Enquete da semana: o melhor álbum de metal de 2003


Um dos trabalhos mais ousados e inovadores do Dream Theater, o pesado e sombrio Train of Thought ficou com a primeira colocação em nossa enquete sobre os melhores discos de heavy metal lançados em 2003. Na sequência, o segundo álbum do Iron Maiden desde o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao grupo, Dance of Death, seguido de muito perto pelo ótimo Epica, do Kamelot. Destaque também para as boas votações dos discos do Masterplan, Nevermore, Hammers of Misfortune e Devin Townsend.

Confira o resultado abaixo, e não deixe de comentar:

Dream Theater – Train of Thought – 41%
Iron Maiden – Dance of Death – 31%
Kamelot – Epica – 29%
Masterplan – Masterplan – 21%
Nevermore – Enemies of Reality - 20%
Hammers of Misfortune – The August Engine - 16%
OSI – Office of Strategic Influence - 16%
Devin Townsend – Accelerated Evolution - 13%
Edge of Sanity – Crimson II – 11%
Gojira – The Link - 11%
Enslaved – Below the Lights – 10%
Machine Head - Through the Ashes of Empires - 9%
King Diamond – The Puppet Master - 9%
Evergrey – Recreation Day – 7%
Rage – Soundchaser – 6%
Swallow the Sun – The Morning Never Came – 5%
Watain – Casus Luciferi - 4%
Grand Magus – Monument – 3%
Vital Remains – Dechristianize - 3%
Septic Flesh – Sumerian Daemons - 1%

Comentários

  1. Ano de 2003 já bem melhor...

    DREAM THEATER: merecidíssimo! Banda que se reinventou. Após o regular "Six Degrees", mais uma vez surpreendeu. Após a obra magistral "Metropolis", novamente poderíamos apostar que a banda não tinha mais para onde ir, mas foi em frente, letras densas e obscuras, injetou peso e modernidade no som (muito do Portnoy, sempre!)... e seguiu esse bom caminho nos discos seguintes. Mas tudo (re)começou neste excelente "Train of Thought"!

    KAMELOT: uma das grandes obras da última década, passou meio batida. Mas eis outra banda que soube mudar seu direcionamento e não podia ter sido mais feliz. "Epica" é o melhor CD da banda para mim. Um álbum conceitual baseado em "O Fausto" de Goethe, mas que saiu da mesmice dos álbuns temáticos e rock operas... banda moderna, dinâmica, soube inovar, flertou com o prog, com os vocais femininos, com o lado teatral... lindo! Até tango fizeram neste CLÁSSICO! Roy Khan, do Conception, tb é um vocal pra lá de diferenciado, ajudou muito nessa sonoridade mais rica e variada que a banda adotou... seguiria o estilo de modo mais direto nos (tb ótimos) álbuns seguintes... não existe banda igual para comparar!

    MASTERPLAN: uma das melhores estréias que já vi, um álbum bombástico, igualmente original, os ex-Helloween que já vinham com boas idéias desde "Dark Ride" juntaram-se ao monstro JORN LANDE e nos presentearam com um CD fantástico! Um som que ia do Hard ao melódico, power e prog como poucas vezes vi. Pena que nunca repetiram essa química, ou não do mesmo jeito! Senti falta de outro grande debut de 2003: CIRCLE II CIRCLE!

    Outros bons nomes lembrados ainda amadureceriam e lançariam obras de ainda maior impacto. O HAMMERS OF MISFORTUNE viria com os excelentes FIelds/Church of Broken Glass, e ainda com o magistral 17th Street. O GOJIRA lançaria "The Way Of All Flesh". O GRAND MAGUS viria com o bom "Iron Will". Assim como o MASTODON, na enquete anterior, evoluiria muito do "Leviathan" pra frente. Mas grandes lembranças, legal!

