Shining o “Blackjazz”, e por aí vai! A lista segue, e muito!

    (para não dizerem que “originalidade” é necessariamente fazer algo avant-garde ou mirabolante como Pain Of Salvation, DSO ou o Shining fizeram, então posso citar exemplos de 2012 mesmo: Adrenaline Mob, Flying Colors, Everytime I Die, Primal Rock Rebellion... nenhum deles “reinventou a roda” ou criaram um som do outro mundo, mas com personalidade e dinâmica alcançaram certa inovação... mais uma lição!)

    Blz, e o que eu proponho? Eu proponho NÃO SEPARARMOS a música por “nacionalidade”. Simples. Porque no quesito “evolução”, estamos atrás mesmo, copiamos MUITO o que já existe, por comodidade, ou SOMENTE para trazer para próximo de nós (com a crise econômica, as bandas de fora já vem para cá fazer isso, então NEM DISSO precisamos mais)!

    Trata-se de um critério OBJETIVO. Já o SUBJETIVO é gosto pessoal, e aí se o cara curte uma banda de abertura de power metal, que chupinha tudo do Helloween e encerra com cover de “The Trooper”, mas ganha 9,0 na review pq é um “trabalho bem trampado” e “indicado para fãs de Iron, Judas e Accept”... aí ta tranqüilo! Mas no critério objetivo, seguiremos perdendo!

    Ou isso, ou (sendo irônico) o Madame Saatan reinventou a roda e eu sou burro demais para perceber, e o Opeth chupinha o prog setentista sem criatividade (isso, claro, levando em consideração só o último CD, e não a carreira absolutamente ÚNICA que o Mikael Åkerfeldt criou até aqui com sua banda) rs

    Gde abço!

    ResponderExcluir
  13. Outra coisa, o Necromorten abriu para o Overkill e Destruction no nordeste.Grande banda

    ResponderExcluir
  14. scobar, a principal diferenca entre eu e voce e que, enquanto voce para gostar de uma banda parece ter ideias pre-concebidas, para mim nao importa se uma banda inova ou de que pais ela e, se ouvir o cd e gostar, esta valendo, e por isso que gosto de artistas tao dispares quanto slayer, kiss, radio taxi, beatles, sarcofago,kraftwerk, ritchie, poison, raca negra, black sabbath, krisiun, trio parada dura, imago mortis, jorge ben(jor), carro bomba, stooges, etc...musica para mim e sentimento, se ouco um artista e o som me toca de alguma forma, por que me preocupar com detalhes irrelevantes como originalidade? mas isso nao quer dizer que eu esteja certo e voce errado ou vice-versa, significa apenas que somos diferentes.

    ResponderExcluir
  15. Uma banda inovadora não é, necessariamente, uma boa banda. Há muitos outros fatores para se chegar a essa conclusão, pelo menos no meu entendimento. E todas essas dez bandas que coloquei no post estão aqui porque enxerguei qualidades nelas. Se não fosse por isso, nem teria feito o post.

    ResponderExcluir
  16. Como já disse antes, as suas opiniões são bem-vindas, Scobar, porém, você tem uma tendência a ironizar e menosprezar aquelas que não estão de acordo com o que você pensa. Você pode pensar de um jeito, e eu de outro, e todos podem conviver de maneira pacífica. Agora, a partir do momento que você tira onde com a opinião de alguém por ela não ser igual a sua, você dá a possibilidade de essa pessoa fazer o mesmo com você.

    Estamos aqui para falar de música, por mais diferentes que nossas opiniões sejam. Então, é bom respeitarmos uns aos outros.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Ricardo,

    lamento ler isso, pois em TODOS os meus posts eu SEMPRE deixo claro que aquilo é MINHA opinião (até destaco!), assim como em TODOS eles eu faço questão de deixar CLARO o que é gosto pessoal de cada um, que é um direito e que eu SEMPRE respeito isso! Além disso, sempre que uso um termo mais forte, ainda me detenho explicando PORQUE o usei, até por isso os posts ficam grandes. E sempre, SEMPRE, tudo no tom do bom humor. Até AVISO qdo estou sendo irônico, justamente para não ser mal interpretado! Nunca "tirei" ninguém, nem fui pro pessoal.

