Enquete da semana: o melhor álbum de metal de 2002


Essa foi uma das enquetes mais disputadas que fizemos. Nightwish, Blind Guardian, Pain of Salvation e Opeth brigaram até o fim pelo primeiro posto, que acabou ficando com Century Child.

Destaque também para o grande número de votos para os discos lançados pelo Meshuggah, Symphony X, Nile, Dream Theater, Arcturus, Soilwork e Mastodon naquele ano.

Confira abaixo o resultado final, e comente o que achou da escolha dos nossos leitores:

Nightwish – Century Child - 25%
Blind Guardian – A Night at the Opera – 24%
Pain of Salvation – Remedy Lane - 23%
Opeth – Deliverance - 21%
Meshuggah – Nothing – 19%
Symphony X – The Odissey - 19%
Nile – In Their Darkened Shrines - 18%
Dream Theater – Six Degrees of Inner Turbulence - 17%
Arcturus – The Sham Mirrors – 17%
Soilwork – Natural Born Chaos - 16%
Mastodon – Remission - 15%
Avantasia – The Metal Opera Pt II – 13%
Isis – Oceanic – 12%
Spiritual Beggars – On Fire - 11%
Rage – Unity - 11%
Immortal – Sons of Darkness - 10%
Amon Amarth – Versus the World – 8%
Down – Down II - 8%
Agalloch – The Mantle – 3%
Immolation – Unholy Cult - 3%
Dark Tranquillity – Damage Done - 2%

Comentários

  1. merecidissima a colocação do Nightwish, mas na minha opinião Sons of Northern Darkness do Immortal merecia estar ao menos entre o top 5

    ResponderExcluir
  2. Vai entender... dois discos apenas medianos (com muita boa vontade) nas cabeças e "Sons of Northern Darkness", avassalador de cabo a rabo, lá embaixo...

    ResponderExcluir
  3. Pra mim isto mostra o domínio absoluto que o Power metal melódico e o metal Sinfonico tem no Brasil ....

    ResponderExcluir
  4. Normalmente, eu concordaria com os colegas acima... as bandas 'de sempre', ou de maior apelo, ganharam. Mas o Blind Guradian chegava ao topo de sua criatividade (que parece estar em falta) com "Nightfall" e depois este ótimo "Night At The Opera". E o NIGHTWISH lançava nesse ano o seu MELHOR álbum, na minha opinião. Os vocais do Hietala e a introdução de mais peso no som, casados com a voz da Tarja, sempre divina, formaram o que para mim é uma obra-prima! Todas as faixas empolgam, e de uma maneira bem ORIGINAL em meio ao 'boom' de bandas com vocais femininos (fenômeno que o próprio Nightwish conduzia!). Saudades DESSE Nightwish!

    Bom, para mim 2002 seria PAIN OF SALVATION disparado, mas ao contrário de muitas enquetes, não discordo frontalmente dos discos que ganharam, apesar de saber que ganham mais no "nome" mesmo.

    Agora, o que me chama atenção para 2002 é que foi uma ano bem FRACO!

    Podem ver! Ok, a enquete mostra algumas belíssimas opções, poderíamos até pensar em uma ou outra que ficou de fora, mas no geral não houve a ABUNDÂNCIA de "novos clássicos" ou a revolução que vimos, por ex, no ano passado, ou em enquetes recentes como as de 2000 e 2001...

    ResponderExcluir
  5. ah, acrescento, até comprovando o que falei (que o ano foi fraco), que nomes fortes como Dream Theater, Symphony X e Avantasia lançaram alguns de seus álbuns mais insossos nesse 2002!

    O DREAM TEHATER, ao menos, nos surpreenderia de maneira notável e bombástica com o maravilhoso "Train Of Thought", pouco tempo depois, e passou a reinventar a cada álbum! Já Symphony X demorou bem mais para vir se "reeguer" com "Paradise Lost" e o Avantasia parecia der dado o que tinha dar. Tobias o ressucitou, numa belíssima sacada, no "The Scarecrow" - bastante tempo depois tb, mas o fez com maestria e um sangue novo no projeto que foi essencial!

    ResponderExcluir
  6. Scobar, também acho que foi um ano bem fraco. Se você considera "Century Child" o melhor álbum do Nightwish, eu o enxergo como o primeiro passo em falso e prenúncio de um descenso rumo a exageros que me desagradaram bastante. Para alguns a entrada de Marco Hietala foi positiva, já para mim foi justamente o contrário, pois detesto seus vocais, um dos grandes motivos para minha queda no interesse pelo que a banda produziu dali em diante. Mesmo assim, não nego que o Nightwish continuou sendo, com folgas, o líder desse tal boom de bandas com vocalistas mulher que ocorria à época.

    ResponderExcluir
  7. É... foi um ano de vacas magras para o metal rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.