    Esse álbum do OSI é ótimo!!! Mas não acompanhei muito a banda após a estréia. O 2º era mais moderno, se não me engano, eletrônico, não? Era bom, é uma banda que tenho que retomar a discografia, pois era bem interessante e deve lançar algo neste ano também! (só pelo time que juntava, isso já era óbvio rs)

    Iron Maiden: é o que já disse, após o "Brave New World", não tem um álbum ruim, mas nada de encher os olhos tb. Ganha sempre no nome. Gosto desse "Dance of Death", mas ao lado de lançamentos tão mais diversificados, para mim sempre perde!

    ResponderExcluir
  2. É o meu preferido do Dream Theather ... e gerou o ao vivo de que mais gosto: o Live Budokan !

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Iron, mais como as pessoas que curtem iron são doentes, porque só assim pra explicar como esse cd fraquissimo do iron dance of deth fica em segundo lugar na votação, pior disco do Iron com o bruce no vocal.abraço

    ResponderExcluir
  4. Ficou claro que 2002 e 2003 foram safras fracas para o Metal. Mas o Dream Theater lançou uma dos meus álbuns favoritos deles: Train of Thought é lindo e pesado. Kamelot com Epica também foi muito bom. Achei o restante mediano.

    Agora 2004 que está na enquete foi um ano excelente. Tem vários ali no mínimo muito bons!

    ResponderExcluir
  5. Tirando As I Am acho chato...
    Aliás...não gosto de muita coisa do DT da década de 2001-2010...

    ResponderExcluir
  6. Não gostava muito do Dance of Death, mas confesso que tenho redescoberto o álbum de uns tempos pra cá. Acho ele bem "heavy metal", com ótimas faixas.

    ResponderExcluir
  7. Sei que a enquete é guiada pelo gosto pessoal do Ricardo, e não dá para incluir de tudo. Mas alguns nomes essenciais de cada estilo poderiam ser prestigiados. O LACRIMOSA lançou o maravilhoso "Echos" em 2003, e foi ignorado assim como "Fassade", "Inferno" e outros clássicos do Gótico elaborados pelo gênio Tilo Wolff.

    Outra que senti falta, após o "Paradox" e o "Show Me How To Live" terem aparecido em enquetes recentes, foi a fase do vocalista John West no ROYAL HUNT! Tanto ele quanto a banda são subestimados, mas foi nessa época que lançaram o progressivo "Fear", o futurista "The Mission" (para mim, o MELHOR da banda), o diversificado "Eye Witness" e a paulada "Paperblood"! John West que também tem uma ÓTIMA carreira solo (se o blog um dia pudesse fazer uma matéria a respeito, fica a dica!), substituiu Ray Gillen no Badlands, tem uma carreira com o ousado Artension, participação no Savatage, etc.

    Por fim, esse ano de 2004 SEM o debut do Jon Oliva's Pain, justo um blog que vez ou outra cita o Savatage, mas que tb ignorou Circle II Circle e Trans-Siberian Orchestra... poderia incluir mais nomes!

    Mas 2004 está forte também! O que prova que, até aí, só 2002 foi um ano realmente abaixo da média... mas a década, como um todo, foi muito forte!

    ResponderExcluir
  8. Grandes discos, mas faltou o A Natural Disaster do Anathema aí...

    ResponderExcluir
  9. Shaman - "Ritual". Deve ser algum tipo de perseguição ao Andre Matos rs

    Mas, sério mesmo, olhar para a enquete ao lado, por ex, e ver o tosco Hibria... é brincadeira de mau gosto! Digo, nada contra, mas quando o faz em detrimento de trabalhos mais inovadores, e de nosso PRÓPRIO país, parece que tem algo errado... mas blz!

    sigo fã do blog (daqui a pouco serei expulso rs)

    ResponderExcluir
  10. Não será expulso, Scobar. Você tem uma visão das coisas, e eu tenho outra. Respeito a sua, é só você respeitar a minha. Pode expor a sua opinião sempre, sem problemas.

    Obrigado pelo apoio, e siga comentando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.