    Por outro lado, sinto ver que o outro ali em cima (Clessio ou algo assim), que só faltou xingar minha mãe, teve seu comentário publicado sem ressalvas. É a vida, isso poderia me ensinar a ser mal educado também, mas não é o caminho que costumo seguir e mantenho o tom amistoso!

    Agora, *IRÔNICO* mesmo é isso vir de você, Ricardo... que JUSTAMENTE por não fazer muitas dessas ressalvas em seus textos, foi interpretado como "dono da verdade" e há pouco tempo foi massacrado de críticas por aqui mesmo - o que à época até achei um tanto injusto. Mas tranquilo...

    Ao amigo Cleibsom, só digo uma coisa: se você está pregando variedade e diversificação musical, então estamos falando a mesmíssima língua. Nunca preguei outra coisa!

    Por fim, REPITO o que já disse várias vezes: uma banda original não é necessariamente boa, ok. MAS, uma banda para ser boa, HOJE, precisa ser original. O ESTILO precisa disso! Agora, não estou "impondo" isso... por isso separei em critério OBJETIVO (originalidade e renovação da cena, para não virem falar que nada é feito de novo), e o SUBJETIVO (gosto pessoal, campo em que não se discute!).

    Encerro por aqui, sigo fã (de boa parte) do blog, mas me segurarei nos comentários então. Só deixo o alerta: sempre que este blog ou qq outro meio apresentar "MAIS DO MESMO", vai obter respostas como a do amigo Pedrotex, de que bandas atuais "apenas revisitam sonoridades já conhecidas". Triste, mas se o universo apresentado tende a ser limitado, até eu teria que concordar.

    Mas da próxima, passo batido! Gde abço a todos! :)

    ResponderExcluir
  18. Ohhh Pessoas !!!
    Deixem disso....
    Vamos ouvindo a sonzeira que o povo vai postando ... original ou não ... sempre é bom conhecer coisas novas ... espero que ninguém pare de postar aqui por um desentendimento bobo...
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Na minha modesta opinião, uma das poucas bandas atuais que não soam como nada feito antes ou depois é o Mastodon. Talvez eu seja crucificado por dizer isso, mas para mim o que o Machine Head apresenta no seu mais novo disco - a combinação de peso e melodia - não é exatamente original. Antes deles, inúmeras bandas, como o Metallica, por exemplo, faziam essa combinação. Além disso, não sei se podemos falar em inovação como critério objetivo, pois na opinião de Bruce Dickinson, por exemplo, o Iron Maiden já fazia thrash metal antes de bandas como o Metallica e o Anthrax. Portanto, acho difícil definir esse fator como critério objetivo. Mas respeito a opinião de todos aqui, e curto muitas das bandas citadas pelo Scobar e pelos outros.

    ResponderExcluir
  20. Quem estava interessado em dicutir, indicar e curtir sobre o Heavy Metal Brazuka acabou sendo obstruído pela impertinência. O Ricardo, conhecedor que é (e muito), com certeza abrirá discussão sobre originalidade e quem estiver interessado poderá fazer comentários a respeito. O Heavy Brazuka não é chamado a ser debatido por proteção e sim por demanda. Metaleiro que é metaleiro curte cantar as musicas em brazuka e tbm tem orgulho das nossas bandas que fazem sucesso lá fora. Isso é natural pois acontece aqui em Brazuka e também nos países de lingua latina e não é um crime cantar na lingua pátria. Aliás muito ao contrário... Ouve a música Bala Perdida do Bomba pra entender isso... Ou ouça ISO 666 do Uganga... Ricardo você com a influência que tem não deixa de divulgar os Brazukas não. Diferente de antigamente quando apenas se "dava uma força" as bandas nacionais, hoje em dia, indique sim porque é muito bom.

    ResponderExcluir
  21. Excelente post!

    Devo confessar que conhecia apenas o Rinoceronte, que é uma ótima banda. Curti praticamente todas as bandas comentadas.

    Para a próxima lista de bandas brasileiras, indico duas que considero inovadoras e com qualidade indiscutível:

    - Huaska: banda paulista que mistura Bossa Nova com Heavy Metal. O álbum novo tem participações de Eumir Deodato e Elza Soares. A mistura deu muito certo e essa é, na minha opinião, a melhor banda brasileira nova.

    - Maldita: não é precisamente o estilo que mais gosto, mas os caras são muito competentes e diferentes de tudo o que se ouve na cena nacional. Pesado, diferente e tecnicamente impecável.

    É isso aí. Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Scobar,

    Não podemos viver só de alta gastronomia. Quase sempre um PF bem feito já nos basta. Penso assim também ao avaliar música ou qualquer outra expressão artística, não coloco a inovação como pré-requisito para a qualidade.

    Particularmente, acho que a inovação é supervalorizada, não só na música, mas em várias expressões da arte moderna. Para mim, falta qualidade e coerência na maioria das expressões ditas "inovadoras".

    Não vejo demérito nenhum em uma banda ter um som simples, pautado em uma rica história, desde que seja honesto e bem feito.

    ResponderExcluir
  23. Amigo, claro, respeito seu raciocínio.

    Mas me aproveitando da sua metáfora, acho que a gastronomia, por ex, é uma arte muito rica para se limitar ao "PF". Claro que curto um PF, todos devem curtir, mas ele já cumpriu sua função dentro da gastronomia, uma muito importante, lá atrás, quando foi criado (à época, imagino que foi uma revolução! rs). Curto PF... curto Iron, Judas, e a turma toda que está aí ainda hoje produzindo pratos de primeira e incrementando o PF clássico que eles mesmos, com LEGITIMIDADE, criaram!

    Meu “problema” é com quem faz o PF nos dias de hoje e acha que descobriu a roda rs

    Pq “problema”? Ora, apenas porque receio que, se já temos o PF clássico, e o pessoal novo da gastronomia continua a REPETIR o bom e velho PF, sem novos ingredientes (seja com mais ou com menos competência, embora a mestria tenha ficado lá atrás)... aí chega alguém querendo saber o que há de NOVO na produtiva arte da gastronomia moderna, e descobre que a maioria se LIMITA a fazer PF... puxa, não é frustrante? É como se a gastronomia, como arte, estivesse morta! Apenas “enche barriga” rs

    sobre "coerência", acho que a crítica, a avaliação deva ser coerente... mas a ARTE em si, não! Se bobear, é até melhor quando não é :)

    rs espero que tenha entendido meu ponto, como compreendi o seu haha mas valeu!

    Ps: diferentemente do metal nacional, a gastronomia brasileira sempre se destacou pela inovação e características próprias, então até poderíamos aprender um pouco com essa metáfora.

    ResponderExcluir
  24. banda brasileira BARBAROSA formada por jovens... no seu inicio ainda e com boas músicas...escutem e compartilhem se gostarem.

    https://www.facebook.com/barbarosaband

    ResponderExcluir
  25. Escutem a banda BARBAROSA.
    http://www.youtube.com/watch?v=58JKuVy0QOo

    É uma banda brasileira independente, formada por jovens, e está no seu inicio de carreira, tudo até agora foi feito por conta própria com ajuda de amigos, inclusive os videos clipes... já lançaram seu primeiro álbum "Platonical Plague" - https://soundcloud.com/platonicalplague-1

    Curtam e Compartilhem a página da banda no facebook - https://www.facebook.com/barbarosaband

    ResponderExcluir
  26. Escutem a banda BARBAROSA.
    http://www.youtube.com/watch?v=58JKuVy0QOo

    É uma banda brasileira independente, formada por jovens, e está no seu inicio de carreira, tudo até agora foi feito por conta própria com ajuda de amigos, inclusive os videos clipes... já lançaram seu primeiro álbum "Platonical Plague" - https://soundcloud.com/platonicalplague-1

    Curtam e Compartilhem a página da banda no facebook - https://www.facebook.com/barbarosaband

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.